O Cantinho Musical , respeitosamente , desfilará neste artigo canções que trazem consigo a essência da alma criativa de nossos compositores nas mensagens emocionais, durante a presença de palco, de uma bela intérprete que representa unanimidade nas avaliações daqueles que curtem com entusiasmo as boas músicas : “ MARIA BETHÂNIA “ .
Maria Bethânia Viana Teles Veloso , conhecida como Maria Bethânia, é uma cantora brasileira . Nasceu em Santo Amaro da Purificação, Bahia, no dia 18 de junho de 1946 . Seu nome foi escolhido pelo irmão Caetano Veloso, inspirado em uma canção, a valsa Maria Betânia, do compositor Capiba , então um sucesso na voz de Nélson Gonçalves . A futura cantora consagrada desejava, no início, subir aos palcos não para cantar, mas sim para interpretar. Aos poucos a garota entra em contato com o contexto cultural de Salvador - para onde se muda em 1960 -, atuando na Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, frequentando as inúmeras exposições de artes plásticas, os mais variados shows musicais, o fervilhante ambiente estudantil. Era um período de intensa criatividade e de mudanças na cultura brasileira. Durante a vigência da Ditadura Militar, a cantora teve a chance de substituir Nara Leão no espetáculo Opinião, concebido por Oduvaldo Vianna Filho, cantando a canção Carcará, de João do Valle. Sua participação intensa despertou a atenção da crítica e do público, e sua trajetória consagrada nasceu neste momento. Logo em seguida ela recebeu uma proposta de trabalho da gravadora RCA, futura Sony BMG. Ela se transformou em uma das intérpretes mais importantes da MPB . Maria Bethânia cresceu em um ambiente profundamente religioso, marcado pela cultura do candomblé. Ela cultua diversos santos e segue especialmente um ritual africano conhecido como Ketu. Muitas de suas canções são inspiradas neste cadinho cultural brasileiro, no sincretismo, na cultura popular, na tradição folclórica de seu país. Enfim é uma intérprete completa do nosso cancioneiro valorizando com seus cantos as composições de nossos poetas musicais . Vamos aos desfiles de algumas músicas interpretadas com a alma e transmitidas com muita emoção . João do Vale e José Cândido , durante o Regime Militar , compuseram uma canção que era para Nara Leão interpretar no Teatro Opinião , entretanto foi substituída por Maria Bethânia que é rotulada, com essa música, a grande intérprete da MPB . A abordagem musical é sobre uma ave do sertão que, comparativamente, supera as atitudes do homem diante das adversidades da vida em busca de uma sobrevivência : “ CARCARÁ “ . [ “ / Carcará! / Pega, mata e come / Carcará! / Num vai morrer de fome / Carcará! / Mais coragem do que homem / Carcará! / Pega, mata e come / Carcará! / Lá no sertão... / É um bicho que avoa que nem avião / É um pássaro malvado / Tem o bico volteado que nem gavião / Carcará.... / Quando vê roça queimada / Sai voando, cantando / Carcará... / Vai fazer sua caçada / Carcará... / Come inté cobra queimada / Mas quando chega o tempo da invernada / No sertão não tem mais roça queimada / Carcará mesmo assim num passa fome / Os burrego que nasce na baixada / Carcará! / Pega, mata e come / Carcará! / Num vai morrer de fome / Carcará! / Mais coragem do que homem / Carcará! / Pega, mata e come / Carcará é malvado, é valentão / É a águia de lá do meu sertão / Os burrego novinho num pode andá / Ele puxa no bico inté matá / Carcará! / Pega, mata e come / Carcará! / Num vai morrer de fome / Carcará! / Mais coragem do que homem / Carcará! / Pega, mata e come / Carcará! / (BIS) / . “ ] .
Das composições de Gonzaguinha , Maria Bethânia eternizou com seu canto duas pérolas criadas por esse compositor que tanto enriqueceu nosso cancioneiro com suas poesias . A primeira versa sobre adversidades que ocorrem comumente no relacionamento entre os casais , ficando ambos entre a razão e a emoção na eterna busca de solução para configurar a paz entre eles , motivo por que a mensagem musical é um “ GRITO DE ALERTA “ . [ “ / Primeiro você me azucrina, me entorta a cabeça / Me bota na boca um gosto amargo de fel / Depois vem chorando desculpas, assim meio pedindo / Querendo ganhar um bocado de mel / Não vê que então eu me rasgo / Engasgo, engulo, reflito, estendo a mão / E assim nossa vida é um rio secando / As pedras cortando, e eu vou perguntando: até quando? / São tantas coisinhas miúdas, roendo, comendo / Arrasando aos poucos com o nosso ideal / São frases perdidas num mundo de gritos e gestos / Num jogo de culpa que faz tanto mal / Não quero a razão pois eu sei / O quanto estou errada, o quanto já fiz destruir / Só sinto no ar o momento em que o copo está cheio / E que já não dá mais pra engolir / Veja bem, nosso caso é uma porta entreaberta / Eu busquei a palavra mais certa / Vê se entende o meu grito de alerta / Veja bem, é o amor agitando meu coração / Há um lado carente dizendo que sim / E essa vida da gente gritando que não / (BIS) / . “ ] .
A outra composição desse poeta expressa liricamente um imenso desejo de declarar todo sentimento contido em seu coração , guardado e fechado durante muito tempo diante de um grande sofrimento amoroso curtido por uma enorme paixão , resultando em “ EXPLODE CORAÇÃO “ . [ “ / Chega de tentar dissimular e disfarçar e esconder / O que não dá mais pra ocultar e eu não posso mais calar / Já que o brilho desse olhar foi traidor / E entregou o que você tentou conter / O que você não quis desabafar e me cortou / Chega de temer, chorar, sofrer, sorrir, se dar / E se perder e se achar e tudo aquilo que é viver / Eu quero mais é me abrir e que essa vida entre assim / Como se fosse o sol desvirginando a madrugada / Quero sentir a dor desta manhã / Nascendo, rompendo, rasgando, tomando, meu corpo e então eu / Chorando, sofrendo, gostando, adorando, gritando / Feito louca, alucinada e criança / Sentindo o meu amor se derramando / Não dá mais pra segurar, explode coração.../ . “ ] .
De Chico Buarque de Holanda , Bethânia também interpretou muitas canções que constituíram sucessos na preferência do público . Selecionamos duas joias desse poeta incontestável a respeito de suas criações artísticas . A primeira , com o espírito de um sentimento lírico feminino , versa sobre a partida do amado e as justificativas da amada que a dor, sentida com o desenlace amoroso, já está superada e questiona qual seria a reação dele em vê-la muito feliz , já recuperada para alegria da vida traduzida em “ OLHOS NOS OLHOS “ . [ “ / Quando você me deixou, meu bem / Me disse pra ser feliz e passar bem / Quis morrer de ciúme, quase enlouqueci / Mas depois como era de costume, obedeci / Quando você me quiser rever / Já vai me encontrar refeita, pode crer / Olhos nos olhos, quero ver o que você faz / Ao sentir que sem você eu passo bem demais / E que venho até remoçando / Me pego cantando / Sem mais nem porquê / E tantas águas rolaram / Tantos homens me amaram / bem mais e melhor que você / Quando talvez precisar me mim / Você sabe que a casa é sempre sua, venha sim / Olhos nos olhos, quero ver o que você diz / Quero ver como suporta me ver tão feliz / . “ ] .
Na outra composição , ainda com enorme sentimento lírico feminino interpretada por Bethânia , Chico faz uma bela e perfeita descrição de todo ato amoroso praticado por seu amado , com significação sensual do corpo e da alma , tornando um verdadeiro retrato do que é : “ O MEU AMOR “ . [ “ / O meu amor... / Tem um jeito manso que é só seu / E que me deixa louca / Quando me beija a boca / A minha pele toda fica arrepiada / E me beija com calma e fundo / Até minh'alma se sentir beijada / O meu amor... / Tem um jeito manso que é só seu / Que rouba os meus sentidos / Viola os meus ouvidos / Com tantos segredos / Lindos e indecentes / Depois brinca comigo / Ri do meu umbigo / E me crava os dentes / Eu sou sua menina, viu? E ele é meu rapaz / Meu corpo é testemunha do bem que ele me faz / Meu amor... / Tem um jeito manso que é só seu / De me deixar maluca / Quando me roça a nuca / E quase me machuca / Com a barba mal feita / E de posar as coxas / Entre as minhas coxas / Quando ele se deita / O meu amor... / Tem um jeito manso que é só seu / De me fazer rodeios / De me beijar os seios / Me beijar o ventre / Me deixar em brasa / Desfruta do meu corpo / Como se meu corpo / Fosse a sua casa / Eu sou sua menina, viu? E ele é meu rapaz / Meu corpo é testemunha do bem que ele me faz / . “ ] .
Bethânia também consagrou as canções compostas por Roberto e Erasmo , dando às suas composições uma especial interpretação . Selecionamos dois sucessos já conhecidos dessa dupla de compositores . A primeira fala de alguém abandonada por um grande amor , resultando , pela dor , um enorme sentimento feroz e sufocado pela situação de desprezo, sentindo-se um verdadeiro animal ferido que não mudará seu comportamento mesmo estando marcado na alma , no corpo e no coração : “ FERA FERIDA “ . [ “ / Acabei com tudo / Escapei com vida / Tive as roupas e os sonhos / Rasgados na minha saída /Mas saí ferido / Sufocando meu gemido / Fui o alvo perfeito / Muitas vezes no peito atingido / Animal arisco / Domesticado esquece o risco / Me deixei enganar / E até me levar por você / Eu sei quanta tristeza eu tive / Mas mesmo assim se vive / Morrendo aos poucos por amor / Eu sei, o coração perdoa / Mas não esquece à toa / E eu não me esqueci / Não vou mudar / Esse caso não tem solução / Sou fera ferida / No corpo, na alma e no coração / (BIS) / Eu andei demais / Não olhei pra trás / Era solto em meus passos / Bicho livre, sem rumo, sem laços / Me senti sozinho / Tropeçando em meu caminho / À procura de abrigo / Uma ajuda, um lugar, um amigo / Animal ferido / Por instinto decidido / Os meus rastros desfiz / Tentativa infeliz de esquecer / Eu sei que flores existiram / Mas que não resistiram / A vendavais constantes / Eu sei que as cicatrizes falam / Mas as palavras calam / O que eu não me esqueci / Não vou mudar / Esse caso não tem solução / Sou fera ferida / No corpo, na alma e no coração / (3X ) / . “ ] .
A segunda música aborda um tema comum nas canções , inspirado no lamento de um sofredor , causado pela solidão após o abandono da pessoa amada , restando apenas como consolo “ AS CANÇÕES QUE VOCÊ FEZ PRA MIM “ . [ “ / Hoje eu ouço as canções que você fez pra mim / Não sei por que razão tudo mudou assim / Ficaram as canções e você não ficou / Esqueceu de tanta coisa que um dia me falou / Tanta coisa que somente entre nós dois ficou / Eu acho que você já nem se lembra mais / É tão difícil olhar o mundo e ver / O que ainda existe / Pois sem você meu mundo é diferente / Minha alegria é triste / Quantas vezes você disse, que me amava tanto / Tantas vezes eu enxuguei o seu pranto / Agora eu choro só, sem ter você aqui / Esqueceu de tanta coisa que um dia me falou / Tanta coisa que somente entre nós dois ficou / Eu acho que você já nem se lembra mais / É tão difícil olhar o mundo e ver / O que ainda existe / Pois sem você meu mundo é diferente / Minha alegria é triste / Quantas vezes você disse que me amava tanto / Quantas vezes eu enxuguei o seu pranto / E agora eu choro só sem ter você aqui / . “ ] .
Dentre belas canções compostas por Adelino Moreira , esta música , interpretada por Maria Bethânia , consagrou-se em grande sucesso no meio de um público que admira as peças desse compositor . O tema é desenvolvido sobre um questionamento do amado esperando respostas da amante se todos sentimentos vividos por eles se apagaram ou se ainda estão presentes no pensamento de quem o abandonou : “ NEGUE “ . [ “ / Negue seu amor, o seu carinho / Diga que você já me esqueceu / Pise, machucando com jeitinho / Este coração que ainda é seu / Diga que meu pranto é covardia / Mas não se esqueça / Que você foi meu um dia / Diga que já não me quer / Negue que me pertenceu / Que eu mostro a boca molhada / Ainda marcada pelo beijo seu / . “ ] . Este belo sucesso composto por Isolda e Milton Carlos desenvolve um tema que expressa uma maneira rústica no tratamento com a pessoa amada , utilizando termos ofensivos e estúpidos , esquecendo que o amor se constrói com muita delicadeza e carinhos verbais , não tentando justificar que é “ UM JEITO ESTÚPIDO DE TE AMAR “ . [ “ / Eu sei que eu tenho um jeito / Meio estúpido de ser / E de dizer coisas que podem magoar e te ofender / Mas cada um tem o seu jeito / Todo próprio de amar e de se defender / Você me acusa e só me preocupa / Agrava mais e mais a minha culpa / Eu faço, e desfaço, contrafeito / O meu defeito é te amar demais / Palavras são palavras / E a gente nem percebe o que disse sem querer / E o que deixou pra depois / Mas o importante é perceber / Que a nossa vida em comum / Depende só e unicamente de nós dois / Eu tento achar um jeito de explicar / Você bem que podia me aceitar / Eu sei que eu tenho um jeito meio estúpido de ser / Mas é assim que eu sei te amar / . “ ] .
Nesta linda canção , composta por Dona Ivone Lara e Délcio Carvalho , os seus belos sonhos foram parar na magnífica voz e na bela interpretação de Maria Bethânia que mostra a proximidade da saudade , externa um sentido melancólico e canta a pureza do samba em “ SONHO MEU “ . [ “ / Sonho meu, sonho meu / Vai buscar quem mora longe / Sonho meu / Vai mostrar esta saudade / Sonho meu / Com a sua liberdade / Sonho meu / No meu céu a estrela guia se perdeu / A madrugada fria só me traz melancolia / Sonho meu / Sinto o canto da noite / Na boca do vento / Fazer a dança das flores / No meu pensamento / Traz a pureza de um samba / Sentido, marcado de mágoas de amor / Um samba que mexe o corpo da gente / E o vento vadio embalando a flor / . “ ] .
Para findar as amostras interpretadas por Maria Bethânia , selecionamos uma canção composta pelo irmão Caetano Veloso onde homenageia a mãe Dona Canô que representa uma referência de amor , respeito e modelo a ser seguido na visão maravilhosa desses dois filhos . O autor lança mão de brilhantes pessoas , de entidades espirituais , de lugares sagrados e consagrados em uma comparação poética e lírica onde estão expressos os valores dessa Musa estampados em cada verso dessa linda poesia : “ RECONVEXO “ . [ “ / Eu sou a chuva que lança a areia do Saara / Sobre os automóveis de Roma / Eu sou a sereia que dança, a destemida Iara / Água e folha da Amazônia / Eu sou a sombra da voz da matriarca da Roma Negra / Você não me pega, você nem chega a me ver / Meu som te cega, careta, quem é você? / Que não sentiu o suingue de Henri Salvador / Que não seguiu o Olodum balançando o Pelô / E que não riu com a risada de Andy Warhol / Que não, que não, e nem disse que não / Eu sou o preto norte-americano forte / Com um brinco de ouro na orelha / Eu sou a flor da primeira música a mais velha / Mais nova espada e seu corte / Eu sou o cheiro dos livros desesperados, sou Gitá gogoya / Seu olho me olha, mas não me pode alcançar / Não tenho escolha, careta, vou descartar / Quem não rezou a novena de Dona Canô / Quem não seguiu o mendigo Joãozinho Beija-Flor / Quem não amou a elegância sutil de Bobô / Quem não é recôncavo e nem pode ser reconvexo / . “ ] .
O Cantinho Musical , para encerrar este artigo , escolheu a mais alta homenagem que se pode ter uma personalidade na vida pública : ENREDO DE ESCOLA DE SAMBA . A Estação Primeira de Mangueira , escola de meu coração , homenageou com um belo enredo com que se tornou campeã : “ MARIA BETHÂNIA : “ A Menina dos Olhos de Oyá “ . [ “ / Quem me chamou? /Mangueira / chegou a hora, não dá mais pra segurar / Quem me chamou? chamou pra sambar / Não mexe comigo, eu sou a menina de Oyá / Não mexe comigo, eu sou a menina de Oyá / Raiou... Senhora mãe da tempestade / A sua força me invade, o vento sopra e anuncia / Oyá... Entrego a ti a minha fé / O abebé reluz axé / Fiz um pedido pro Bonfim abençoar / Oxalá, Xeu Êpa Babá! / Oh, Minha Santa, me proteja, me alumia / Trago no peito o Rosário de Maria / Sinto o perfume... Mel, pitanga e dendê / No embalo do xirê, começou a cantoria / Vou no toque do tambor... ô ô / Deixo o samba me levar... Saravá! / É no dengo da baiana, meu sinhô / Que a Mangueira vai passar / Voa, carcará! Leva meu dom ao Teatro Opinião / Faz da minha voz um retrato desse chão / Sonhei que nessa noite de magia / Em cena, encarno toda poesia / Sou abelha rainha, fera ferida, bordadeira da canção / De pé descalço, puxo o verso e abro a roda / Firmo na palma, no pandeiro e na viola / Sou trapezista num céu de lona verde e rosa / Que hoje brinca de viver a emoção / Explode coração / Quem me chamou... Mangueira / Chegou a hora, não dá mais pra segurar / Quem me chamou... Chamou pra sambar / Não mexe comigo, eu sou a menina de Oyá / Não mexe comigo, eu sou a menina de Oyá / . “ ] .
“ PARA SE IDENTIFICAR UMA BELA CANÇÃO , TEM DE CONTAR, NECESSARIAMENTE , COM UMA APURADA MELODIA ; COM UMA MARAVILHOSA EXPRESSÃO POÉTICA E COM UM EXCELENTE INTERPRETE DA MENSAGEM LÍRICA , PORQUE SOMENTE ASSIM ELA ETERNIZARÁ DIANTE DO CENÁRIO MUSICAL . MARIA BETHÂNIA , COM SEU CARISMA DURANTE SUAS APRESENTAÇÕES , FAZ DAS TRÊS EXIGÊNCIAS UMA VERDADEIRA PROPRIEDADE DE SUA ALMA ARTÍSTICA “ Waldemar Pedro Antonio e-mail : [email protected]