O Cantinho Musical abre espaço neste artigo para homenagear um dos mais consagrados intérpretes do nosso samba . Sua versatilidade dentro do gênero musical impressionava os verdadeiros conhecedores deste ritmo genuinamente brasileiro e agradava a todos que acompanhavam sua trajetória na Música Popular Brasileira : “ ROBERTO RIBEIRO “ .
Dermeval Miranda Maciel, mais conhecido como Roberto Ribeiro , nasceu em Campos dos Goytacazes, no dia 20 de julho de 1940 — Rio de Janeiro, e faleceu em 8 de janeiro de 1996 . Foi um cantor e puxador de samba-enredobrasileiro. Sambista do Império Serrano, Roberto Ribeiro construiu uma respeitável carreira de intérprete e compositor desde a segunda metade da década de 1960. De voz bem timbrada e enxuto fraseado, em seu repertório incluíam sambas de todos os tipos . Roberto mudou-se para a cidade do Rio de Janeiro e começou a trabalhar com música, a se apresentar no programa "A Hora do Trabalhador", da Rádio Mauá .. Sua performance chamou a atenção da compositora Liette de Souza que resolveu apresentá-lo aos sambistas da Império Serrano e Roberto passou a frequentar as rodas de samba da tradicional escola de Madureira. A diretoria da Império convidou-o para ser o puxador de samba-enredo da escola no Carnaval de 1971.
Passemos agora ao desfile dos sambas de raiz , interpretados pela suave voz de um cantor autêntico . A nata dos compositores de samba confiou a Roberto Ribeiro suas produções musicais , na certeza de que seriam sucessos garantidos no mundo dos sambistas . Iniciaremos nosso trabalho, abrindo este belo desfile musical com duas obras de Monarco . A primeira versa sobre uma proposta a pessoa solitária e desiludida com o amor , curtindo com muita consciência a saudade de alguém que a deixou magoada e rejeitando com firmeza sua “ PROPOSTA AMOROSA “ . [ “ / Por que viestes com proposta amorosa ??? / Eu que vivia num perfeito mar de rosas / Só conheci falsidade em lugar de carinho / No meio das flores quisestes levar-me ao monte de espinhos / Não conseguistes um intento mesquinho / O bom artista / Juro por Deus não é tolo / Na saudade dei o bolo / Ela vinha quase certa me encontrar / Hoje vou trilhando meu caminho / Muito embora sozinho / Pra ninguém me ver chorar / Se eu chorasse / E a saudade me encontrasse / Seria bem envolvido / como um simples amador / Mas matéria de amor / Eu conheço na palma da mão / Sei também que essa tal de saudade / Tortura demais um pobre coração. / . “ ] . O segundo samba , presente em toda reunião de sambista , Monarco divide a composição com Paulo da Portela e cede a Roberto Ribeiro para que , com suavidade na voz , interpretasse a canção com muita alegria . A música é um verdadeiro cenário de um imenso pagode onde vai rolar muito samba , bastante comida e , principalmente , uma infinita quantidade de bebida , dando um recado importante ao “ O QUITANDEIRO “ . [ “ / Quitandeiro, leva cheiro e tomate / Na casa do Chocolate / Que hoje vai ter macarrão / Prepara a barriga macacada / Que a boia ta enfezada / E o pagode fica bom / Chega só trinta litros de 'uca' / Pra fechar a butuca / Desses nego beberrão / Chocolate, tu avisa pra crioula / Que carregue na cebola / E no queijo parmesão / ( REPETIR ) / E não se esqueça de avisar / Pra nega Estela / Que o pessoal da Portela / Vai dançar partido alto / Vai ter pagode até o dia amanhecer / E os versos de improviso / Serão em homenagem a você . / . “ ] .
Nei Lopes também cedeu algumas de suas maravilhas musicais para Roberto Ribeiro colocar sua suave voz . O primeiro samba interpretado fala sobre a cultura do jogo de bicho no Rio de Janeiro dando destaque aos bicheiros e banqueiros que bancavam as apostas no bicho jogado , realçando, na área do jogo, o domínio dos “ MALANDROS MANEIROS “ . [ “ / Hoje vamos prestar nossa homenagem / A que toda malandragem / Homenageia e respeita também / Aqueles que portando uma caneta, / Um bloco e uma folha preta. / Escreveram a sorte ou o azar de alguém. / São eles velhos malandros maneiros / Que têm São Jorge guerreiro como fiel protetor, / Mas ganhou leva,ganhou leva, / Só vale o que está escrito / Lá não se leva no grito / Quem quis levar não prestou / No tempo da quinta coluna / De lá da Pavuna, Jacarepaguá. / Eu me lembro que eu era menino / E no seu Natalino já ouvi falar / No governo de marechal Dutra / Não teve truta nem meu pé dói / E na guerra que houve aos cassinos / Parou Constatino e fechou Niterói / Avestruz,aguia,burro,cavalo / Elefante,galo,macaco e leão. / Borboleta,cachorro,coelho, / Carneiro,camelo,veado e pavão. / Eu sonhei que você na floresta / Estava numa festa,mas me viu e correu. / Fiz a fé no malandro da esquina / E tu nem imagina o bicho que deu / São eles velhos malandros maneiros... / Cabra,cobra,peru,touro,tigre / Gato,porco,vaca,Urso,jacaré. / No singelo grupo e dezena. / Milhar e centena ganha quem tem fé. / Borboleta da ilusão perdida / Fez da minha vida um triste jardim / Hoje eu sofro invertido e cercado / Pelos sete lados , coitado de mim./ ] .
Ainda de Nei Lopes , agora em parceria com Wilson Moreira , outro samba que fez muito sucesso na voz de Roberto Ribeiro . O samba é uma alusão ao fato de alguém ter ficado sozinho , procurando uma parceira perfeita para com ele constituir um casal feliz , mas depende de muita mandinga para a realização do fato , implorando e buscando o amor pela razão de que “ SÓ CHORA QUEM AMA “ . [ “ / Quero ter alguém que tome conta de mim / Não suporto mais ficar sozinho / Preciso de uma companheira / Que me dê conforto e carinho / Me disse vovó Cambida que a minha mandinga só vai ter remédio / Eu casando ou juntando com a filha da Dona Cecília com seu Nicomedes / Seu Nicomedes no entanto, me disse que o santo pra ele mandou / Só deixar que eu casasse provando que em vez de malandro, sou trabalhador / Ana Rosária da Silva que filha adotiva de Dona Nenê / Me chamou pra um tremendo pagode, que o Juca Bigode armou em Xerém / Eu disse: Ana Rosária, sem fogo na palha, tu manda e não pede / Mas só vou se tu levar a filha da Dona Cecília com Seu Nicomedes / refrão / Essa mulata formosa é a flor mais cheirosa da ala das damas / Do famoso terreiro de bamba, da Escola de Samba Só Chora Quem Ama / Eu que jamais vi pastora tão perturbadora, tão meiga e tão bela / Na maior privação dos sentidos fiz esse partido chorando por ela./ ].
Outro compositor que teve suas composições interpretadas por Roberto Ribeiro foi Nélson Rufino . Apresentaremos a primeira das duas selecionadas, que aborda um tema expressado com muita pureza, beleza e amor nos sonhos infantis que desaparecem e se perdem em grande parte quando atingem um estágio adulto, fazendo os belos sonhos do menino, a respeito do amor, se apagarem na memória , por isso que considera magistralmente que “ TODO MENINO É UM REI “ . [ “ / Todo menino é um rei / Eu também já fui rei / Mas quá! / Despertei! / ( bis ) / Por cima do mar da ilusão / Eu naveguei! Só em vão / Não encontrei / O amor que eu sonhei / Nos meus tempos de menino / Porém menino sonha demais / Menino sonha com coisas / Que a gente cresce e não vê jamais / Todo menino é um rei / Eu também já fui rei / Mas quá! / Despertei! / A vida que eu sonhei / no tempo que eu era só / Nada mais do que menino / Menino pensando só / No reino do amanhã / A deusa do amor maior / Nas caminhadas sem pedras / No rumo sem ter um nó / . “ ] .
Outra canção de Nélson Rufino, selecionada para este artigo e interpretada por Roberto Ribeiro , é um samba-resposta que versa sobre uma nova paixão que, de repente, surge , fazendo desaparecer toda a angústia de um outro amor que só causou desilusão e reabrindo o coração para uma nova aventura amorosa que é classificada como “ MEL PRA MINHA DOR “ . [ “ / Quando percebi que o seu amor / Poderia ser mel pra minha dor / Esqueci de quem só me fez chorar / Reabri meu coração pra de novo amar / E secaram por fim: Lágrimas / Esqueci o final: Trágico / Me salvei já não sou: Náufrago / Se meu barco não foi: Rígido / Foi assim, tipo assim: Mágico / Que senti tudo em mim: Nítido / E lá dentro do meu: Âmago / Liberdade era a nova tônica / Refrão (2x) / E voltaram os meus: Sonhos / Em meus olhos enfim: Brilho / Meu viver já não mais: Prantos / Coração refugou: Lindo / Novo amor enxotou: Prantos / Meu querer, sem temer: Vivo / Alegria se fez: Canto / E a tristeza de vez: Lindo/ Refrão (2x) / Repete a 1ª / Refrão/ “ ].
Os compositores Acyr Pimentel e Cardoso apreciaram os enormes sucessos de suas duas canções na magnífica interpretação de Roberto Ribeiro . A primeira que apresentaremos é um samba que faz uma abordagem sobre o tema amor com um grau de despeito , manifestado em uma visão carinhosa quando se tem um verdadeiro sentimento amoroso e não se preocupando quando “ PROPAGAS “ . [ “ / Por que é que me propagas / Pelas ruas com prazer / Se todo mundo sabe / Que é despeito de você / Esta vida é um jogo / E cada um joga o que tem / Quem é que não gosta de carinho / Quem que é que não gosta de ninguém / Mas quem é que não gosta de carinho / Quem é que não gosta de ninguém / Pra você me censurar / Tem que censurar Adão / Preferiu viver com Eva / Não quis paraíso, não / E o mundo então seguiu / No mesmo diapasão / Todo homem hoje em dia / Tem alguém no coração / (Refrão) / Nos caminhos percorridos / Encontrei desilusões / Encontrei falsas mulheres / Maltratando corações / Nem assim eu desisti / Fui em frente, caminhei / Hoje até perdi a conta / Das mulheres que beijei / . “ ] .
Zaquia Jorge foi uma vedete do Teatro de Revista , fez sucesso em diversas companhias teatrais até que decidiu levar o teatro de revista para o subúrbio de Madureira. Em 1975 foi enredo do Império Serrano . O que Acyr Pimentel e Cardoso compuseram, não fora aproveitado na escola , já a canção gravada por Roberto Ribeiro, tornou-se uma campeã de público, tocada até hoje em diversos shows e rodas de samba , com título de “ ESTRELA DE MADUREIRA “. [ “ / Brilhando / Um imenso cenário / Num turbilhão de luz, de luz / Surge a imagem daquela / Que o meu samba traduz / A Estrela vai brilhando / Mil paetês salpicando / O chão de poesia / A vedete principal / Do subúrbio da Central foi a pioneira / E Um trem de luxo parte / Para exaltar a sua arte / Que encantou Madureira / Mesmo com o palco apagado / Apoteose é o infinito / Continua estrela / Brilhando no céu / ( BIS ) / . “ ] .
Flávio Moreira e Liette de Souza ( esposa de Roberto Ribeiro ) confiaram na suave voz do cantor para que as duas composições se tornassem grande sucesso . O primeiro samba faz uma alusão a um amor fracassado . Embora se tenha enfeitado de carinho , ternura e paixão, não consegue conquistar o coração da amada com sentimento de que “ AMEI DEMAIS “ . [ “ / Quanto tempo esperando / Meu amor aprontando / Pra você me enfeitei / Me vesti de pureza / Pois eu tinha certeza / Que seria seu rei / De você fiz meu samba / Nas madrugadas cantei / Peito cheio de alegria / Com você na poesia / Ao seu amor me agarrei / Amei demais / Não fui capaz / De conquistar / Coração derrotado / O meu samba calado / Não quer mais cantar / (BIS ) / . “ ] .
O segundo sucesso cantado por Roberto Ribeiro versa sobre uma proposta de amor em que a amada tem que aceitá-la imediatamente por não saber o que espera amanhã das duas partes envolvidas na questão amorosa, por isso propõe a ela um “ AMOR DE VERDADE “ . [ “ / Tem / Que ser agora ou nunca mais / Deixar pra amanhã por quê? / Se hoje há tempo demais / ( BIS ) / Talvez amanhã / Eu não possa voltar / Ou quem sabe você mesma / Não irá mais me aceitar / Reconheço a razão da sua timidez / É porque o encontro / Hoje, é a primeira vez / Vamos / Mergulhar no mundo do prazer / Eu tenho mil declarações de amor pra você / Amanhã eu quero é sentir saudade / E poder dizer, poder dizer que hoje amei de verdade / (3x) / . ] .
Um grande sucesso composto por Sérgio Fonseca ( grande vascaíno ) e Romildo , interpretado por Roberto Ribeiro, descreve toda a movimentação das partes amorosas no ato da separação , dividindo os bens e os sentimentos construídos durante a tranquilidade de uma enorme paixão e agora se apossando dos escombros do amor “ PARTILHA “ . [ “ / Já que não existe mais aquele amor tão profundo o melhor que a / Gente faz e dividir nosso mundo / bis / Você fica com a vitrola e com os quadros da parede que eu fico / Com a viola o meu samba e minha sede / Você fica com a gaiola e com o passarinho verde que em qualquer / Brinco de argola eu penduro minha rede / REFRÃO / Você fica com as crianças e com toda essa mobília que eu só / Quero as esperanças que não cabem na partilha / Você leva as alianças que eu farei da minha ilha com a poeira / Das lembranças o meu álbum de família / REFRÃO / E pra não dizer depois quando a febre for mais alta que esse / Amor não deu pra dois mais vontade e o que não falta O destino e que compôs esse drama de ribalta no seu rosto pó de / Arroz no meu peito a cruz de malta / Já que não existe mais aquele amor tão profundo o melhor que a / Gente faz e dividir nosso mundo bis / La la laia.. / . “ ] .
É hora de homenagear alguns sambistas com coração IMPERIAL . De Décio de Carvalho e Dona Ivone Lara , Roberto Ribeiro gravou com muito sucesso este samba que aborda o tema da rejeição com base na recusa do perdão após uma grande desilusão amorosa , logo, certamente , não é bom “ ACREDITAR “ . [ “ / Acreditar... eu não / Recomeçar... jamais / A vida foi ... em frente / Você simplesmente não viu que ficou ... pra trás / (BIS) / Não sei, se você me enganou / Pois quando você tropeçou / Não viu o tempo que passou / Não viu que ele me carregava / E a saudade lhe entregava / O aval da imensa dor / E eu que agora moro nos braços da paz / Ignoro o passado que hoje você me traz / (BIS / . “ ] .
Dentre todos os compositores de samba-enredo , Silas de Oliveira é o ícone mais respeitado nas reuniões de sambistas . Em 1969, o Império Serrano desfilou com um enredo em que exaltava a libertação de todos os escravos e prestava homenagem a todos que lutaram para que se concretizasse o fato . Após o desfile , Roberto Ribeiro interpretou, com muita emoção e respeito, o samba “ HERÓIS DA LIBERDADE “ . [ “ / Ô ô ô ô / Liberdade, Senhor, / Passava a noite, vinha dia / O sangue do negro corria / Dia a dia / De lamento em lamento / De agonia em agonia / Ele pedia / O fim da tirania / Lá em Vila Rica / Junto ao Largo da Bica / Local da opressão / A fiel maçonaria / Com sabedoria / Deu sua decisão lá, rá, rá / Com flores e alegria veio a abolição / A Independência laureando o seu brasão / Ao longe soldados e tambores / Alunos e professores / Acompanhados de clarim / Cantavam assim: / Já raiou a liberdade / A liberdade já raiou / Esta brisa que a juventude afaga / Esta chama que o ódio não apaga pelo Universo / É a evolução em sua legítima razão / Samba, oh samba / Tem a sua primazia / De gozar da felicidade / Samba, meu samba / Presta esta homenagem/ Aos "Heróis da Liberdade /Ô ô ô / “ ] .
Encerrando esta bela coletânea de sambas de primeira linha , apresentaremos Roberto Ribeiro interpretando duas composições que levam o nome deste magnífico cantor , mostrando que é também excelente nas criações musicais . O primeiro samba de sua autoria fala sobre uma desavença entre o casal em que o amado suplica um pouco de paciência para reestruturar a relação amorosa , na expectativa de que, se houver compreensão, tudo sairá bem , porque ainda existe um “ RESTO DE ESPERANÇA“. [ “ / La la ia laia laia laia laia laia laia laia laia laia / Laia laia laia lalaia laia laiala / Ainda resta um pouco de esperança / Apesar das desavenças / Afinal / Não sou criança / Pra que deixar acontecer / E lamentar um dissabor / De sermos mais um caso de amor / Mais um caso como existe tantos por ai / Pra se machucar / Só pra se ferir / Desta vez / Não vamos nos deixar levar / Podemos superar / Com um pouco de boa vontade / Não importa o tempo o coração / Não tem idade. / . “ ] .
Neste segundo samba , Roberto Ribeiro desenvolve um tema em que há uma rejeição relacionada com um pedido de perdão, porque o maltrato amoroso machucou demasiadamente o coração de quem nutria uma enorme paixão e agora que se apagou o sentimento sofrido restam “ DEVANEIOS E TRAMAS “ . [ “ / Chora... A poeira assentou / E agora vê / O mal que você fez em mim / Todo bem que você pôs um fim / Quando machucou meu viver / Drama, agora que a chama se apagou / Nesses seus devaneios e tramas / Quem ama não pode fazer / Não, eu não abro as portas do meu coração / Semelhança com Cristo não tenho, não / Dói, dói... / Como um corte profundo no peito / E não, de repente cicatriza, não / Implora a reconciliação / Mas não sou Deus para lhe dar perdão / Tô de bem com a vida, em paz / Conta não, comigo mais / Toda e qualquer lembrança / Desse amor o tempo tem que apagar / Você vai aprender / Quem faz alguém chorar / Paga em dobro a dor que provocar / Chora... ( REPETE ) . / ] .
O Cantinho Musical selecionou alguns sambas que estão perpetuados na memória daqueles que curtem uma boa música apresentada por uma magistral interpretação. A voz suave e emocionante de ROBERTO RIBEIRO ecoa com muita delicadeza nos ouvidos dos grandes conhecedores das lindas canções . O que nos entristece é ter conhecimento de um imenso repertório musical deste fabuloso cantor e não encontrar espaço suficiente neste artigo para demonstração de toda sua obra.
“ A IMENSA SATISFAÇÃO DE UM SAMBISTA DESPERTA QUANDO UMA COMPOSIÇÃO MUSICAL LEVA CONSIGO UMA MENSAGEM POÉTICA BEM CLARA, PAUTADA EM UMA CADÊNCIA MELÓDICA EMPOLGANTE . ROBERTO RIBEIRO , COM SUA VOZ SUAVE E ELEGANTE, GARANTE , QUANDO INTERPRETA UM SAMBA , A ALEGRIA E A PARTICIPAÇÃO ATIVA DE TODOS OS SAMBISTAS “ Waldemar Pedro Antonio e-mail : [email protected]