02/06/2017 às 09h05min - Atualizada em 02/06/2017 às 09h05min
O povo da Serrinha Coroa a nata do samba: Império Serrano
“Vejam esta maravilha de cenário: o Brasil em forma de aquarela!" “Super Escolas de Samba S/A / Super-alegorias / Escondendo gente bamba / “Que covardia!"
Como terceiro trabalho sobre as Escola de Samba do Grupo Especial do Estado do Rio de Janeiro , o Cantinho Musical resolveu homenagear uma agremiação que , além de seus adeptos apaixonados , é também a segunda escola de samba na preferência dos torcedores de outras agremiações , por simpatia e respeito que tecem a ela pela autenticidade e pura permanência na tradição no samba : “ IMPÉRIO SERRANO “ .
Grêmio Recreativo Escola de Samba Império Serrano é uma das mais tradicionais escolas de samba da cidade do Rio de Janeiro , dona de nove títulos do Grupo Especial . Sendo uma escola de samba de Madureira , teve sua origem na Serrinha, com “ São Jorge “ , seu santo protetor . Nasceu a 23 de março de 1947, a partir de uma dissidência da antiga escola de samba Prazer da Serrinha . O Império Serrano é considerado , no cenário carnavalesco , o signo da liberdade de expressão, de opinião . Foi na casa da Dona Eulália, na Rua Balaiada, no coração do morro da Serrinha, que a ideia de Molequinho se tornou realidade : criar uma Escola de Samba . O nome , Império Serrano, foi sugerido por ele, mas na escolha das cores , prevaleceu a sugestão do compositor Antenor, pintando de verde e branco o morro da Serrinha, o subúrbio de Madureira e o carnaval carioca. Símbolo de poder, de conquista, de vitória, de legitimidade, a coroa se transformou em um dos ícones do carnaval muito graças à sua mítica presença na bandeira do Império Serrano.
Diante de toda a informação sobre a história de Império Serrano , passemos a apresentar o acervo de seus sambas-enredo, glorificando , através da COROA em tom verde e branco, o entusiasmo de seus componentes . Iniciaremos com o ícone de todos os sambas-enredo , consagrado por sua beleza na opinião dos mais adeptos dos sambistas . Em seus lindos versos compostos por “ Silas de Oliveira “ no desfile de 1964 , o samba-enredo descreve com muita precisão nas cores verde e amarelo um quadro do Brasil em uma turnê lírica pelas regiões que compõem o mapa brasileiro , exaltando em cada parte as suas maravilhas que expressam muito orgulho em nosso povo. Há em seus detalhes uma policromia que está presente na pintura da “ Aquarela Brasileira “ . [ “ / Vejam esta maravilha de cenário / é um episódio relicário / que o artista num sonho genial / escolheu para este carnaval / e o asfalto como passarela / será a tela do Brasil em forma de aquarela / Passeando pelas cercanias do Amazonas / conheci vastos seringais / no Pará, a ilha de Marajó / e a velha cabana do Timbó / caminhando ainda um pouco mais / deparei com lindos coqueirais / estava no Ceará, terra de Irapuã / de Iracema e Tupã. / Fiquei radiante de alegria / quando cheguei na Bahia / Bahia de Castro Alves, do acarajé / das noites de magia do candomblé / Depois de atravessar as matas do Ipu / assisti em Pernambuco / a festa do frevo e do maracatu / Brasília tem o seu destaque / na arte, na beleza e arquitetura / feitiço de garoa pela serra / São Paulo engrandece a nossa terra / do Leste por todo o Centro-Oeste / tudo é belo e tem lindo matiz / o Rio dos sambas e batucadas / dos malandros e mulatas / de requebros febris. / Brasil, essas nossas verdes matas / cachoeiras e cascatas / de colorido sutil / e este lindo céu azul de anil / emolduram aquarela o meu Brasil / Lá rá rá rá rá / Lá rá rá rá rá / . “ ] .
No ano de 1982 , Aluísio Machado e Beto Sem Braço compuseram um samba-enredo que , sobre um belo som onomatopaico ( Bum bum paticumbum prugurundum ) , consegue narrar uma história do samba e do carnaval carioca na pureza de suas origens , relembrando partes que compuseram esse fenômeno folclórico-musical encantador . Além de toda trajetória descrita sobre os elementos formadores dos primeiros movimentos do samba , há uma crítica velada ao atual modelo dos desfiles das escolas de samba do grupo especial que , maldosamente , prioriza o espetáculo visual em detrimento dos verdadeiro sambistas : “ Bumbum Paticumbum Prugurundum “ . [ “ / Enfeitei meu coração / De confete e serpentina / Minha mente se fez menina / Num mundo de recordação / Abracei a Coroa Imperial / Fiz meu Carnaval / Extravasando toda minha emoção / Oh! Praça Onze, tu és imortal / Teus braços embalaram o samba / A tua apoteose é triunfal / De uma barrica se fez uma cuíca / De outra barrica um surdo de marcação / Com reco-reco, pandeiro e tamborim / E lindas baianas / O samba ficou assim / E passo a passo no compasso / O samba cresceu / Na Candelária construiu seu apogeu / As burrinhas que imagem, para os olhos um prazer / Pedem passagem pros Moleques de Debret / "As Africanas", que quadro original / Yemanjá, Yemanjá enriquecendo o visual / (Vem meu amor...) / Vem meu amor / Manda a tristeza embora / É carnaval, é folia / Neste dia ninguém chora (bis) / Super Escolas de Samba S/A / Super-alegorias / Escondendo gente bamba / Que covardia! / Bum bum paticumbum prugurundum / O nosso samba minha gente é isso aí / Bum bum paticumbum prugurundum / Contagiando a Marquês de Sapucaí / . “ ] .
Em 1969 com um samba-enredo composto por Mano Décio / Manoel Ferreira / Silas De Oliveira , o Império Serrano levou para avenida nada menos que alguns capítulos de um compêndio sobre “ História do Brasil “ , exaltando, em cada passagem, feitos que marcaram uma parte importantíssima na busca de liberdade da nossa nação e da nossa raça , realçando os momento históricos representados com muita luta e perseverança nas páginas dos acontecimentos em perfeita louvação a todos “ Heróis da Liberdade “ . [ “ / Ô ô ô ô / Liberdade, Senhor, / Passava a noite, vinha dia / O sangue do negro corria / Dia a dia / De lamento em lamento / De agonia em agonia / Ele pedia / O fim da tirania / Lá em Vila Rica / Junto ao Largo da Bica / Local da opressão / A fiel maçonaria / Com sabedoria / Deu sua decisão lá, rá, rá / Com flores e alegria veio a abolição / A Independência laureando o seu brasão / Ao longe soldados e tambores / Alunos e professores / Acompanhados de clarim / Cantavam assim: / Já raiou a liberdade / A liberdade já raiou / Esta brisa que a juventude afaga / Esta chama que o ódio não apaga pelo Universo / É a evolução em sua legítima razão / Samba, oh samba / Tem a sua primazia / De gozar da felicidade / Samba, meu samba / Presta esta homenagem / Aos "Heróis da Liberdade" / Ô ô ô / . “ ] .
Em 1976 o Império Serrano , fazendo homenagem a uma entidade espiritual , desfilou com um samba-enredo composto por Arlindo Velloso / Dinoel Sampaio / Vicente Mattos em que descrevia um verdadeiro misticismo sobre a “ Rainha do Mar “ , incluindo em sua narração belas paisagens naturais como embelezamento e realce a todas as lendas misteriosas sobre as entidades do mar : “ A Lenda Das Sereias, Rainhas do Mar “ . [ “ / O mar, misterioso mar / Que vem do horizonte / É o berço das sereias / Lendário e fascinante / Olha o canto da sereia / Ialaô, Okê, laloá / Em noite de lua cheia / Ouço a sereia cantar / E o luar sorrindo / Então se encanta / Com a doce melodia / Os madrigais vão despertar / Ela mora no mar / Ela brinca na areia / No balanço das ondas / A paz ela semeia (bis) / Toda a corte engalanada / Transformando o mar em flor / Vê o Império enamorado / Chegar à morada do amor / Oguntê, Marabô / Caiala e Sobá / Oloxum, Inaê (bis) / Janaína, Iemanjá / São Rainhas do Mar... / . “ ] .
O Império Serrano conquistou o bi-campeonato , no ano de 1949 , levando para avenida , na cadência de um samba-enredo composto por Estanislau Silva / Mano Décio / Penteado , a mais justa homenagem a um dos maiores heróis da História do Brasil , destacando toda trajetória de um mártir brasileiro , que, incessantemente, lutou por nossa liberdade : “ Exaltação a Tiradentes “ . [ “ / Joaquim José da Silva Xavier / Morreu a 21 de abril / Pela Independência do Brasil / Foi traído e não traiu jamais / A Inconfidência de Minas Gerais/ (BIS)/ Joaquim José da Silva Xavier / Era o nome de Tiradentes / Foi sacrificado pela nossa liberdade / Este grande herói / Pra sempre há de ser lembrado / . “ ] .
Em 1972 Heitor Achiles / Maneco / Wilson Dia compuseram um samba-enredo para o tema que a Império Serrano desenvolveria na avenida homenageando a artista que foi pioneira em divulgar a cultura musical fora do país , elevando o conceito de nossa música em suas apresentações nos palcos e no cinema , sendo consagrada pelo povo americano : “ Alô, Alô, Taí, Carmem Miranda “ .. [ “ / Uma pequena notável / Cantou muito samba / É motivo de carnaval / Pandeiro, camisa listrada / Tornou a baiana internacional / Seu nome corria chão / Na boca de toda gente / Que grilo é esse / Vou embarcar nessa onda / É o Império Serrano que canta / Dando uma de Carmem Miranda / Cai, cai, cai, cai / Quem mandou escorregar / Cai, cai, cai, cai, eu não vou te levantar, ôba / . “ ] .
Respondendo às insinuações de que preservar uma tradição no samba era um ato de anormalidade , a Império Serrano , em 2007 , mostrou na avenida que ser diferente não é ser anormal , estendendo a crítica aos preconceituosos que consideram anormais pessoas com alguma deficiência , pedindo , em cada verso , no samba-enredo composto por Aloísio Machado / Arlindo Cruz / Carlos Senna / João Bosco / Maurição , respeito com o julgamento das diferenças : “ Ser Diferente É Normal. o Império Serrano Faz a Diferença No Carnaval “ . [ “ / Eu quero ver / O amor florescer / Ser diferente é normal / E o império tai / Pra levantar seu astral / Se liga no meu carnaval / Serrinha vem pedir respeito ô ô ô / Temos que olhar com outro jeito / Quem nasceu diferente / E venceu preconceito / A gente tem que admirar / Harmonizar pra ser feliz / Diferença social, pra quê? / Tá na cara que a beleza / Está nos olhos de quem vê / Romantismo e irradia energia pra viver / Nesse mundo onde tudo é relativo / Minha escola é meu motivo (2X) / Meu maior prazer! / A história do samba mudou / Bateria diferente, olha o toque do agogô / No primeiro destaque e na comissão / As novidades verde e branco, meu irmão / É Difícil / Conviver na adversidade / Com arte ser (d)eficiente / Fazer da pintura sua liberdade / Fazer esculturas usando a paixão / Feitiço de poeta invade o coração / Divino é o poder da criação / Eu pergunto a você / Será que existe? / Limite entre a loucura e a razão./ . “ ] .
Em estado onírico , a Império Serrano desfilou com samba-enredo construído maravilhosamente por Bacalhau / Ivone Lara / Silas De Oliveira , ano de 1965 , narrando bailes que ficaram na história do Rio de Janeiro no período colonial , destacando cada um dos cinco acontecimentos na corte : “ Cinco Bailes da História do Rio “ . [ “ / Carnaval, doce ilusão / Dê-me um pouco de magia / De perfume e fantasia / E também de sedução / Quero sentir nas asas do infinito / Minha imaginação / Eu e meu amigo Orfeu / Sedentos de orgia e desvario / Cantaremos em sonho / Os cinco bailes da história do Rio / Quando a cidade completava / Vinte anos de existência / O nosso povo dançou / Em seguida era promovida a capital / A corte festejou / Iluminado estava o salão / Na noite da coroação / Ali no esplendor da alegria / A burguesia fez sua aclamação / Vibrando de emoção / O luxo, a riqueza imperou com imponência / A beleza fez presença / Comemorando a Independência / Ao erguer a minha taça / Com euforia / Brindei aquela linda valsa / Já no amanhecer do dia / A suntuosidade me acenava / E alegremente sorria / Algo acontecia / Era o fim da monarquia / Lá rá rá lá rá rá rá rá/ . “ ] .
Em 1975, o Império Serrano fez seu enredo em homenagem a Zaquia Jorge, vedete do teatro de revista. No ano de 1950, ela era a proprietária do único teatro de rebolado do subúrbio carioca: o Teatro de Revista Madureira. O samba escolhido na quadra da Verde e Branco de Madureira para representar a escola naquele ano foi o de autoria do compositor Avarese. A vedete Zaquia Jorge na verdade foi um enredo fenomenal, pois além de mexer com o emocional da cidade, da escola e as reminiscências do povo de Madureira exaltou a vedete do teatro rebolado : “ Zaquia Jorge, Vedete do Subúrbio, Estrela de Madureira “ . [ “ / O Império deu o toque de alvorada / Seu samba a estrela despertou / A cidade está toda enfeitada / P'ra ver a vedete que voltou / Com seu viver de alegria / Fez tanta gente sonhar / Outra vez se abre o pano / P'ra todo o céu suburbano / Ver sua estrela brilhar (bis) / Viagem, revista, aquarela / O passado é presente / E neste teatro-passarela / Ela resplandece novamente / Baleiro-bala / Grita o menino assim / Da Central a Madureira / É pregão até o fim (bis) / . “ ] .
No ano de 1977 , em uma deferência especial à raça brasileira , a Império Serrano demonstrou , em cada verso do samba-enredo composto por Jorge Lucas e Roberto Ribeiro , as partes folclóricas identificadas com a manifestação do nosso carnaval na formação do povo brasileiro , resultante da mistura de várias raças : “ Brasil, Berço Dos Imigrantes “ . [ “ / É tempo de Carnaval / Hoje as cores do Império / Vem saudar a imigração / Numa dourada alegria / Neste dia de folia / O samba é anfitrião / Desta gente que ao chegar / Semeou nesta terra / Seu folclore popular / Brasil, berço dos imigrantes / Sua raça é mistura / Sem cessar / O povo com seu sorriso / Vem pra avenida festejar / Violas de pássaros / Clarins de vento (bis) / O Arlequim / Entoando um canto lento / Num céu de serpentinas / Um Pierrô vai desfilar / O dominó ganhou confete / E ao imigrante foi saudar / Olha o passo da mulata / Esplendor da Colombina / Canta e samba minha gente / Nesta festa que domina (bis) / Lá, lá, laia / Lá, laiá, laiá / Lá, laiá, lá, laia (bis) / . “ ] .
O Cantinho Musical espera ter selecionado, para os que acompanham minhas publicações , os melhores sambas-enredo da Império Serrano que estão fixados nas mentes de todos adeptos desse lindo espetáculo que reúne , na Marques de Sapucaí em dias de carnaval , os desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial .
“ QUANDO UMA COROA , QUE É O SÍMBOLO DA REALEZA , REPRESENTA UMA AGREMIAÇÃO DE SAMBISTAS , DEVEMOS NOS CURVAR A ELA EM RESPEITO A TUDO QUE REPRESENTOU E REPRESENTA PARA A HISTÓRIA DO SAMBA . A IMPÉRIO SERRANO , ALÉM DE EXALAR SIMPATIA A TODOS QUE SE EMPOLGAM COM O MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA , TEM UMA SEGUNDA MORADA NO CORAÇÃO DOS TORCEDORES APAIXONADOS POR OUTRAS AGREMIAÇÕES . ESTE ATO É UMA PROVA DE TERNURA E AMOR QUE TECEM PELA ESCOLA VERDE E BRANCO DE MADUREIRA , EM RECONHECIMENTO A TUDO QUE O IMPÉRIO SERRANO CONTRIBUIU PARA O MUNDO DO SAMBA ! “