09/01/2017 às 08h53min - Atualizada em 09/01/2017 às 08h53min

Câmara Municipal fecha 2016 com 3.859 atendimentos no setor de identificação

Carteiras de Identidade agora são emitidas sem limite e todas as pessoas que chegarem no horário de 12:00 às 16:00 serão atendidas.

O Posto de Identificação Civil homenageia o saudoso ex-vereador Roque Schettino.
O Posto de Identificação Civil Roque Schettino, instalado desde o dia 18 de março de 2016 em dependências da Câmara de Vereadores, acaba de divulgar os números finais do atendimento no setor no ano passado. Segundo Fernando Montes, Supervisor do Posto, em 190 dias úteis foram, emitidos 3.043 RGs (Carteiras de Identidade) resultantes de 3.859 atendimentos ao público com uma média de 20 atendimentos diários. Além da emissão de carteiras de identidade( 1ª e 2ª vias) o Posto realiza também retificações de nomes, faz inclusão de fórmula datiloscópica e fornece atestados de antecedentes criminais. Em casos especiais também é feita a coleta externa.
 
Diminuindo a burocracia
 
Desde outubro de 2016, o Posto não está mais distribuindo senhas para o atendimento ao público.  De acordo com Fernando Montes: “antes distribuíamos 20 senhas por dia, de segunda a sexta-feira e a partir de agora, estamos atendendo todas as pessoas, de Leopoldina e distritos, que chegam no horário de 12:00 às 16:00 horas. O agendamento permanece para o atendimento de pessoas de municípios vizinhos e pode ser feito pelo telefone (32) 3441-4706”, esclarece.
 
Os documentos necessários
 
Os documentos exigidos para o fornecimento (gratuito) da primeira via da carteira de identidade são: Certidão de Nascimento ou Casamento (original sem emendas e sem rasuras). Pessoas separadas ou divorciadas: certidão de casamento com averbação, 2 fotos 3 x 4 recentes (fundo claro) e comprovante de residência. O documento é entregue em apenas dois dias. Para o fornecimento da segunda via (paga) são exigidos: certidão de nascimento ou casamento; 2 fotos 3 x 4 recentes (fundo claro); comprovante de residência e guia de pagamento (DAE-Documento de Arrecadação Estadual) que pode ser retirada e  impressa do site www.fazenda.mg.gov.br no valor de R$30,11 e pagar em qualquer agência bancária ou casa lotérica. A Guia também pode ser retirada na secretaria da Câmara Municipal. Os menores de 16 anos de idade deverão estar acompanhados por um dos pais ou responsável legal com documento comprobatório da guarda legal. Quando for o caso de retificação de nome, o interessado deverá apresentar a Carteira de Identidade anterior. Quando for o caso de 2ª VIA, é necessária pesquisa prévia. A segunda via é entregue em até 20 dias.

Câmara agiu certo em assumir emissão de carteiras

Os números revelam o acerto da decisão da Câmara Municipal de Leopoldina em firmar o convênio nº 59/2015/PCMG celebrado com a Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, visando a otimização da prestação de serviços de identificação civil na cidade de Leopoldina, através de sistema informatizado – emissão de carteira de identidade em sua sede, na Avenida Getúlio Vargas, nº 565. Para tanto, a Câmara cedeu funcionários para treinamento, disponibilizou instalação física em sua sede, cedeu equipamentos de informática e mobiliário de escritório, cumprindo assim todas as obrigações que assumiu com a Polícia Civil. O fornecimento de carteiras de identidade, que antes era precário, foi otimizado pelos funcionários do Poder Legislativo que estão preparados para o bom atendimento da população. O delegado regional da Polícia Civil Carlos Eduardo Santos Rodrigues comentou que o espaço cedido pela Câmara Municipal de Leopoldina é muito importante para o município e para toda a população regional, que conta com um serviço público de excelência. Ele elogiou os funcionários do Legislativo, que foram treinados pela Polícia Civil em Belo Horizonte. "Fica o agradecimento da Polícia Civil a todos que se empenharam para que isso tornasse realidade", registrou.

O delegado regional da Polícia Civil Carlos Eduardo Santos Rodrigues elogiou o atendimento

Fonte: Câmara Municipal de Leopoldina 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »