20/01/2017 às 09h50min - Atualizada em 20/01/2017 às 09h50min

Fazenda Independência da tradição à evolução do melhoramento genético com as Fazendas do BASA

A família Meirelles Barbosa, produtora no interior de Leopoldina, na região da Zona da Mata Mineira é um dos muitos exemplos que explicam o crescimento da produção leiteira e a evolução do melhoramento genético com animais das Fazendas do BASA. Com foco na pecuária leiteira há cerca de 20 anos, o trabalho na Independência vem de pai pra filho, e já está sendo passado para os netos, que representam a quarta geração da Independência. Tudo começou mais ou menos assim:

     Em Setembro de 1954, José Odilon Resende Barbosa casa-se com Maria Blandina dos Reis Meirelles e passa a residir na fazenda, dando continuidade às atividades desenvolvidas pelos pais. Em 1996, implanta-se uma nova mentalidade na Fazenda Independência com Luiz Fernando Meirelles Barbosa, único filho do casal, José Odilon e Maria Blandina (Didi) e a terceira geração da família Rezende Barbosa. Após a morte de seu pai em 2004, Luiz Fernando engenheiro civil, inicia mais um desafio, agora também, como pecuarista. Apoiado e incentivado por sua mulher Sylvia Regina e os filhos Louise, Raphael e Luiz Gustavo deliberou que, o primeiro passo seria definir o foco principal - pecuária leiteira - adquirindo matrizes de maior produção. 

     Em Janeiro de 2013, iniciou um projeto arrojado com a construção de laboratório próprio para FIV – Fertilização in Vitro e a aquisição de matrizes de excepcional qualidade genética das raças: GIR Leiteiro - PO, Holandes - PO e GIROLANDO - F1 de criatórios renomados como Fazendas do BASA entre outros. Foi quando se tornou cliente do BASA, adquirindo animais que deram inicio a esse trabalho de melhoramento genético na Fazenda Independência. Em conversa com Luiz Fernando, o mesmo nos fala em uma pequena entrevista, sobre o aumento na eficiência da atividade, com genética das Fazendas do BASA.

-Nome/ Profissão / Nome da Propriedade Rural e localização
LUIZ FERNANDO MEIRELLES BARBOSA    -  ENGENHEIRO
FAZENDA INDEPENDÊNCIA   -  LEOPOLDINA  - MG 

-Quantos anos na atividade rural e qual  a principal atividade?
17 ANOS, PRODUÇÃO DE LEITE E GENETCA LEITEIRA.
 
-O que representa as Fazendas do BASA para o melhoramento genético do rebanho leiteiro?
ALTO POTENCIAL GENÉTICO.

-O que se destaca no trabalho realizado pelas Fazendas do Basa, à partir de doadoras Gir Leiteiro com altas lactações aferidas oficialmente?
GENETICA  DO GIR LEITEIRO DAS MELHORES  FAMILIAS DA RAÇA.

-Trabalhar com a genética do BASA aumentou a eficiência na atividade? Quantos animais foram produzidos e qual a produtividade desses animais? É possível fazer uma comparação de antes e depois da produção de animais com a genética do BASA?
SIM.  12 ANIMAIS  COM PRODUÇÃO  DE  25 A 30 KG     SIM   MUITO  MELHOR  HOJE 

-No seu ponto de vista, existe um diferencial entre as Fazendas do Basa, em relação a outras propriedades que já visitou?
SIM.  CONTROLE E MELHORAMENTO GENETICO. 

Seja você também um parceiro das Fazendas do BASA, ligue agora: 32.3441-6001. Agende uma visita.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »