20/01/2017 às 16h26min - Atualizada em 20/01/2017 às 16h26min

Bombeiros promovem reunião em Leopoldina com representantes de Prefeituras

Foco foram as exigências e os tipos de procedimentos previstos em lei para a realização de eventos.

Foi realizada no auditório do CEFET em Leopoldina na manhã desta quinta-feira, 19 de janeiro, uma reunião explicativa promovida pelo 4º Pelotão de Bombeiros Militar, sobre as exigências e os tipos de procedimentos previstos em lei para a realização de eventos. Com início às 10h00, a reunião contou com a participação de representantes dos municípios de Leopoldina, Volta Grande, Estrela Dalva, Palma, Laranjal, Santo Antônio do Aventureiro e Recreio, que integram a área de articulação do 4º Pelotão BM. Os demais municípios foram convidados mas não estavam representados no evento.

A reunião foi conduzida pelo 2º Tenente BM Guilherme Cantelle Lopes Paiva, Comandante do 4º Pel BM - Leopoldina e contou com a presença do Sargento BM Filho, do Corpo de Bombeiros de Muriaé, palestrante da reunião. A Prefeitura de Leopoldina foi representada na Reunião pela Secretária Municipal de Cultura, Jussara Thomáz e pelo Secretário Municipal de Esportes, Lazer e Turismo, Edvaldo Franquido Donato do Vale.

De acordo com ofício enviado às Prefeituras atendidas pelo 4º Pelotão BM, todos os anos os municípios programam-se para a realização de festividades tradicionais e de datas festivas como os carnavais, exposições agropecuárias, jubileus e festas de aniversário das cidades. Em todo o caso onde há concentração de público o organizador/responsável pelo evento deve procurar o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), em tempo hábil, para que haja a adequação dos locais próprios para os eventos e a regularização destes no que concerne à Segurança Contra Incêndio e Pânico. No texto também foi informado aos Prefeitos que ocorreram mudanças na legislação que trata do assunto, sendo necessária a regularização também de BLOCOS CARNAVALESCOS.

O Tenente Guilherme Cantelle, esclareceu que é necessária a protocolização da documentação tempestivamente. Assim, o 4º Pelotão BM em Leopoldina tem anualmente oficiado às prefeituras, no âmbito de sua articulação, sobre a importância da regularização dos eventos e que a negativa dessa ação pode gerar na interdição do evento, ocasionando prejuízos culturais e sociais de extrema relevância para os munícipes. "É de extrema importância que todos nós estejamos envolvidos na regularização dos eventos", afirmou Cantelle, destacando que "a participação dos municípios na reunião é muito importante, no sentido de conscientizar as administrações municipais na nossa área de articulação sobre a regularização de eventos públicos, sejam blocos carnavalescos ou eventos temporários." O Comandante considera que a Reunião alcançou os resultados desejados, pois os representantes dos municípios presentes serão os multiplicadores do tema.


 Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina. Fotos: Júlio Cesar Martins


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »