02/02/2017 às 16h07min - Atualizada em 02/02/2017 às 16h07min

Projeto Minas Recebe qualifica a operação turística no estado

Edição 2017 do projeto recebe inscrições de agências e operadoras de turismo receptivo a partir de 10 de fevereiro

SEGOV - Governo de Minas - Central de Imprensa
Divulgação/Primotur

Secretaria de Estado de Turismo (Setur) vai iniciar o ciclo 2017 do projeto Minas Recebe, que tem por finalidade apoiar a comercialização dos serviços e produtos oferecidos pelas agências e operadoras de turismo receptivo – que recebem turistas de outros estados e países. A inscrição poderá ser feita entre 10 e 25 de fevereiro, mediante preenchimento do formulário online disponível em www.turismo.mg.gov.br e envio de toda a documentação para [email protected].

Para se candidatarem ao projeto as agências ou operadoras de turismo receptivo devem, obrigatoriamente, trabalhar com a comercialização de roteiros em Minas Gerais, bem como possuir siteblog ou rede social que divulguem informações atualizadas sobre o turismo mineiro, dentre outros requisitos técnicos.

Segundo o superintendente de Gastronomia e Marketing Turístico da Setur, Daniel Anilton Duarte Marques, a expectativa é de que mais agências e operadoras abracem o projeto em 2017. “Esperamos o crescimento do número de empresas participantes que, atualmente, são 56. Já temos demandas de empresas do estado para participar e esperamos chegar a 100”, projeta o superintendente.

Não há limite de empresas que possam participar do Minas Recebe em 2017 e o resultado será divulgado até 25 de março.

Divulgação/Setur-MG



Impulso ao setor

Uma vez aprovada, a empresa poderá participar, por exemplo, de qualificações e capacitações, ações de relacionamento, feiras profissionais do setor e viagens de reconhecimento. Ela também terá os contatos e os produtos turísticos divulgados no portal Minas Gerais e em materiais promocionais da Setur. A participação no projeto terá validade de um ano, mediante frequência mínima em reuniões técnicas, entre outros requisitos.

“Fazemos também um trabalho de qualificação, falamos de temas como precificação turística, acesso a mercado e ações de marketing”, esclarece Daniel Marques. Com isso, a ideia da Setur é aumentar a competitividade das agências e operadoras mineiras no mercado nacional e internacional.

Foi o que aconteceu com a Primotur. Em 2007, a empresa vendia apenas passeios para a Serra do Cipó e cidades no entorno de BH. Hoje, após 10 anos de participação no projeto, a Primotur é uma agência de turismo receptivo que recebe pessoas de outros estados e países que desejam conhecer Minas Gerais. Oferece passeio por cidades históricas, serviço de guia, transporte de luxo, agendamento e pagamento online, dentre outros serviços e comodidades.

“O Minas Recebe colocou a nossa empresa no mapa do mundo. A gente era pequeno, trabalhávamos em âmbito local. Com o Minas Recebe aprendemos sobre administração, formas de divulgação e tivemos a possibilidade de participar de feiras. Não tinha a menor ideia de que isso era possível. Da noite para o dia passamos a ter contato operadoras gigantescas do Brasil e do mundo”, salienta o gerente operacional da Primotur, Helder Primo.

Em contrapartida ao apoio da Setur, as empresas habilitadas para participar do Minas Recebe devem seguir as diretrizes traçadas pela pasta, manter vigentes as exigências legais solicitadas e promover os destinos mineiros

 

Regulamentação

A partir deste ano, o Minas Recebe será regulamentado pela Resolução 3 de 25 de janeiro de 2017. Este era um pleito antigo das agências e operadoras de turismo receptivo do estado que integraram o projeto durante 10 anos de existência.

A lista de toda a documentação necessária para realizar a inscrição, bem como a descrição dos pré-requisitos de participação e dos benefícios concedidos às empresas podem ser consultados na resolução. Clique aqui para ler o documento na íntegra.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »