06/02/2017 às 08h38min - Atualizada em 06/02/2017 às 08h38min

Prefeitura prepara ação conjunta para limpeza da Praça João XXIII

Acúmulo de fezes dos pássaros que ficam pousados nas árvores da praça está gerando transtornos à comunidade.

A Prefeitura de Leopoldina prepara para os próximos dias uma ação conjunta envolvendo Secretarias Municipais e a Polícia Militar do Meio Ambiente com o objetivo de resolver o problema existente na Praça João XXIII, no Centro da cidade. Trata-se da grande incidência de andorinhas, pardais e pombos neste período do ano, cuja consequência é o acúmulo de fezes dos pássaros, que está incomodando as pessoas que passam pela praça ou nela trabalham. Além de um forte odor, as fezes podem causar doenças aos frequentadores da praça e estão atrapalhando a tradicional Feira de hortifrutigranjeiros que funciona no local aos sábados e quartas-feiras. Feirantes e consumidores, comerciantes dos estabelecimentos comerciais daquela área, que distribuem diariamente ali suas mesas e cadeiras no período da noite para atenderem a clientela, reclamam providências da administração municipal.

Na tarde da segunda-feira, 30 de janeiro, às 15h00, representantes das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Serviços Urbanos, Administração, Obras, Setor de Fiscalização e Chefia de Gabinete estiveram na Praça João XXIII para avaliar a situação e encontrar alternativas para resolver o problema. De acordo com o Engenheiro Ambiental e Sanitarista Saulo Lopes Barbosa, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, ficou acertado que uma limpeza deverá ser feita no chão e nos bancos - que também deverão ser retirados para manutenção e como estamos numa época do ano de temperaturas elevadas, forte calor e no período da reprodução de várias espécies de pássaros, não será feita poda nas árvores da praça neste momento, porém, será realizada uma limpeza nas árvores com a retirada apenas dos galhos podres identificados, para segurança da população. Holofotes e um padrão de energia serão instalados na praça, contribuindo para resolver o problema dos pássaros e deixá-la mais iluminada e bonita. Recipientes com naftalina serão colocados nas árvores, servindo como repelentes para os pássaros. “Estas medidas foram adotadas em outros municípios que enfrentaram problemas semelhantes e teriam resolvido a situação”, afirmou Saulo Barbosa, da Secretaria de Meio Ambiente. “Estamos trabalhando rápido e incansavelmente para solucionar este problema e a execução dos procedimentos será concretizada nos próximos dias”, acrescentou Saulo.


Assessoria de Imprensa da Prefeitura. Informações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Fotos: Marcos Vinícius Pereira Costa. 


Confira a matéria que deu origem à denúncia

Fezes de aves e sujeira afastam usuários da Praça João XXIII - clique aqui


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »