09/02/2017 às 08h22min - Atualizada em 09/02/2017 às 08h22min

Câmara de Leopoldina sediou Fórum Regional de Governo

Com a participação de treze municípios, cinco deles representados pelos prefeitos, o encontro se transformou num amplo debate sobre as demandas da região.

A Câmara Municipal de Leopoldina sediou um importante encontro de lideranças regionais. O evento é conhecido como Fóruns Regionais de Governo, uma nova metodologia criada pelo governo de Minas Gerais com objetivo de melhor gerir o estado, ouvindo as lideranças locais e movimentos sociais para elaboração das políticas públicas.

Com a participação de treze municípios, cinco deles representados pelos prefeitos, o encontro se transformou num amplo debate sobre as demandas da região referentes à saúde, geração de emprego e renda, cursos de qualificação profissional. Na pauta do encontro, também ocorreu a apresentação aos novos prefeitos e vereadores dos representantes responsáveis pelos órgãos do Estado presentes na região, entre eles, Emater, Gerência Regional de Saúde, Superintendência Regional de Ensino.

Segundo o Coordenador do Encontro, Labenert Mendes Ribeiro, o estado foi dividido em 17 territórios de desenvolvimento e a região da Zona da Mata integra o Território Mata com 93 cidades, considerado o segundo maior do estado em número de habitantes, com 1 milhão e 500 mil mineiros. Na subdivisão do Território Mata, a cidade de Leopoldina foi incluída no microterritório Cataguases/Leopoldina.

Secretário Executivo do Território Mata, Labenert Mendes Ribeiro explicou que a subdivisão dos territórios em microterritórios vai tornar mais real e verdadeira a relação entre os municípios e suas organizações internas. O encontro também serviu para eleição dos novos representantes dos poderes executivos e legislativos no Colegiado Executivo do Fórum Regional de Governo pelo microterritório de Cataguases/Leopoldina. “Funciona como um conselho regional, formado pela sociedade civil, órgãos do governo de estado, prefeitos e vereadores”, explicou Labenert Mendes Ribeiro.

Para compor o Território Mata, no microterritório Cataguases/Leopoldina, as lideranças elegeram democraticamente seus representantes. Na representação de prefeitos, foi eleito como titular José Maria Barros, Prefeito de Recreio e para suplente o Prefeito de Cataguases, Willian Lobo. Na representação de vereadores, foram eleitos como titular Vinícius Taquara (Cataguases) e como suplente Pastor Darci José Portella (Leopoldina).
O Presidente Darci José Portela foi o anfitrião do encontro
Ao final, Labenert Mendes Ribeiro afirmou que foi constatado que o Estado era muito distante dos municípios do interior. “A realização dos Fóruns Regionais torna o governo mais próximo dos municípios, com uma maior participação da sociedade”, frisou. 

Fonte: Portal da Câmara Municipal de Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »