03/03/2017 às 17h32min - Atualizada em 03/03/2017 às 17h32min

Leopoldina começa nesta segunda-feira o cadastramento eleitoral biométrico

Nas eleições de 2018 já estará funcionando o sistema biométrico em Leopoldina, Argirita, Recreio totalizando 387 cidades mineiras.

Edição: Luiz Otávio Meneghite
Nas eleições de 2018 o sistema de votação já será o biométrico
O Cartório da 161ª Zona Eleitoral de Leopoldina que compreende também os municípios de Argirita e Recreio, começa nesta segunda feira, 6 de março, a fazer o cadastro biométrico ordinário dos eleitores. A informação é da Chefe do Cartório, Márcia Marinato Locha, segundo a qual os servidores já receberam o devido treinamento e os equipamentos já estão instalados.

Nesta etapa, além de Argirita, Leopoldina e Recreio, mais 81 municípios iniciam o cadastramento aumentando para 387 o número de cidades mineiras com atendimento biométrico. Nas eleições de 2018 já estará funcionando o sistema biométrico em Leopoldina.

Aqui na região também os municípios de Além Paraíba, Guiricema, Laranjal, Muriaé, Rosário da Limeira, Santo Antonio do Aventureiro, São Geraldo, Visconde do Rio Branco e Volta Grande darão inicio ao cadastramento biométrico nesta segunda-feira.

O Sistema Biométrico

Todo sistema biométrico é preparado para reconhecer, verificar ou identificar uma pessoa que foi previamente cadastrada. Para o reconhecimento individual, são coletados dados biométricos por meio de sensores que os colocam em formato digital. Quanto melhor a qualidade do sensor, melhor será o reconhecimento alcançado. No caso do cadastramento que está sendo efetuado pela Justiça Eleitoral, os dados são coletados por um scanner de alta definição.

Regulamentado pelas resoluções-TSE n° 23.335/2011 e 23.366/2011, o recadastramento biométrico está sendo realizado gradativamente pela Justiça Eleitoral em todo o país. As instruções para o atendimento aos eleitores estão no Provimento 001/2017 da Corregedoria Regional Eleitoral.

Clique aqui para ver as instruções

Fonte: Cartório da 161ª Zona Eleitoral de Leopoldina  


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »