25/03/2017 às 18h15min - Atualizada em 25/03/2017 às 18h15min

Câmara Municipal promove primeiro Encontro em Leopoldina

O evento ocorreu com a participação de monitores e alunos, sob a orientação dos coordenadores Luiz Celso Barbosa e Ludmilla Xavier Gomes.

Arnaldo Spindola – Assessoria de Imprensa
No dia 23 de março, quinta-feira, foi realizada, na Câmara Municipal de Leopoldina, a primeira oficina de formação dos alunos do Parlamento Jovem 2017. O primeiro encontro do grupo com a coordenação local foi marcado por discussões sobre o funcionamento do parlamento e reflexões sobre o tema e os subtemas.

Desenvolvido pela ALMG desde 2004, por meio da Escola do Legislativo (ELE), em parceria com a PUC Minas e com Câmaras Municipais, o Parlamento Jovem de Minas visa à formação política e cidadã de alunos dos ensinos médio e superior. Neste ano, os debates serão sobre “Educação Política nas Escolas”, tendo os seguintes subtemas: 1 - Educação política e currículo; 2 - Interação entre escola e sociedade na formação política dos jovens; 3 - Educação política para uma gestão democrática e participativa nas escolas.

O evento ocorreu com a participação de monitores e alunos, sob a orientação dos coordenadores Luiz Celso Barbosa e Ludmilla Xavier Gomes. Ao final do encontro, alguns alunos visitaram as dependências da Câmara, conheceram a galeria dos ex-presidentes e mantiveram contatos com alguns vereadores e servidores do Legislativo. O próximo encontro do Parlamento Jovem 2017 será na sexta-feira, 31/03, às 15 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal. 

Parlamento Jovem de Minas será lançado nesta segunda, 27 de março, em BH

Será lançado oficialmente nesta segunda-feira (27/3/17), em cerimônia às 14h30, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o Parlamento Jovem de Minas 2017   (PJ Minas). Esta é a 14ª edição do projeto, que este ano tem como tema "Educação Política nas Escolas" e conta com a participação de 65 câmaras municipais, das quais 22 são novatas. Durante o evento, será apresentado aos participantes o processo de trabalho do projeto, realizado pela ALMG em parceria com a PUC Minas. Também serão ouvidos presidentes de câmaras municipais sobre suas expectativas com relação ao PJ Minas.O objetivo da cerimônia é estreitar o relacionamento entre as instituições envolvidas no projeto, criado para estimular a formação política e cidadã de estudantes dos ensinos médio e superior."Esses momentos de encontro são importantes frente ao desafio de mantermos uma boa comunicação com os parceiros, já que o projeto cresceu muito e adotou como diretriz de trabalho a colaboração em rede", frisa Marta Parker Andrade Oliveira, da Escola do Legislativo da ALMG e integrante da equipe de coordenação do PJ Minas.

Dinâmica envolve estudantes em três etapas de discussões

Como em edições anteriores, as câmaras municipais e estudantes participantes do projeto serão organizados em 12 polos regionais para a discussão do tema "Educação Política nas Escolas".O desafio está em apontar propostas relacionadas ao que ensinar e como ensinar nas escolas para a educação política do jovem, aprofundando a reflexão em torno de pontos como senso de justiça, solidariedade e respeito à diversidade.Para orientar as atividades e o debate do tema geral, a coordenação estadual do PJ Minas delimitou para o debate três subtemas. Eles vão nortear as discussões nas três etapas que compõem o projeto - municipal, regional e estadual - e são os seguintes:
  • "Educação política e currículo" (subtema 1);
  • "Interação entre escola e sociedade na formação política dos jovens" (subtema 2);
  • "Educação política para uma gestão democrática e participativa nas escolas" (subtema 3).
Na etapa municipal, as câmaras vão mobilizar os monitores do projeto e os estudantes das escolas do ensino médio escolhidas para participar do programa de formação. Serão discutidas e votadas nessa fase propostas para um documento a ser encaminhado à Câmara Municipal.

Algumas propostas priorizadadas na cidade serão encaminhadas, ainda, ao polo regional correspondente, onde a dinâmica se repetirá, dessa vez com aprovação de documento regional a ser encaminhado à coordenação estadual. Esta, por sua vez, consolidará e divulgará as contribuições de todos os polos para serem debatidas pelos estudantes nos municípios antes da etapa estadual. Depois disso, representantes dos estudantes finalmente se encontrarão em Belo Horizonte para a plenária estadual, realizada no Plenário da ALMG, onde será votado o documento final do evento. Ele será, então, enviado à Comissão de Participação Popular da ALMG, com o objetivo de propor encaminhamentos ao Legislativo sobre o tema da edição.

Calendário - Além do lançamento oficial nesta segunda (27), o projeto já teve concluídas este ano atividades de formação realizadas em fevereiro, na Escola do Legislativo  da ALMG. Do "Curso de Formação Introdutória" participaram representantes dos Legislativos municipais parceiros, tendo o "Curso de Formação de Coordenadores" capacitado aqueles que vão coordenar o PJ Minas nas câmaras municipais. Conforme a programação desta 14ª edição, a etapa municipal do PJ Minas será realizada de 3 de abril a 23 de junho; a etapa regional, nos 12 polos regionais, de 24 de junho a 23 de agosto; e a etapa estadual de 24 de agosto a 31 de outubro.

Fontes: Assessoria de Comunicação da ALMG e Assessoria de Imprensa da CML
 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »