03/04/2017 às 10h09min - Atualizada em 03/04/2017 às 10h09min

Seminário do COMSEA em Leopoldina tem grande número de participantes

Participaram produtores rurais, representantes de classes e entidades da cidade e região, além de autoridades municipais e regionais dos poderes Executivo e Legislativo.

Kalon Moraes

Com o tema "Valorização da Agricultura Familiar", foi realizado em Leopoldina na última quinta-feira, 30 de março, o primeiro Seminário promovido pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional do Município de Leopoldina.

O evento que contou com o apoio e a participação da EMATER e Secretaria Municipal de Agricultura, foi realizado no plenário da Câmara de Vereadores, e teve como um dos objetivos a Valorização da Agricultura Familiar no município através do PNAE. O Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE, criou essa oportunidade para que os produtores inseridos na Agricultura Familiar, possam comercializar seus produtos hortifrutigranjeiros, junto às escolas das redes municipais, estaduais e federais, sendo permitido um total de até R$60,000,00 em compras por produtor anualmente.

Participaram do Seminário, produtores rurais, secretários municipais, superintendentes regionais, vários vereadores, representantes de classes e entidades da cidade e região, além do vice-prefeito de Leopoldina, Márcio Henrique Alvarenga Pimentel.

Além do diagnóstico realizado pela EMATER e apresentado pelo extensionista Cimar Onofre Barbosa, outras palestras importantes como a da secretária de assistência social Maria do Carmo Brandão, do engenheiro agrônomo da secretaria de agricultura Gilson Barbosa Carminati, das nutricionistas do COMSEA Kerlen Rego e Flávia Ribeiro, foram muito importantes para esclarecer dúvidas sobre o fornecimento, produção e as boas práticas de fabricação e principalmente higiene, para que as pessoas possam consumir produtos de qualidade com segurança. Depois das palestras a palavra foi aberta ao público, e várias pessoas puderam esclarecer dúvidas, relatar experiências, e dar suas opiniões.

Para a secretaria municipal de Educação Regina Lúcia Barbosa Brito de Oliveira, a experiência de adotar um cardápio único, tem facilitado a integração "merenda escolar e agricultura familiar", ajudando em muito, o fornecimento de alimentos pelos produtores da agricultura familiar. Já o vice-prefeito Marcinho Pimentel, sugeriu a criação de uma pequena cooperativa ou associação, para que os produtores tenham mais condições de atender a todos, inclusive as escolas das redes de ensino estadual e federal. Outro que deu sua opinião e sugestão, foi o superintendente regional de  Educação Sidilúcio Ribeiro Senra, que ressaltou a necessidade de uma forte campanha de divulgação dirigida aos produtores, para que os mesmos se sintam mais estimulados a produzir, até outros produtos. Djanir Baquero, presidente do CMDRS-Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, também deu sua opinião, e sugeriu que a EMATER em parceria com o município, através de sua Secretaria de Agricultura, com o apoio dos Conselhos, promovam cursos de capacitação, para que todos possam melhorar em todos os níveis; produção e comercialização de seus produtos.

Após as palestras, os debates e as sugestões, foi oferecido um delicioso lanche com sucos de frutas produzidos pelos produtores da agricultura familiar, entre outros deliciosos quitutes apreciados por todos os presentes. Houve distribuição de mudas de árvores frutíferas e nativas entre os participantes.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »