03/04/2017 às 21h51min - Atualizada em 03/04/2017 às 21h51min

Academia Mineira de Letras homenageou Oiliam José

Representando a Academia Leopoldinense de Letras e Artes, compareceu o acadêmico Professor Luiz de Mello Sobrinho, que discursou na ocasião.

O professor Luiz de Melo Sobrinho durante discurso na AML
No dia 24 de março, às 17h, a Academia Mineira de Letras realizou a Sessão da Saudade em homenagem ao acadêmico Oiliam José. Durante a solenidade, vários amigos e representantes de instituições culturais prestaram sua homenagem ao acadêmico, que faleceu no dia 23 de fevereiro de 2017. Representando a Academia Leopoldinense de Letras e Artes, compareceu o acadêmico Professor Luiz de Mello Sobrinho, que discursou na ocasião.

Oiliam José nasceu em 9 de fevereiro de 1921, na cidade de Visconde de Rio Branco, filho de Chamel José e Gpurra José. Foi secretário Municipal da Prefeitura de Visconde de Rio Branco, contabilista da Secretaria de Finanças do Estado de Minas Gerais, chefe de gabinete da direção da Imprensa Oficial (1957 – 1959) e da Secretaria de Segurança Pública (1959 – 1961). Estudou e lecionou no Ginásio Leopoldinense, atual Escola Estadual Professor Botelho Reis.

O acadêmico fundou e dirigiu os jornais O Ginasiano e O Escoteiro. Ingressou na AML em outubro de 1960 e foi o primeiro sucessor de Luiz Joaquim de Oliveira na cadeira de número 30. É autor de vasta obra nas áreas de Sociologia, História, Etnologia. Além disso, escreveu várias versões da obra “Efemérides da AML”, importante livro sobre a história da Instituição.




Fonte: Academia Mineira de Letras
 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »