06/04/2017 às 08h32min - Atualizada em 06/04/2017 às 08h32min

IBGE abrirá 2.626 vagas temporárias para Censo Agropecuário de 2017 em Minas

O edital dos dois processos seletivos está previsto para ser publicado nos dias 10 e 24 deste mês

Marcelo Ernesto - Estado de Minas
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fará neste ano o Censo Agropecuário. Os trabalhos terão início em 1 de outubro e devem durar cinco meses. Para dar conta da demanda serão contratos, de forma temporária, 26.010 profissionais de diversas áreas em todo o país. Em Minas Gerais serão 2.626 vagas.

De acordo com informações do IBGE, os salários variam de R$ 1.600 a R$ 4 mil reais. Do total de vagas previstas para o estado, cinco delas são para quem tem ensino superior e as demais o pré-requisito é ensino médio.

Apesar disso, segundo o órgão, os números definitivos serão divulgados nos editais dos dois processos seletivos, cuja publicação está prevista para os dias 10/04 e 24/04/2017. Mais informações podem ser conseguidas na página do instituto.

Menos vagas > A previsão inicial de vagas para o Censo era de mais de 82 mil vagas temporárias, mas devidos aos cortes promovidos pela gestão de Michel Temer, que chegaram a 50%, o número foi drasticamente reduzido. “Diante desta contingência, o corpo técnico do IBGE foi compelido a fazer adaptações como, por exemplo, a redução do número de contratados temporários para essa operação”, informa.

Além disso, algumas adaptações tiveram que ser feitas. O prazo de recenseamento, que durava cerca de 90 dias, teve que ter o prazo ampliado para cinco meses.

Outra alteração foi diretamente no questionário. “A redução do orçamento tornou necessária uma simplificação do questionário inicialmente concebido. O objetivo foi dar mais agilidade à coleta de dados, permitindo que, em média, três estabelecimentos agropecuários sejam visitados pelos recenseadores, a cada dia”, explica o órgão. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »