07/04/2017 às 10h31min - Atualizada em 07/04/2017 às 10h31min

Sinal analógico de TV será desligado em Leopoldina no ano de 2023

Para sintonizar a TV digital em qualquer tipo de TV, é preciso instalar um conversor e uma antena externa.

Edição: Luiz Otávio Meneghite
Valter Matos, acha que deve ser feita uma campanha para esclarecer a população
O sinal analógico de TV será desligado em Leopoldina no ano de 2023, disse ao jornal Leopoldinense, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Valter Carlos Gonçalves de Matos, cuja secretaria é responsável pela manutenção da retransmissão de sinais de televisão instalados no Morro do Cruzeiro. Segundo ele, a partir de então o município será atendido exclusivamente pela TV digital e quem não se adaptar ficará sem conseguir assistir os canais de televisão aberta.

Para se adaptar a mudança não é necessário esperar até 2023. A TV digital já está disponível e tem alta qualidade de som e uma imagem perfeita, sem interferências. De acordo com Valter Matos, será necessária uma campanha para que a população seja bem, esclarecida a respeito e não ser pega de surpresa.

Como digitalizar?

Para sintonizar a TV digital em qualquer tipo de TV, é preciso instalar um conversor e uma antena externa. As TVs de tela fina, mais modernas, já têm um conversor integrado. Nelas, basta conectar a antena externa na TV e sintonizar os canais digitais com uma busca automática.  Mas nem toda TV de tela fina é digital. Algumas fabricadas antes de 2012 também vão precisar do conversor, que é conectado à TV para sintonizar os canais.

As TVs de tubo, mais antigas, também vão precisar de um conversor. Será preciso ligar a antena externa ao conversor, plugar o conversor na TV, fazer a busca e assistir à programação da TV digital com melhor imagem e melhor som.

O Governo de Minas se comprometeu a distribuir gratuitamente para 422 mil famílias kits contendo: conversor, antena, cabos e conectores. Essas famílias devem fazer parte de algum programa social, como Luz para Todos, Minha Casa Minha Vida, Pronatec, ou Bolsa Família. Para saber quem pode participar desses programas e tem direito de receber o kit gratuitamente ligue para 147 ou acesse www.sejadigital.com.br  

Fonte: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Leopoldina e jornal Hoje em Dia


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »