27/04/2017 às 08h19min - Atualizada em 27/04/2017 às 08h19min

Leopoldina ganha clínica especializada em Oftalmologia

Em entrevista exclusiva ao jornal Leopoldinense, o Dr. Lívio Ferraz conta um pouco de sua trajetória e dos planos para o Instituto de Olhos Ferraz.

Dr. Livio Ferraz
A população de Leopoldina e região acaba de ser contemplada com uma moderna e bem equipada clínica especializada em oftalmologia, com a inauguração do Instituto de Olhos Ferraz, dirigida pelo médico oftalmologista Dr. Lívio Ferraz. Natural de Leopoldina, ele passou os últimos 13 anos estudando e se especializando preparando a volta à terra natal. Sua vida profissional foi construída no Rio de Janeiro, onde cursou medicina na UFRJ, prestou concursos públicos, publicou artigos e frequentou congressos que acabaram por complementar sua formação. Já ao final da faculdade ingressou na residência médica de oftalmologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro onde se especializou e se tornou orientador cirúrgico e Fellowship da instituição.

Nesta entrevista exclusiva a João Gabriel Baia Meneghite, o Dr. Lívio Ferraz conta um pouco de sua trajetória e dos planos para o Instituto de Olhos Ferraz, localizado no Edifício Secol, na rua José Peres nº 46, sala 2, com o telefone(32) 3449-4481.

Após tantos anos fora de Leopoldina, por que decidiu voltar?

Realmente saí de Leopoldina ainda muito jovem, aos 17 anos para estudar medicina. Mas sempre tive o sonho de conseguir retornar à minha cidade. Aqui ficaram meus amigos, minha família. Sou muito ligado a eles e nesses 13 anos que passei me preparando para um dia retornar não foi fácil lidar com a distância e a ausências.

Você falou em sonho e preparação para retornar à Leopoldina. Por quê?

Na realidade, sonho se refere a um desejo pessoal de voltar às minhas origens, mas isso também vem acompanhado de um desafio, ser capaz de prover o melhor da minha capacidade à minha cidade natal. Sei que a aceitação de um profissional pela população depende de um trabalho bem realizado e que isso só seria capaz se eu me preparasse muito para isso. Objetivando esse momento, lá se foram faculdade, residência médica, cursos, participações em congressos, artigos publicados, concursos públicos. Tudo isso para ter a convicção de estava preparado para esse retorno.

Conte-me um pouco de sua trajetória profissional.

Minha vida profissional se fez até esse momento, basicamente no Rio de Janeiro. Cursei medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, e ainda durante a faculdade prestei concursos públicos, publiquei artigos e frequentei congressos que acabaram por complementar minha formação. Já ao final da faculdade ingressei na residência médica de oftalmologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e de lá não saí mais. Por lá me especializei e tornei-me orientador cirúrgico e Fellowship da instituição, além do meu mestrado que está em curso. Hoje sou membro da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa.

Quanto a sua especialização e sua relação com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, como é para você essa sua nova realidade em Leopoldina?

O meu vínculo com a Universidade ainda não me permitiu estar integralmente em Leopoldina, mas é um projeto que devo realizar nos próximos anos. Lá existe um lado muito gratificante, tanto profissionalmente quanto do ponto de vista humano. Profissionalmente pelo fato de ser uma instituição de ensino voltada para a pesquisa e a produção de conhecimento e onde tenho o prazer de ajudar a formar novos cirurgiões oftalmológicos. O lado humano se deve ao fato de hoje o SUS viver uma verdadeira derrocada financeira e as filas para as cirurgias de catarata principalmente, ultrapassam anos de espera. Sinto certa obrigação em continuar meu trabalho, tentar abreviar ao máximo o sofrimento da população assistida pelo Hospital Universitário.

E quais são seus projetos especificamente para Leopoldina?

(pausa) São muitos. Acho que passaria dias aqui falando dos meus projetos. Em dezembro quando comecei a me organizar para inaugurar o Instituto de Olhos Ferraz, procurei diversos profissionais que pudessem me ajudar a trazer para a cidade um conceito de medicina que já existe em grandes centros. Tentei construir um espaço com toda a aparelhagem necessária para um diagnóstico preciso, equipamentos de ultima geração, investi também em conforto para meus pacientes. Hoje conto com um Instituto totalmente informatizado, seguindo o padrão das principais clínicas do país. O resultado tem me deixado muito feliz, o retorno profissional tem vindo de forma mais rápida do que o programado. Hoje o melhor presente tem sido a satisfação dos pacientes que tenho atendido. Esta é a realização de um sonho iniciado aos meus 17 anos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »