28/04/2017 às 12h42min - Atualizada em 28/04/2017 às 12h42min

Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria começa em junho

As empresas estão tendo um prazo de 90 dias para buscar a regularização e receber o selo de empresa participante do FAPI.

Terá início no dia 07 de junho a fase de fiscalização do Programa de Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria – FAPI. No dia 14/03/2017, foi realizado na FIEMG Regional Zona da Mata o Workshop de lançamento do Programa, uma parceria da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) e a FIEMG, com o objetivo de mobilizar a indústria para que ela não seja surpreendida pelo processo de fiscalização que acontecerá a partir de 07 de junho.

O objetivo foi informar, instruir e sensibilizar os empreendedores a respeito das melhores práticas ambientais, incentivando-os a obter a regularização ambiental de seus empreendimentos e o Sistema FIEMG tem importante papel, por meio do Programa Minas Sustentável nesta orientação junto aos empresários. Em vista desse compromisso com a sustentabilidade da indústria, colocamos a FIEMG Regional Zona da Mata à disposição dos empresários para fornecer as orientações necessárias para o procedimento de regularização ambiental, totalmente sem custo:
 
-Preenchimento e protocolo do Formulário de Caracterização do Empreendimento (FCE);
-Emissão do Formulário de Orientação Básica (FOB);
-Orientações sobre os aspectos e impactos dos empreendimentos
-Orientação sobre a documentação exigida para a formalização do processo
-Emissão do selo de "Empresa Participante do FAPI";
-Agendamento de visita para verificação da adequação ambiental.

A não regularização ocasionará multas e até mesmo a suspensão de atividades. As empresas estão tendo um prazo de 90 dias para buscar a regularização e receber o selo de empresa participante do FAPI.

Após este prazo, ou seja, a partir de 07 de junho, será realizada a fiscalização nos moldes previstos em lei.  

Mais uma vez, a FIEMG Regional Zona da Mata se coloca à disposição.Contato para mais informações:Luíza Cortat | Analista Ambiental -FIEMG - Regional Zona da Mata-Tel.: (32) 3249-1024 luiza.cortat@fiemg.com.br 


 
Fonte: Graciele Vianna-Analista de Comunicação FIEMG -Regional Zona da Mata
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »