23/05/2017 às 08h40min - Atualizada em 23/05/2017 às 08h40min

Cartão de crédito é a forma mais utilizada pelos leitores para compras

Mas no interior ainda resistem às modernidades o vale assinado, as antigas cadernetas, as promissórias e os cheque pré-datados.

Luiz Otávio Meneghite
Desde os tempos dos nossos avós, comprar fiado é um hábito que veio aumentando com a criação de alternativas surgidas com o passar do tempo. Das antigas cadernetas onde eram anotadas as compras do dia a dia, passando pelos vales assinados que ainda existem em cidades do interior como Leopoldina em comércios como padarias, açougues e lanchonetes, das promissórias, até a chegada do cheque especial e do cartão de crédito, lança-se mão da compra para pagar depois.

Aliás, todo o tipo de comércio apela para o crédito fácil para atrair a atenção de clientes, caso contrário a circulação de mercadorias e serviços seria muito pequena e, consequentemente, haveria menos empregos na indústria e no comércio.

Isso, sem falar dos famigerados créditos consignados que se utilizam de propagandas acintosas oferecendo garantia de empréstimos mesmo para quem tem o nome negativado junto ao SPC. Nesse caso a garantia é o desconto na fonte de pagamento seja na Previdência Social ou na folha de pagamento dos vencimentos em repartições públicas.

Como sempre, acatando sugestões de nossos leitores, colocamos em votação a seguinte enquete: Que tipo de crédito você utiliza? O resultado aponta que a maioria se utiliza do cartão de crédito e aqui aproveitamos para dar um conselho: não deixe de pagar o total da fatura, caso contrário você corre o risco de se afundar em dívidas, já que os juros são exorbitantes e você começa a trafegar num caminho sem volta.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »