11/06/2017 às 17h15min - Atualizada em 11/06/2017 às 17h15min

'O Jiu-Jitsu salvou minha vida', disse atleta de Cataguases

Leandro Caio fez uma luta emocionante e foi ovacionado pela torcida na 15º Sol & Neve Cup Jiu-Jitsu de Leopoldina

TEXTO E FOTOS JOÃO GABRIEL B. MENEGHITE
Atletas de diversas regiões do Estado de Minas Gerais e Rio de Janeiro estiveram em Leopoldina neste sábado, 10 de junho, para o 15º Sol & Neve Cup Jiu-Jitsu. O evento aconteceu no Ginásio Poliesportivo Dr. José Bastos Faria Freire, localizado no bairro Bela Vista e foi organizado pela academia USJJ - Ulisses Silva Jiu-Jitsu, com o patrocínio da fábrica de sorvetes Sol & Neve, que dá nome ao torneio.

Dentre muitas lutas, uma especificamente, levantou a torcida com mais intensidade: a disputa entre Lucas de Melo Dias Ribeiro, 23 anos, da Pro Fight Tean, de Santos Dumont e de Leandro Caio de Lima Bento, 28 anos, da Lobotim, de Cataguases. Esse último perdeu a visão há três anos por consequência de um acidente de caminhão, onde sofreu um trauma na cabeça.
À esqueda o atleta Leandro e o vencedor da luta na graduação faixa branca Lucas.
Leandro conheceu o Jiu-Jitsu no ano passado, através de um amigo. Em entrevista ao jornal Leopoldinense ele disse que essa modalidade esportiva salvou sua vida. "Entrei no Jiu-Jitsu para me superar e fui muito mais além. É o segundo evento que participo e fiquei muito emocionado com o carinho da torcida. A minha mensagem é de agradecimento. É preciso ter fé em primeiro lugar, não desistir de lutar e correr atrás dos objetivos, superando as dificuldades", comentou.
 
Lucas de Melo lutou contra o Leandro Caio na categoria pesado (até 94kg), graduacão faixa branca, e disse que apesar de sua deficiência, foi um atleta difícil de ser vencido. "Ele é duro, tem muita técnica e é explosivo. Se eu desse mole tinha me finalizado".

Segundo Shony Carvalho Fófano, um dos organizadores do desafio, mais de 300 atletas participaram, sendo divididos em chaves nas suas respectivas categorias. Ele agradeceu à Sol & Neve pela parceria que já dura há alguns anos, promovendo o turismo de eventos e contribuindo com a movimentação da economia local.

Em entrevista ao jornal Leopoldinense, o professor Ulisses Silva comentou que veio do Rio de Janeiro e lá, organizava torneios semelhantes. Com a abertura da academia em Leopoldina, resolveu fazer o encontro entre os seus atletas cariocas e mineiros. O evento cresceu, chamando a atenção de adeptos de toda região e, atualmente, conta com a participação de academias dos municípios de Juiz de Fora, Ubá, Porciúncula, Ervália, Visconde do Rio Branco, Pirapetinga e Rio de Janeiro, entre outros.
Os organizadores Ulisses e Shony ao lado do atleta Rômulo.
Profissionais da Confederação Brasileira de Jiu-jitsu, que fazem arbitragem para campeonatos brasileiros e mundiais, estiveram em Leopoldina, dando requinte profissional ao torneio que já tem despertado a atenção de grandes academias do Brasil como a Grace Barra.
 
Uma das referências no esporte em Leopoldina, o campeão brasileiro e mundial Fernando Pires, não lutou, pois está se preparando para o próximo Campeonato Mundial, a ser realizado no dia 15 de julho, no Rio de Janeiro. "Estou na preparação desde o início do ano com o mestre Shony Carvalho e Ulisses Silva. O objetivo é evitar lesões para chegar com tudo no torneio e tentar trazer o hexa para Leopoldina", disse
Mestre Ulisses e o campeão mundial Fernando Pires.









Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »