12/06/2017 às 11h12min - Atualizada em 12/06/2017 às 11h12min

Cefet de Leopoldina abre inscrições para pós-graduação

Perfil do profissional com especialização em ‘Internet das Coisas’ têm sido requisitado por empresas operadoras de telecomunicações.

O Cefet-MG, Unidade de Leopoldina, abriu inscrições para o curso de pós-graduação em 'Internet das Coisas', voltado à profissionais graduados em Ciências da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação, Sistemas de Informação, Tecnólogos na área de TI e áreas correlatas. Os alunos egressos terão a possibilidade de trabalhar no desenvolvimento de projetos com sistemas embarcados, com Internet das Coisas, TI, na gestão de equipes multidisciplinares na área ou em startups. O perfil do profissional com especialização em ‘Internet das coisas’ têm sido requisitado por empresas operadoras de telecomunicações nacionais e internacionais.
 
Serão 24 vagas ofertadas, com carga horária total de 360 horas. A seleção será através de um processo seletivo que envolve análises de currículos e entrevistas. 
 
Confira as informações abaixo e o link para inscrições:
 
Apresentação do curso
 
A Internet das Coisas vem modificando a forma de desenvolver e implantar sistemas embarcados e computacionais que se comunicam pela rede mundial. Com ela, novas oportunidades de negócios vêm sendo exploradas. Assim, televisores, videogames, automóveis e eletrodomésticos estão conectados à Internet, oferecendo a possibilidade de explorar o desenvolvimento de novos sistemas.
 
A idealização do curso partiu da necessidade de se criar alternativas adequadas para o trabalho com as disciplinas dos módulos de forma integrada e com uma visão de inovação, com foco no negócio, unindo teoria e prática, para que o discente possa sempre experimentar na prática, o conhecimento teórico adquirido.
 
Também faz parte da concepção deste curso o desenvolvimento de um projeto integrador, aliando o conhecimento adquirido através de metodologia adequada à Pesquisa & Desenvolvimento - P&D, com foco em gestão, inovação e empreendedorismo. Dessa forma, os discentes serão preparados para atuar no mercado como pesquisadores e desenvolvedores nas empresas, ou possibilitar a criação sua própria startup.
 
As possibilidades que surgem com a loT são inúmeras, passando por todos os estágios do ciclo de vida do produto.
 
Tendências futuras
 
Observa-se que a área de saúde, aplicações de uso urbano e automotivas são classificadas com auto potencial para futuras aplicações de Internet das Coisas.
 
Surge, então, a necessidade da criação de um curso para formar profissionais capacitados em projetar, desenvolver e implantar sistemas digitais que monitorem e controlem as coisas do mundo físico, de forma integrada.
 
A mobilidade e a conectividade das pessoas com o mundo ao redor, por meio do uso dos dispositivos móveis, já é uma realidade e o crescimento dessa tendência é uma das principais apostas de empresas focadas no futuro.
 
Objetivo
 
Formar profissionais com conhecimento em: programação para sistemas digitais, embarcados e Web, além de tecnologias de comunicação e gerenciamento de dados em sistemas distribuídos. Capacitar profissionais para desenvolver soluções inovadoras que envolvem sistemas multiplataformas, tanto para a área acadêmica quanto para o mercado.
 
Público-alvo
 
Profissionais graduados em Ciências da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação, Sistemas de Informação, Tecnólogos na área de TI e áreas correlatas.
 
O egresso terá possibilidades de trabalhar no desenvolvimento de projetos com sistemas embarcados, com Internet das Coisas, TI, na gestão de equipes multidisciplinares na área ou em startups. Empresas nacionais e multinacionais, especialmente operadores de telecomunicações, têm demandado o perfil ofertado pelo curso.
 
Informações gerais
 
Número de vagas: 24 vagas
Horário das aulas: Sábados - manhã (09h às 12h) e tarde (14h às 17h)
Carga horária do Curso: 360 horas (em 24 meses, incluindo a apresentação da monografia)
Seleção: Análise de Currículo e entrevista Processo Seletivo:
Inscrição: de 20/06/2017 a 07/07/2017 Entrevistas: de 12 a 15/07/2017 Resultado parcial: 18/07/2017 Recursos: 19 e 20/07/2017 Resultado final: 24/07/2017 Matricula: 27 e 28/07/2017 Início das aulas: 05/08/2017 Investimento - 18 prestações de R$ 550,00
Inscrições pelo site:http://www.leopoldina.cefetmg.br/internet-das-coisas
 
Contato:
Telefones:
(32) 3449-2308 (Gláucia ou Simone)
(32) 3449-2321 (Prof. José Geraldo R. Júnior) e-mail: [email protected]
LOCAL DO CURSO
CEFET-MG - Unidade Leopoldina
Rua José Peres, 558 - Centro - 36700-000
Leopoldina - MG


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »