04/07/2017 às 08h36min - Atualizada em 04/07/2017 às 08h36min

Câmara de Leopoldina realizou plenária municipal do Parlamento Jovem

As propostas aprovadas serão encaminhadas para a Plenária Regional que será realizada no período de 1º a 18 de agosto, em Matias Barbosa.

Estudantes que participam do Parlamento Jovem em Leopoldina
A Câmara Municipal de Leopoldina realizou a Plenária Municipal do Parlamento Jovem na noite do último dia 28 de junho, no Salão Nobre “Antônio Sérgio Lime Freire”. A mesa principal do evento foi constituída pelo Presidente do Legislativo, Pastor Darci José Portella, pelos vereadores Waldair Barbosa Costa, José Ferraz Rodrigues e Valdilúcio Malaquias, o Vice-Prefeito Márcio Henrique Alvarenga Pimentel, os coordenadores do Parlamento Jovem de Leopoldina, Luiz Celso Barbosa e Ludmilla Gomes Xavier, o Presidente da Câmara de Matias Barbosa, Carlos Alberto de Almeida e o Coordenador Geral do PJ Pólo Zona da Mata, Claudinei dos Santos Lima, e os alunos Darlan Lima Severino e Marina de Cássia Ferreira Batista, respectivamente coordenador dos trabalhos e relatora.

Na abertura das atividades, alguns convidados transmitiram mensagens de apoio e reconhecimento aos estudantes participantes do projeto. Eles ressaltaram a importância do Parlamento Jovem, pois aproxima a juventude da Câmara Municipal, proporcionando-lhes uma visão diferenciada da política.

Em seguida, os estudantes apresentaram as propostas que foram discutidas e votadas. As propostas aprovadas serão encaminhadas para a Plenária Regional que será realizada no período de 1º a 18 de agosto, em Matias Barbosa.

Foram vencedoras as seguintes propostas:

SUBTEMA 1 – EDUCAÇÃO POLÍTICA E CURRÍCULO

Proposta 1 – Implantar a disciplina de educação política do Ensino Fundamental II ao Médio, em diferentes proporções, com uma aula semanal recreativa ou tradicional, com professores habilitados em docência na área.

Proposta 2 – Desenvolver um projeto de debate político inserido no PPP (Projeto Político Pedagógico), com tema definido no início do ano letivo, sendo desenvolvido em diversas etapas, divididas em Ensino Fundamental II e Médio.

SUBTEMA 2 – INTERAÇÃO ESCOLA E SOCIEDADE NA FORMAÇÃO POLÍTICA DOS JOVENS

Proposta 1 – Criar um sítio eletrônico que proporcione o acesso dos alunos, mediante utilização de login e senha, às notas e trabalhos, e que as atividades desenvolvidas na escola possam ser divulgadas para a comunidade para que a mesma contemple as atividades em desenvolvimento no âmbito escolar, podendo contribuir para uma gestão participativa e integrada.

Proposta 2 – Acrescentar projetos que tragam profissionais das mais diversas áreas de atuação para um debate sobre suas profissões, bem como: visitas guiadas por empresas locais para conhecer as atividades que são desenvolvidas nos comércios locais, e auxílio de um psicólogo para orientação vocacional.

SUBTEMA 3 – EDUCAÇÃO POLÍTICA PARA GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA NAS ESCOLAS

Proposta 1 – Realizar convênio público privado com a Secretaria de Esportes, para criar uma bolsa aluno atleta nas escolas, onde os alunos que tenham sido convocados para uma equipe de destaque maior, tenham oportunidade de desenvolver seu talento.

Proposta 2 – Tornar obrigatório um psicólogo nas escolas públicas para atender à comunidade escolar, sendo possível uma educação de qualidade de modo a solucionar os conflitos entre alunos, professores e família.

O Parlamento Jovem é uma ação da Câmara Municipal de Leopoldina em parceria com a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e a PUC Minas. O objetivo é proporcionar aos jovens um espaço para reflexão sobre o papel do Poder Legislativo Municipal e Estadual.

Fonte: Arnaldo Spindola-Câmara Municipal de Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »