04/07/2017 às 08h55min - Atualizada em 04/07/2017 às 08h55min

Sistema FAEA/SENAR e SEBRAE do Amazonas promovem visitas às Fazendas do BASA

Enviado por Kalon Moraes

O presidente do Sistema FAEA/SENAR - Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas  Muni Lourenço e o Coordenador do SEBRAE Erivan Oliveira, promoveram importante visita às Fazendas do BASA em busca de tecnologia reprodutiva avançada. Autoridades municipais, pecuaristas e produtores, veterinários, zootecnista, empresários e professores, formaram uma comitiva que vieram a Minas Gerais, em busca de melhoramento com diversidade genética.


► Da esq p dir Luiz Fernando, repres do SEBRAE Erivan, o empresário José Mário, Simeão Feres, Ismael técnico em agrop, o presidente do FAEASENAR Muni Lourenço, o acadêmico veterinário Braitner e  o produtor Ortunior
 

A Comitiva foi recebida na Zona da Mata pela Equipe do BASA, e teve a oportunidade de conhecer uma parte da rotina dos trabalhos, seu manejo, produção de alimento, técnica de doma racional com o veterinário Simeão Feres Neto, sistema de produção do Girolando PLUS, os acasalamentos, entre outros avanços como a seleção genômica de seu rebanho e etc. As Fazendas do BASA realizam um trabalho criterioso e dos mais conceituados. Atualmente seu plantel é composto por 1085  fêmeas na seleção, e 430 prenhezes para nascer este ano, sendo o maior plantel de doadoras Gir Leiteiro do Brasil.


► Apresentação de todos, e a história do início do trabalho de melhoramento

Para o presidente do Sistema FAEA/SENAR, o estado de Minas Gerais possui um trabalho de melhoramento genético muito evoluído, e é o que falta no estado do Amazonas. "... estamos visitando Minas Gerais, por entender que seu trabalho na área de melhoramento genético está muito avançado. Precisamos ampliar a participação dos nossos produtores, pecuaristas e profissionais dessa área, no Programa de Melhoramento Genético do Girolando - PMGG. Aproveitamos para conhecer na prática, um pouco dessa evolução do rebanho leiteiro mineiro, através do trabalho desenvolvido nas Fazendas do BASA, e firmar parcerias para o desenvolvimento da pecuária leiteira no Amazonas", ressaltou o presidente Muni Lourenço.

Nossa intenção é viabilizar através do SEBRAE com o Sistema FAEA/SENAR - AM, parcerias com o BASA, para que possamos acelerar o melhoramento genético do nosso rebanho, e consequentemente a qualidade dos nossos animais através de FIV, ou da  TE - transferência de embriões", disse o representante do SEBRAE-AM, Erivan Oliveira.

Segundo o presidente da Associação de Pecuaristas de Parintins - APP, produtor Isandrey Pimentel Azedo. "Minas  evoluiu muito a raça Gir Leiteiro através de criadores como as Fazendas do BASA. Hoje, ao conhecer parte do trabalho realizado dentro das porteiras, tivemos a certeza de que poderemos promover parcerias para o desenvolvimento da nossa pecuária. No BASA, encontramos qualidade e o trabalho é levado muito a sério, por toda sua Equipe. Estou satisfeito com os resultados da genética leiteira do BASA na produção do Girolando PLUS, são animais diferenciados e com muita força genética", explicou o presidente da APP, Isandrey Azedo.


► Demonstração técnica do veterinário Simeão Feres, sobre a doma racional


► Presidente do FAEASENAR Muni Lourenço, o agropecuarista José Mario e o veterinário Simeão Feres


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »