13/07/2017 às 08h32min - Atualizada em 13/07/2017 às 08h32min

Núcleo de Reabilitação é destaque em hidroginástica e hidroterapia pelo SUS em Leopoldina

A piscina do NIR é térmica, mantendo temperaturas mornas para as atividades durante o clima frio, e é a única, nesses moldes, que foi construída para atender o SUS.

Edição: Luiz Otávio Meneghite(*)
Inaugurado no dia 26 de fevereiro de 2016, o Núcleo Integrado de Reabilitação (NIR) Dr. Nilo Luiz da Silva, oferece à sociedade leopoldinense atendimentos com fisioterapeutas que utilizam de recursos como RPG (Reeducação Postural Global), Pilates, Cinesioterapia, Eletroterapia, Fisioterapia Aquática e Dermatofuncional com destaque para hidroginástica e hidroterapia.
 
O local possui outro diferencial, que é o atendimento também por acesso direto da população, podendo consultar diretamente o fisioterapeuta. Os pacientes que são atendidos hoje no NIR são formados, em sua maioria, por esse acesso direto por demanda espontânea.
 
O NIR de Leopoldina é mantido com recursos próprios do Município. O prefeito e médico Dr. José Roberto de Oliveira relata que a Prefeitura teve auxílio apenas na construção da piscina e na aquisição dos equipamentos do local, doados pelo então secretário estadual de Saúde, Dr. Marcus Pestana. Para o gestor municipal, manter o núcleo em funcionamento em tempos de crise e sem o auxílio dos governos estadual ou federal tem sido um grande desafio. “O repasse de verba tem sido cada vez menor e a Prefeitura tem arcado com todas as despesas. Mas não tem o que substitua o prazer de ver o paciente saindo daqui com os movimentos recuperados”, salienta.

A secretária municipal de Saúde,  Lúcia Helena Fernandes da Gama, que é enfermeira, conta que os resultados obtidos após a criação do núcleo, somados aos demais serviços de saúde que oferecem atendimento com fisioterapeuta, já são visíveis. “Nós interligamos os serviços de fisioterapia do Município como um elo, onde um não funciona sem o outro. Essa ideia não é só para a economicidade, mas também para o próprio desenvolvimento do paciente. Eu fico feliz de ver pessoas que antes eram restritas ao leito e hoje já não estão mais. O ganho maior é a qualidade de vida que eles estão tendo. Aqui nós temos pessoas que estão sendo tratadas, reabilitadas, mas temos também a parte preventiva da fisioterapia para que os idosos tenham uma melhor qualidade de vida, que diminuam as dores que sentem. Temos menos internações por hipertensão e diabetes, graças ao trabalho que está sendo feito”, explica a secretária.

Rejane Aparecida Reis Nogueira, com 04 meses de gestação.
 
Hidroginástica e hidroterapia
 
O Núcleo Integrado de Reabilitação (NIR) vem se destacando com os serviços de hidroginástica e hidroterapia para hipertensos, diabéticos, idosos, pacientes com Alzheimer e do Programa Hiperdia e gestantes. Tal serviço é realizado pelos educadores físicos, Glauquer de Castro Lacerda e Thalita Vargas da Silva, e o fisioterapeuta Adalberto Pinheiro Guedes.
 
Os benefícios da hidroginástica são o condicionamento cardiovascular, cardiorrespiratório e muscular, obtidos por meio de exercícios de flexibilidade, relaxamento, coordenação motora e pressão hidrostática (leve pressão sobre o corpo e os vasos, que auxilia o retorno venoso, beneficiando pessoas com varizes) realizados em uma piscina. Também enrijece os músculos, aumenta a força muscular, trabalha o equilíbrio corporal, ajuda a manter a densidade mineral óssea, previne a osteoporose, controla a pressão arterial, desintoxica as vias respiratórias, tem alto gasto calórico, melhora a autoestima, reduz a ansiedade e o inchaço, uma vez que a água diminui a percepção do peso e melhora a circulação sanguínea. Para as gestantes, ocorre a melhora no suportar da dor durante o parto, além da diminuição dos edemas.
 
A piscina do NIR é térmica, mantendo temperaturas mornas para as atividades durante o clima frio, e é a única, nesses moldes, que foi construída para atender o SUS.
 
(*)Fontes: Secretaria Municipal de Saúde e Revista Crefito4, do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »