28/07/2017 às 19h46min - Atualizada em 28/07/2017 às 19h46min

Projeto de futebol atende 75 crianças de Escolas Públicas de Ubá

A inciativa é viabilizada pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte

SEGOV - Governo de Minas - Central de Imprensa
Praticamente todo garoto brasileiro já sonhou em se tornar um jogador de futebol. Para 75 crianças e adolescentes, entre 10 e 14 anos, estudantes da rede pública de ensino da cidade de Ubá, no Território Mata, alcançar este sonho ficou um pouco mais fácil, graças ao início da execução do projeto Formando Craques na Bola e pra Vida, do Instituto FAGOC de Educação e Cultura. 

Viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, mecanismo da Secretaria de Estado de Esportes (SEESP), a inciativa que teve sua execução iniciada no último mês de junho promove treinamentos de futebol de campo para 75 alunos que são divididos em três turmas de 25, de acordo com suas idades: de 10 e 11 anos; de 12 e 13 anos; e de 14 anos. 

“A ideia surgiu da necessidade de suprir o tempo livre e ocioso dos alunos, contribuindo para que eles possam ter o pleno desenvolvimento esportivo, por meio do futebol, e, dessa forma ficarem longe das ruas”, explica a coordenadora do projeto, Gisella Guilhermino. 

Para preencher as vagas ofertadas, foram feitas divulgações prioritariamente nas próprias escolas municipais e estaduais do município de Ubá. Os interessados tiveram um período de inscrição e foram selecionados de acordo com as três faixas etárias oferecidas, por ordem de inscrição. Os inscritos que não foram selecionados ficaram em uma lista de espera, sendo chamados à medida que acontecem desistências, ou para substituir os alunos que faltarem acima de 25% das aulas no bimestre. 

Além das aulas gratuitas que acontecem no campo do Ubaense Esporte Clube e vão até o mês de maio do ano que vem, os participantes receberão um kit de uniforme e terão a disposição aulas planejadas para o pleno desenvolvimento. “Trabalhamos o futebol de campo, com ênfase no futebol de sete. Além do espaço físico condizente para a prática da modalidade, oferecemos aos alunos um professor com formação em Educação Física, que dará aulas planejadas com conteúdos e metodologia compatíveis com cada idade”, explica Gisella. 

Para a execução da iniciativa, foram captados R$ 123.860,36 junto à Indústria e Comércio Copas – fabricante de colchões localizada na própria cidade de Ubá. Além disso, o Instituto FAGOC de Educação e Cultura conta ainda com outros dois projetos aprovados pelo mecanismo da SEESP, no Edital 01/2015, que também serão realizados na cidade do Território Mata. O primeiro é o Garotas Futebol de Ouro, que irá beneficiar 50 adolescentes do sexo feminino, com idade entre 11 e 16 anos, e o segundo é o Futebol Cidadão, para 100 crianças, de 6 a 10 anos. 

Ambos não iniciaram sua execução por ainda não terem captado 100% dos recursos, sendo uma ótima oportunidade para empresários interessados em apoiar o esporte em Minas Gerais. Vale ressaltar, que para isso, não é preciso gastar nenhum centavo a mais, uma vez que o dinheiro investido pela empresa é um recurso que já terá que ser revertido aos cofres públicos. 

Veja aqui a relação dos projetos que já foram aprovados no mecanismo e buscam parceiros. 

Minas Esportiva Incentivo ao Esporte

Por meio do programa de fomento à prática esportiva, 0,05% da receita líquida anual do ICMS que coube ao Governo de Minas Gerais podem ser direcionados pelas empresas contribuintes para apoiar atividades esportivas ou paradesportivas. 

Desde 2013, quando a Lei Nº 20.824 que regulamenta a ação foi sancionada, foram aprovados 488 projetos que proporcionaram benefícios tanto para a população atendida quanto para as empresas apoiadoras. Desse total 142 projetos já foram executados ou estão em execução com recursos captados que ultrapassam os R$ 40 milhões. Já são mais de 76 mil beneficiários entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, de 56 municípios mineiros. 

Saiba mais em: incentivo.esportes.mg.gov.br

____

Mais informações: Secretaria de Estado de Esportes (Seesp)
Telefone: (31) 3915-4725


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »