31/07/2017 às 19h21min - Atualizada em 31/07/2017 às 19h21min

l Simpósio de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira é realizado com sucesso e muita diversidade genética

Em sua palestra, o pecuarista Evandro Guimarães ressaltou a importância do Girolando, produzido a partir de doadoras Gir Leiteiro de alta lactação.

Enviado por Kalon Moraes
Uma nova era de resultados em seleção e melhoramento genético de Gir Leiteiro e Girolando foi apresentada pelas Fazendas do BASA, no segundo dia do Simpósio de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira da Microrregião de Muriaé.  Além da apresentação de excepcionais reprodutores Gir Leiteiro, estrelas da raça como as Campeãs Leiteiras 2017 - Dourada e Maia FIV do BASA, juntamente com outras excelentes doadoras, desfilaram sua capacidade funcional e produtiva, demonstrando para os presentes, a evolução do trabalho realizado dentro das porteiras das Fazendas do BASA. Cerca de noventa produtores, profissionais, representantes de entidades e autoridades compareceram para o segundo dia de evento, que contou com a participação do pecuarista Evandro Guimarães e do pesquisador da EMBRAPA Gado de Leite Paulino José.

Em sua palestra, o pecuarista Evandro Guimarães ressaltou a importância do Girolando, produzido a partir de doadoras Gir Leiteiro de alta lactação. "Na prática, esses animais que denominamos de F1 PLUS, tem demonstrado produções médias de 25 kg de leite dia (fêmeas F1 de primeira cria), em sistema de produção de leite em piquetes rotacionados. Além de serem produtivos, esses animais são rústicos, apresentam fertilidade extraordinária e uma vida produtiva excelente. Esse gado pode modificar o patamar da produtividade leiteira no Brasil", explicou Dr. Evandro.

Como a produção de leite é uma atividade totalmente integrada à agricultura, pois é necessária a produção de alimentos, em larga escala, para os animais, o evento promoveu também, palestra sobre cultivo de Capim - Elefante de alto rendimento, para a produção de silagem, e do BRS Kurumi, para o pastejo rotacionado com o pesquisador Paulino José, da EMBRAPA.

Além de secretários de municípios vizinhos, quem também prestigiou o Simpósio de Pecuária Leiteira foram os prefeitos de Muriaé Ioannis – Grego e o de Eugenópolis Vasco Navarro - Vasquinho, além do Superintendente Regional da EMATER MG, Paulinho Carvalho.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »