10/08/2017 às 08h46min - Atualizada em 10/08/2017 às 08h46min

Prefeitura vai contratar empresa especializada para manutenção dos semáforos de Leopoldina

Equipamentos estão sempre funcionando de forma irregular em vários pontos da cidade.

Edição: Luiz Otávio Meneghite
Os semáforos quando foram instalados na cidade
O prefeito José Roberto de Oliveira assinou ato ratificando a inexigibilidade de licitação visando a contratação de empresa especializada para fornecimento de peças de reposição e serviços de manutenção corretiva em semáforos instalados nos cruzamentos de Leopoldina.
 
O ato do prefeito foi assinado no dia 7 de agosto e publicado na edição nº 2061, de 10 de agosto, do Diário Oficial dos Municípios Mineiros, embasado em Parecer favorável da Procuradoria Geral do Município e a empresa escolhida foi a Farol Sinalização Viária Ltda, da cidade de Três Corações-MG no valor total de R$ 21.867,00 com dotação orçamentária da Secretaria Municipal de Obras. A empresa é a mesma que instalou os atuais semáforos de Leopoldina.
 
Para refrescar a memória
Leitoras pedem manutenção em semáforos da cidade

Gostaria que vocês do jornal me ajudassem a entender porque o semáforo da avenida Getúlio Vargas não funciona para pedestres, propõe a leitora Adriana Garcia Montes Clemente em mensagem via whatsapp dirigida à redação do jornal Leopoldinense. Também a leitora Maria das Graças Carvalho, aborda o assunto reivindicando manutenção mais assídua nos semáforos que estão sempre funcionando de forma irregular em vários pontos da cidade, podendo contribuir em algum momento para acidentes no trânsito.

O que o jornal apurou

Quando assumiu o governo municipal em janeiro de 2013, o prefeito José Roberto de Oliveira classificou de ‘sucateada’ a estrutura semafórica existente em Leopoldina e mandou realizar licitação para substituição dos equipamentos do centro da cidade. Na ocasião ele assim se manifestou: “Estou inconformado com a situação e solicitei um relatório minucioso de todo o problema”. E o que constatei, é que a rede de semáforos da cidade de Leopoldina está muito precária” disse o prefeito José Roberto, prometendo um novo sistema semafórico de ‘primeiro mundo’. Naquela oportunidade, foi feita uma licitação da qual foi vencedora a Farol Sinalização Viária Ltda, especializada no setor representante dos equipamentos da marca Contransin. Os novos aparelhos substituíram os que estavam instalados no centro, com funcionamento ruim, por terem ficado muito tempo sem nenhum tipo de manutenção.  Cada aparelho instalado em dois cruzamentos no centro da cidade e na avenida Getúlio Vargas é formado por um grupo foco principal com Contador Veicular Regressivo Digital Microprocessado (COMTREMP). Produzido com alta tecnologia o CONTREMP é aliado à eficiência e durabilidade. O contador digital bicolor é utilizado na contagem regressiva de tempo no semáforo ABERTO E FECHADO (verde e vermelho) alertando o motorista e aumentando a segurança do trânsito. Essa sinalização eficaz e diferenciada é desenvolvida em fibra de vidro, possui led’s de alta visibilidade, permitindo ótima visualização mesmo sob incidência de luz solar e viabilidade de 10 anos.

Falta de manutenção

Fazendo coro com as duas leitoras que se manifestaram, o jornal Leopoldinense tem observado que as falhas no funcionamento do sistema semafórico é frequente dando a impressão que não está recebendo a manutenção adequada. Uma fonte do jornal junto à Prefeitura informou que quando os semáforos foram instalados, a empresa se comprometeu a dar a manutenção durante algum tempo, período em faria o treinamento de funcionário municipal para dar continuidade ao trabalho. A mesma fonte disse que tal funcionário se aposentou e não houve o treinamento de outro servidor para fazer a manutenção.

Fonte de informação: Arquivo GLN
 
Fonte> Diário Oficial dos Municípios Mineiros 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »