22/08/2017 às 09h39min - Atualizada em 22/08/2017 às 09h39min

Leopoldinense desenvolve projeto que evita choque elétrico em tomadas

Trabalho foi destaque na apresentação de conclusão do curso de eletrotécnica do SENAI

João Gabriel Baia Meneghite
O leopoldinense Sandro Rodrigo Vieira integra o grupo de trabalho do projeto denominado Baby Protection, que tem como objetivo proteger as crianças de choques elétricos em tomadas. A motivação foi em decorrência da ineficiência de produtos tradicionais no mercado.
 
Ele explicou que o seu filho mexia nas tomadas e removia a proteção de silicone, que tem objetivo de evitar esse tipo de acidente. "Em 2015 houve um crescimento de 60% de mortes de crianças decorrentes de choques elétricos", disse ao jornal Leopoldinense.
 
A partir daí, pesquisaram sobre o tema e desenvolveram um sistema capaz de tirar a tensão das tomadas - onde só terá eletricidade quando colocado o plugue, enviando um 'input' para o 'arduino', atracando o relé e liberando a tensão para a tomada. Com isso, uma criança ficará protegida se colocar algum objeto no local.

O projeto de pesquisa foi destaque na apresentação dos trabalhos de conclusão do curso de Eletrotécnica do SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, de Cataguases. Sandro agradeceu a todos que contribuíram, em especial ao grupo de trabalho composto por Leandro, Anderson André e Matheus; aos professores Paulo Araújo e Vitor Novaes. Ele já estuda a possibilidade de patentear sua invenção e fazer parcerias para dar sequência ao investimento.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »