06/09/2017 às 10h00min - Atualizada em 06/09/2017 às 10h00min

Leopoldina sedia 17º Encontro de Paraglider dias 16 e 17 de setembro

A comissão organizadora do evento, incluiu entre as atrações um show de rock no sábado, 16 de setembro, a partir das 15 horas, com entrada franca.

Edição> Luiz Otávio Meneghite com foto de João Gabriel Baia Meneghite
Vôo de Paraglider a partir do Morro do Cruzeiro.
Leopoldina vai sedir o 17º Encontro de Paragliders no Morro do Cruzeiro, que acontecerá nos dias 16 e 17 de setembro com Shows de Rock, Vôo Duplo, vista espetacular da cidade e um ambiente muito agradável. A comissão organizadora do evento, incluiu entre as atrações um show de rock no sábado, 16 de setembro, a partir das 15 horas, com entrada franca.

 


Município firma acordo com Clube de Voo Livre

O Prefeito José Roberto de Oliveira e o Presidente do Clube Leopoldinense de Voo Livre, Antônio Carlos Teixeira Souza foram signatários de Termo de Acordo de Cooperação no qual fica autorizado o uso da energia elétrica captada do padrão de força situado no Morro do Cruzeiro, em área de servidão administrativa.

Na justificativa para assinatura do termo de compromisso sobressaiu-se o interesse público e recíproco na continuidade do uso de um dos principais pontos turísticos de Leopoldina, em virtude da incontestável utilização pública do Morro do Cruzeiro, notadamente o Clube de Voo Livre  nele situado, enaltecendo que o uso da energia garante a alimentação de aparelhos que fornecem dados meteorológicos e rádio comunicação, imprescindíveis para a segurança dos atletas pilotos, iluminação da área construída para o público em geral com estrutura de praça de alimentação e banheiros sanitários com bomba elétrica.

Segundo o termo publicado na edição desta quarta-feira, 6 de setembro, do Diário Oficial dos Municípios Mineiros, o interesse público presente no acordo de cooperação em tela também fica configurado na arrecadação do ICMS solidário pela entidade. O Acordo de Cooperação não envolve transferência de recursos financeiros e orçamentários entre as partes e tem validade até o dia 31 de dezembro de 2017.

O Morro do Cruzeiro
 
Com altura de 385 metros do solo de Leopoldina e 630 metros do nível do mar, o seu acesso se dá pelo bairro da Pinguda, a quatro quilômetros do centro da cidade. Há um pequeno trecho de pavimentação asfaltada e a maioria é de estrada de chão, sendo os locais mais íngremes, compostos de blocos de concreto, para facilitar a subida.
 
No alto daquela serra existe uma infraestrutura de estacionamento, banheiros, praça de alimentação, entre outros. De lá, se veem as belas montanhas de Minas Gerais e das cidades do entorno de Leopoldina. É o segundo ponto mais alto do município, sendo o primeiro localizado no distrito de Providência, local conhecido como Alto de Santa Úrsula, com altitude de 712 metros acima do nível do mar.
 
O Morro do Cruzeiro é frequentado por turistas de diversas regiões do Brasil, principalmente quando Leopoldina sedia eventos de parapente, esporte em ascensão no município - que conta com dezenas de pilotos experientes do Clube Leopoldinense de Voo Livre, que ministram cursos para novos adeptos e também realizam voos duplos para aqueles que curtem uma vista espetacular da cidade.
 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »