04/08/2014 às 00h00min - Atualizada em 04/08/2014 às 00h00min

Correios, mais uma vez, ganha aplausos dos leopoldinenses, segundo enquete

A maioria das opções de respostas da enquete em tela tem como foco concessões de serviço público.  De uma maneira geral existe junto à população certo preconceito contra o serviço público que é sempre alvo de reclamações dos usuários. Mas, quando este é colocado ao dispor da comunidade sob administração mais empresarial, resultante de concessões, há uma tendência natural de serem avaliados com mais generosidade pelos contribuintes porque a burocracia diminui e a eficiência logo aparece.

É obrigação do Município, Estado ou União fornecer para população, saúde, educação, segurança, transporte, moradia entre outras coisas. Acontece que nem sempre o Governo tem condições de fornecer, então ele dá concessão, ou seja, permissão para uma empresa privada fornecer os serviços, mas com os preços estipulados pelos governos e sempre sendo fiscalizada por eles também. Exemplos nas respostas da enquete são a COPASA, que é concessionária de água e em algumas cidades, também do esgoto sanitário e a ENERGISA, concessionária de energia elétrica.

O governo administra dois bancos presentes em Leopoldina, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal embora a maioria dos que aqui atuam sejam privados. A opção 'bancos' não recebeu nenhum voto para merecer o aplauso dos usuários, desmentindo nossa observação acima de que o privado é sempre melhor que o público.

As polícias, sem exceção, são administradas diretamente pelos governos. A enquete focaliza apenas duas que são geridas pelo governo estadual e ambas com avaliação baixa na enquete.

No meio das opções está aquela que pela segunda vez em enquete promovida por este jornal, fica em primeiro lugar na avaliação dos nossos leitores, os CORREIOS, excluídos, é claro, os que votaram em 'Nenhuma dessas opções'. Com uma presença cada vez maior na vida das pessoas, principalmente por causa das compras via internet que são entregues com segurança e pontualidade por seus funcionários, a ECT, cuja sigla abriga a palavra empresa, ganha os aplausos dos usuários.

Segundo a Wikipédia o  aplauso é uma expressão humana de aprovação pelo ato de bater a palma  de cada uma das mãos  uma contra a outra com o fim de produzir seu ruído característico.Platéias normalmente aplaudem ou vaiam após o fim de espetáculos, como concertos musicais, discursos ou peças de teatro. O morador das cidades, o cidadão pagador de impostos, aplaude ou vaia no dia a dia aquilo que é colocado à sua disposição.

Ao votar na enquete promovida pelo Jornal Leopoldinense Online, o leitor manifesta a intensidade que quer dar ao aplauso e na mesma proporção, quando deixa de votar em determinada opção, ele demonstra ai embutida a sua crítica àquilo que para ele não está funcionando a contento.

Na hora de votar na enquete o internauta se torna um crítico das esferas de sua convivência na comunidade e dá forma ao encaminhamento das necessidades comunitárias que são muitas.

O resultado obtido ao final da enquete servirá para empresas e instituições verificarem se estão no caminho certo ou se ajustes ou correção de rumos precisam ser adotados com base na expressão legítima do leitor/internauta.

A crítica é feita pelo internauta/cidadão, que está em contato com diário com as opções listadas em  nossa enquete. O tipo mais comum de crítica é a crítica a todo tipo de produto ou serviço disponibilizado ao público.

Ao escolhermos as opções para o nosso leitor votar esbarramos com um problema técnico, pois não teríamos espaço para disponibilizar as dezenas de serviços que a população utiliza no dia a dia e que gostaria de ver em nossa lista de opções para votação. Assim, ficaram de fora de nossa lista várias opções que poderão constar em outra enquete.

Eis aqui como se manifestou o leitor do Jornal Leopoldinense Online:

Das opções abaixo qual merece aplausos em Leopoldina?

Nenhuma das opções

 79 votos

42,47%

Correios

 62 votos

33,33%

Copasa

 18 votos

9,68%

Energisa

 09 votos

4,84%

Todas as opções

 07 votos

3,76%

Polícia Militar

 06 votos

3,23%

Internet

 03 votos

1,61%

Polícia Civil

02 votos 

1,08%

Bancos

Zero voto 

0,00%

Telefonia celular

Zero voto 

0,00%

Total de votos: 186


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »