29/09/2017 às 08h20min - Atualizada em 29/09/2017 às 08h20min

Sonho do ‘Trem Turístico’ no município de Leopoldina perto de se tornar realidade

O prefeito reuniu parte do seu secretariado para receber o primeiro vagão em Vista Alegre de onde ele foi conduzido à cidade de Recreio para receber reformas.

Edição: Luiz Otávio Meneghite
Locomotiva entrando na oficina com os vagões.
Um sonho que vem sendo acalentado há alguns anos através do projeto da ONG Amigos do Trem começa a virar uma realidade apoiado por várias Prefeituras de Minas e Estado do Rio entre elas a de Leopoldina onde o prefeito José Roberto de Oliveira, sem fazer grande alarde, desde o primeiro momento manifestou o seu apoio ao projeto denominado Trem Rio Minas.

O transporte dos vagões por meio de carretas teve início no dia 13 de setembro em Vitória-ES com destino à cidade de Recreio onde está instalada a oficina que vai realizar os reparos e manutenções necessários antes da entrada em circulação de acordo com cronograma traçado pela ONG Amigos do Trem com o objetivo de reativar o movimento ferroviário na Zona da Mata Mineira e no Sul Fluminense através do turismo em um trecho de 120 km, passando pelos municípios de Cataguases, Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador, em Minas, e, Sapucaia e Três Rios, no Estado do Rio. Existe também a possibilidade do projeto atender outro trecho entre as cidades de Santo Antônio de Pádua (RJ), Palma e Recreio, passando pelo distrito de Angaturama.

Vagões entrando na oficina de Recreio

Oficina de trens em Recreio

Prefeito acompanha a chegada do primeiro vagão de passageiros
 
O primeiro vagão de passageiros do projeto Trem de Turismo Rio-Minas chegou a Leopoldina por volta das 17h30min, do dia 15 de setembro, transportado por uma carreta rodoviária. Após pernoitar no Posto Rio Pomba, à margem da BR116, no dia seguinte o veículo percorreu o trajeto até o distrito de Vista Alegre, onde o vagão foi retirado da carreta às 12h00 e colocado nos trilhos. A operação aconteceu em frente a antiga estação ferroviária de Vista Alegre, localizada no município de Leopoldina, e foi concluída aproximadamente às 16h00. O equipamento transportado de Vitória, no Espírito Santo, foi levado para a oficina de Recreio onde passará por uma revisão supervisionada pela Ong Amigos do Trem e, em seguida, preparado para ser colocado nos trilhos. Segundo o planejamento, dos 15 vagões que foram adquiridos, estão sendo transportados dois por semana. Além disso, duas locomotivas modelo G12 também já desembarcaram e foram levadas para Recreio. Além das pequenas manutenções nos vagões, alguns trechos da malha ferroviária em toda a extensão de 120 quilômetros entre Cataguases e Três Rios também estão recebendo melhorias e a previsão é que o trem comece a circular no primeiro semestre de 2018.
 
O prefeito José Roberto de Oliveira, acompanhou a chegada do vagão de passageiros do Trem Rio-Minas em solo do município de Leopoldina. Juntamente com secretários municipais e vereadores, o prefeito José Roberto esteve com o presidente da ONG Amigos do Trem, Paulo Henrique do Nascimento e juntos participaram do primeiro percurso entre Leopoldina e Recreio, desembarcando no distrito de Ribeiro Junqueira.
 
De acordo com o presidente da Associação Amigos do Trem, Paulo Henrique do Nascimento, o Trem de Turismo Rio-Minas é um projeto de "extrema importância" para a região, pois trata-se do desenvolvimento econômico e turístico da Zona da Mata mineira. "Vamos passar por distritos de Cataguases e Leopoldina, envolvendo diretamente os dois municípios, e isto vai gerar desenvolvimento do turismo, renda e será um atrativo para que as pessoas possam se deslocar de outras cidades e estados para conhecer a nossa região", ressaltou Paulo Henrique.

O prefeito levou auxiliares a Vista Alegre para receber o primeiro vagão do trem turístico

O prefeito José Roberto de Oliveira tem dado total apoio ao Trem Rio Minas e vê no projeto uma ótima oportunidade de alavancar a economia do Município de Leopoldina onde existem cinco estações ferroviárias: Vista Alegre, Ribeiro Junqueira, Abaiba, São Martinho e Providência. Em sua página no Facebook ele extravasou a sua alegria com os últimos acontecimentos em torno do projeto:

“Sempre fui um apaixonado por trem, por esse motivo sempre lutei por este sonho várias vezes, porém sem conseguir realizá-lo. Agora, através da ONG Amigos do Trem, estou começando a sentir a realização do grande sonho. O objetivo do projeto é reativar o movimento ferroviário na Zona da Mata e no Sul Fluminense num trecho de 120 km, passando por Cataguases, Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba, Chiador, Sapucaia e Três Rios. Tivemos a oportunidade de receber no lado leopoldinense do distrito de Vista Alegre o transporte do primeiro dos 15  vagões  de passageiros do projeto "Trem Turismo Rio-Minas", de onde ele foi conduzido até Recreio, para que receba as reformas necessárias. Quero agradecer a todos envolvidos nesse projeto, que sem dúvidas é o maior projeto turístico da nossa região”, disse, sem conseguir esconder a sua felicidade, o prefeito José Roberto.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »