26/10/2017 às 07h34min - Atualizada em 26/10/2017 às 07h34min

Secretaria Municipal de Saúde promove palestra de alerta sobre o câncer de mama

Os presentes ao 4° Encontro Outubro Rosa, puderam compartilhar experiências com três mulheres que estão vencendo o câncer de mama, descoberto através do autoexame.

Enviado por Kalon Moraes, da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina

A Secretaria Municipal de Saúde promoveu na manhã desta quarta-feira, 25 de outubro, palestra sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, entre outros, para mais de 40 moradores e usuários do SUS na região do PSF lV - Bela Vista l.

A palestra apresentou de forma didática a origem da doença, os diversos tipos de câncer, e o trabalho desenvolvido por centros especializados na prevenção e tratamento da doença. Os presentes ao 4° Encontro Outubro Rosa, puderam compartilhar experiências com três mulheres que estão vencendo o câncer de mama, descoberto através do auto - exame, procedimento que foi ensinado e enfatizado pela enfermeira Elizete.

Elisa Shizuê Kitamura, começou contando, da descoberta ao tratamento, como o câncer de mamas, mudou sua vida. Ela descobriu que estava com a doença aos 37 anos de idade, foi submetida à mastectomia (remoção da mama), e está em tratamento de hormonoterapia.

Já Maria Aparecida Moreira Lopes, descobriu o câncer de mama aos 68 anos, passou por quimioterapia, radioterapia, cirurgia parcial da mama, e ressaltou sua vontade de viver.

Cláudia Aparecida Silva também fez um depoimento emocionante, contando sobre o câncer de mama aos 41 anos, que enfrentou com mastectomia e quimioterapia há 10 anos. 

Os participantes também receberam informações sobre sinais de alerta, metástase, sintomas da doença, e como fazer o autoexame nas mamas, com a prótese “mamamiga”, que apresenta quadrantes para apalpar e sentir diferentes texturas da mama saudável e com tumor.

Ao falar sobre a promoção do evento, o Coordenador do Programa Saúde da Família Fernando Abritta, destacou os esforços e a união de todos para a prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer e ainda enfatizou a importância de ações de conscientização e informações.

" Uma das maneiras mais eficazes de se buscar a cura é com certeza, através do diagnóstico com exames de rotina e preventivos. Por isso é muito importante buscar informações confiáveis", destacou o Coordenador.

 Para a dentista e Coordenadora do Programa Saúde Bucal Dra. Elisa Shizuê Kitamura, é preciso muito cuidado com as informações.

"Através da facilidade em se obter informações pela internet hoje em dia, as pessoas pensam que sabem tudo, e isso torna-se perigoso. Essa palestra que estamos promovendo, têm a oportunidade de promover informações básicas que serão multiplicadas para outras pessoas e desta forma, aumentaremos os multiplicadores e até mesmo poderemos salvar vidas", destacou a Coordenadora.

Esse trabalho de conscientização desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde durante o mês de outubro, é uma das ações em benefício da população  em homenagem à Campanha do Outubro Rosa. Informação, conscientização e esperança, unidos à sensibilidade de toda a Equipe formada por Angélica, Flávia, Marilia, Raquel, Maria, Ana Paula, Claciane, Marlenis, Adriana e Elizete, e o importante apoio e parceria com a coordenação da Saúde da Família, Saúde Bucal e Sorveteria Sol e Neve, resultaram em um evento repleto de cuidado e carinho!


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »