03/11/2017 às 08h44min - Atualizada em 03/11/2017 às 08h44min

Divulgado o cronograma da 3ª Conferência Municipal de Educação no dia 07 de novembro

Evento será realizado no Centro Cultural Mauro de Almeida Pereira durante toda a tarde desta terça-feira, com apresentação cultural e palestras.

Edição> Luiz Otávio Meneghite
Centro Cultural Mauro de Almeida Pereira(Foto João Gabriel Baia Meneghite)
O prefeito José Roberto de Oliveira delegou à Secretaria Municipal de Educação a realização da 3ª Conferência Municipal de Educação de Leopoldina, nesta terça-feira, dia 7 de novembro, de 13:00 às 17:00 horas, no Centro Cultural Mauro de Almeida Pereira. O ato oficial foi publicado na edição nº 2118, de 1º de novembro de 2017.

A Conferência Municipal de Educação foi precedida de Conferências Regionais e Livres, e servirá como etapa preparatória às fases Intermunicipal e Estadual, rumo à 3ª Conferência Nacional de Educação - 3ª CONAE/2018, cujo tema central é ‘A Consolidação do Sistema Nacional de Educação – SNE e o Plano Nacional de Educação-PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica’.

A Comissão organizadora

Ato do prefeito José Roberto nomeou a Comissão Organizadora da Conferência Municipal de Educação, composta pela Secretária Municipal de Educação de Leopoldina,  Regina Lucia Barbosa Britto de Oliveira; pela professora Marilza Aparecida Ferreira Duarte Bella, representando os trabalhadores em educação; pelo aluno do Ensino Fundamental Fábio Gabriel Bernardo de Almeida, representando  os estudantes;  pela Senhora Talita Aparecida Lopes Silva Almeida, representando os pais ou responsáveis pelos alunos e pela  Professora Deise Barbosa Pacheco Nogueira, representando o Conselho Municipal de Educação.

Os objetivos

Os objetivos da Conferência Municipal de Educação são promover a difusão e o debate sobre o conteúdo temático do Documento Referência da 3ª CONAE/2018, contribuindo para a participação qualificada dos delegados nas suas diversas etapas e permitindo a interação dos delegados com o conjunto de cidadãos brasileiros interessados em se manifestar e debater os temas pré-estabelecidos. A Conferência tem ainda o objetivo de estimular a inclusão e a participação de comunidades e movimentos sociais ao debate do Documento Referência, especialmente aos conteúdos que tenham relação com a temática dos eixos propostos e potencializar a divulgação, mobilização e inclusão de novos atores e fornecer subsídios para os debates nas etapas ordinárias, a partir da sistematização dos principais temas e propostas sobre a Política Nacional de Educação – PNE para ao final apresentar documentos-síntese de suas discussões com foco nos eixos e temas da 3ª CONAE/2018.

O cronograma

A Secretaria Municipal de Educação divulgou no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, o cronograma que será desenvolvido a partir das 13:00 com o credenciamento dos participantes. A solenidade de abertura está anunciada para as 13h15min e na sequência, às 13h30min, acontece uma apresentação cultural abrilhantada pelo Grupo Cultural Pérola Negra, da Escola Municipal Judith Lintz Guedes Machado. A partir das 13h45min será instala a Plenária de Aprovação do Regimento Interno seguida de palestra com a Educadora Lúcia de Fátima Bezerra C. Coutinho com início às 14:00 horas. Após um intervalo de quinze minutos para lanche, a Conferência será retomada a partir de 14h45min com a instalação das Plenárias por Eixos e, em seguida, serão apresentadas e analisadas as moções. Às 16:00 horas será instalada a Plenária Final. Terminada essa fase, a partir das 16h30min será feita a eleição de delegados para a Etapa Territorial da 3ª CONAE. O encerramento está previsto para as 17:00 horas. Os regimentos internos serão objeto de portarias da Secretaria Municipal de Educação.

Fonte> Diário Oficial dos Municípios Mineiros 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »