15/03/2014 às 13h49min - Atualizada em 15/03/2014 às 13h49min

Estudantes do Cefet Leopoldina são finalistas em feira de ciências em São Paulo

O grupo formado pelos alunos João Vitor Machado, de Cataguases, Thaynara de Souza Ferreira, de Volta Grande e Ruan Medina, de Palma, viaja neste domingo, 16/3, para São Paulo onde apresentará o projeto (@genda Online) durante toda a semana na USP Universidade de São Paulo.

Luiz Otávio Meneghite - Da redação do Leopoldinense
Equipe do Projeto @ Online

Um grupo de alunos do segundo ano do ensino técnico integrado de informática industrial e automação do Cefet Leopoldina, com orientação da professora Gabriella Castro Barbosa Costa, teve projeto aprovado como finalista da Febrace-Feira Brasileira de Ciências e Tecnologia, considerada a maior feira do gênero no país.

O grupo formado pelos alunos João Vitor Machado, de Cataguases, Thaynara de Souza Ferreira, de Volta Grande e Ruan Medina, de Palma, viaja neste domingo, 16/3, para São Paulo onde apresentará o projeto (@genda Online) durante toda a semana na USP Universidade de São Paulo.

O link http://febrace.org.br/virtual/2014/EXA/242/ permite acesso à FEBRACE Virtual, que é uma forma de participar da feira, visitando-a, sem ser preciso sair de casa. O mesmo link também apresentará um breve resumo escrito sobre o projeto, um resumo em forma multimídia (vídeo) e o banner a ser apresentado na feira.

Uma das competições da feira é conseguir o máximo de curtidas no seu projeto no site  acima, por isso, a equipe @genda Online, pede que os leitores acessem o link e deem um "CURTIR" no projeto.

Segundo Ruan Medina, um dos membros da equipe, a situação está boa, temos muitas curtidas em comparação aos outros projetos (mas tem gente com mais), então não é uma luta perdida. O projeto foi o único de Leopoldina a ser selecionado e um dos 5 selecionados de todo o Cefet- MG.

A professora Gabriella Castro Barbosa Costa Dalpra

Resumo do projeto

O projeto Agenda Online, juntamente com a Agenda Mobile, busca centralizar as informações acadêmicas relacionadas a avaliações, eventos extraclasses, jogos e horários de atendimento dos professores, disponibilizando-as para visualização através de um portal web e de um aplicativo para dispositivos móveis.

Este projeto divide-se em duas partes: a primeira consiste no desenvolvimento de uma aplicação web e a segunda em um aplicativo para dispositivos móveis, ambos feitos sob medida para o meio acadêmico, tendo como contexto o CEFET-MG (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais) Campus Leopoldina, no qual não é utilizada nenhuma ferramenta oficial para troca de informações relacionadas às datas de ocorrência de eventos acadêmicos.

Desse modo, quando se faz necessário marcar uma avaliação para determinada turma, anunciar uma palestra ou minicurso que irá acontecer na instituição ou qualquer outra situação de aviso de datas importantes, os realizadores acabam buscando os serviços de redes sociais variadas, deixando essa informação solta pela Internet.

Assim, muitas vezes, os interessados em se informar sobre tais datas podem não ser privilegiados em receber tal aviso ou sequer sabem onde buscar esse tipo de informação. A aplicação Web Agenda Online visa solucionar a problemática anteriormente apresentada, juntamente com a Agenda Mobile, que eleva o nível de portabilidade e facilidade de acesso às datas de eventos acadêmicos.

No universo de portabilidade em que vivemos, fazem-se necessárias a ampliação de aplicações web para dispositivos móveis, por isso foi desenvolvida a aplicação mobile para sistema operacional Android, na qual o usuário terá acesso às informações cadastradas no banco de dados da aplicação web de uma maneira mais rápida e prática


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »