05/12/2017 às 08h28min - Atualizada em 05/12/2017 às 08h28min

O que a Polícia Militar pode fazer para melhorar o atendimento à população?

Estudo do Governo do Estado visa a reorganização da PMMG e uma das estratégias é extinguir Batalhões e Companhias Independentes

Edição: Luiz Otávio Meneghite
Efetivo da PMMG em Leopoldina durante solenidade
Em reunião liderada pelo prefeito José Roberto de Oliveira no dia 20 de novembro, no Centro Cultural Mauro de Almeida Pereira, foi discutida a intenção do Governo do Estado em realizar algumas modificações relacionadas à estrutura da Polícia Militar de Minas Gerais.

Na RMBH e no interior do Estado de Minas Gerais a Policia Militar de Minas Gerais está presente em todos os municípios, sem exceção, através das RPM's (Região da Polícia Militar), subdivididas em Batalhões, Companhias Especializadas, Companhias Independentes, Pelotões e Destacamentos com efetivo mínimo de cinco policiais por município. São ao total de 19 Regiões de Polícia MIlitar (RPMs) mais a RMBH.

Em Leopoldina está sediada a 6ª Cia de P M Independente, que é responsável por 15 municípios: Leopoldina, Além Paraíba, Astolfo Dutra, Dona Euzébia, Itamarati de Minas, Cataguases, Santana de Cataguases, Miraí, São Sebastião da Vargem Alegre, Recreio, Argirita, Santo Antônio do Aventureiro, Volta Grande, Estrela Dalva e Pirapetinga.

O receio das autoridades, tanto do Poder Executivo quanto do Poder Legislativo dos municípios da área de abrangência da 6ª Cia de P M Independente, é que o estudo do Governo do Estado de Minas Gerais visando a reorganização da Polícia Militar, segundo se sabe, tem como uma das estratégias a extinção de Batalhões e Companhias Independentes, a fim de diminuir a presença de policiais na administração dos quartéis com a justificativa de emprega-los nas atividades de rua. Com a reorganização, a 6ª Companhia de Polícia Militar Independente de Leopoldina poderá ser rebaixada, podendo até mesmo ser fechada, voltando a ser subordinada ao 21º Batalhão de Ubá, correndo o risco de perder policiais e viaturas.

Para uma parte da opinião pública, retratada na charge publicada na edição nº 344, de 1º de dezembro de 2017, está existindo uma preocupação excessiva com o rótulo e não se está preocupando com o conteúdo, como se manifestaram os dois caipiras, personagens criados pelo cartunista Luciano Baia Meneghite.

Traduzindo do caipirês para o português: Não importa qual o tipo de representação a Polícia Militar de Minas Gerais tenha em Leopoldina e região. O importante é que tenhamos bons policiais, com bom treinamento, que apresentem resultados positivos com mais ênfase no combate à criminalidade e contribuindo para fazer prevalecer a ordem pública.

Assim, motivado pela discussão estabelecida em torno do assunto, o jornal Leopoldinense formulou a seguinte enquete:

CLIQUE PARA VOTAR


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »