08/08/2014 às 15h30min - Atualizada em 08/08/2014 às 15h30min

De mãe para mãe - Distribuição do Guia da Pequenos Corações

AACC Pequenos Corações - Núcleo Leopoldina

Começaram as distribuições do Guia “Cardiopatia Congênita de mãe para mãe”, da Pequenos Corações. Em Leopoldina, essa distribuição começa essa semana. Com uma linguagem simples, escrita “de mãe para mãe”, o Guia é ilustrado com personagens de histórias em quadrinhos, os quais ajudarão a contar “futuras aventuras” das crianças e adolescentes da Pequenos Corações.

O material foi lançado dia 19 de julho no IV Encontro Científico, em São Paulo, promovido pela Sociedade Mundial de Pediatria e Cirurgia Cardíaca Congênita (World Society for Pediatric and Congenital Heart Surgery).

E uma galera pra lá de especial ajudou na divulgação da cardiopatia congênita: “Nino, Nina e Super Doc, personagens da ‘Turminha Pequenos Corações’ (bonecos atores). “Uma a cada cem crianças nasce com um coração especial, em que esse diagnóstico surpreende, negativamente, os pais. Neste momento, ter acesso às informações traz um acolhimento importante. Estamos otimistas de que este material, gratuito, seja bem difundido com o apoio dos profissionais da saúde e da imprensa, contribuindo para que as famílias recebam orientações preciosas, que podem salvar vidas”, declara Marcia Adriana Rebordões, presidente da AACC Pequenos Corações.

Conheça a “Turminha Pequenos Corações” - Uma galera que vai ajudar você a entender mais sobre a cardiopatia congênita e a lidar com as dificuldades frente o diagnóstico.

Nino é um garoto muito esperto. Ele represente os meninos cardiopatas. Tem 6 anos de idade e gosta de andar de skate.

Nina é mais nova, tem 5 anos. É carinhosa, gosta muito de animais e agora cantar. Ela representa as meninas cardiopatas.

Super Doc é o super herói dos cardiopatas. Um médico cirurgião de 37 anos, muito divertido e com “poderes especiais”.

Cacá é um bebezinho todo especial, esperto e muito brincalhão. Ele tem apenas 1 aninho e representa os bebês cardiopatas. É alegre e sempre risonho.

Dona Mamma é uma super mãe. Tem 30 anos, é muito corajosa e representa as mamães de cardiopatas.

Papito é divertido e criativo. Um pai de 33 anos que ama inventar brinquedos para divertir as crianças.

A “Turminha Pequenos Corações” já nasce com agenda cheia e participará de outras aventuras: visitas em hospitais, eventos de apoio às causas da Pequenos Corações, dentre outras. A ideia de criar personagens de histórias em quadrinhos facilita a proximidade com o público infantil, torna as informações sobre a doença mais ‘leves’ e fáceis de serem absorvidas pelos adultos e ainda gera identificação, possibilitando contar várias outras histórias de crianças e adolescentes que têm superado à doença para conquistarem uma vida normal.

Gabriela Aredes, coordenadora voluntária do Núcleo de Leopoldina da AACC Pequenos Corações, conta que este projeto existe desde o início da entidade, há cerca de 5 anos. “É um sonho realizado. Tudo foi feito com muito carinho e com a colaboração de vários profissionais. Este Guia traz informações sobre as cardiopatias, principais exames cardiológicos, comportamento do bebê e da criança cardiopata e ainda observações clínicas essenciais, que podem ajudar a tirar dúvidas (e angustias) dos pais”, diz.

O material tem o respaldo de profissionais da saúde (revisado pelas médicas Márcia Thomson, cardiologista pediátrica que atua em hospitais e clínicas de Londrina, Paraná, e Rosangela Belbuche Fitaroni, cardiologista de hospitais e clínicas de São Paulo, capital), com base em relatos das famílias atendidas pela AACC Pequenos Corações ao longo dos anos, proporcionando um trabalho original e objetivo. “O Guia é focado nas questões que invadem a vida ao receber esta notícia: de que o filho tem algo diferente no coração,” explica Gabriela

A confecção do Guia e da “Turminha Pequenos Corações” foi possível com o patrocínio das empresas: AbbVie Farmacêutica Ltda., Crown Odonto, Clínica Cardiocirúrgica J.R. Da Silva, Ecokid, Sabará Hospital Infantil, Sancor, Cardiovascular Associados, Instituto Furlanetto, Planografica, CiiN Comunicação e Tecnologia e Gemina Kids.

Mais informações:

Site e Fanpage: www.pequenoscoracoes.com e https://www.facebook.com/pequenoscoracoes 

São Paulo-SP. Marcia Adriana Saia Rebordões, presidente da AACC Pequenos Corações (11) 96423-8085 - TIM SP, (11) 97263-1311 - VIVO SP ou (11) 2778-0011 | Dra. Rosangela Belbuche Fitaroni, cardiologista, CRM SP 61808 (11) 98582-5125 ou (11) 3505-1000, Hospital Beneficência PortuguesaSP

Londrina-PR. Dra. Márcia Thomson, cardiologista pediátrica em Londrina, CRM PR 15684 (43) 8403-8870 ou (43) 3029-1404 |

Leopoldina Mg Voluntária Gabriela Arêdes telefone de contato (32)8827-5868

Gabriela Ap.Gomes de Arêdes

 Voluntária

AACC Pequenos Corações - Núcleo Leopoldina

(32) 8827-5868 oi

(32) 9109-5534 tim

 

Eu apoio essa causa: www.pequenoscoracoes.com

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »