27/01/2018 às 12h54min - Atualizada em 27/01/2018 às 12h54min

Lançada a Pedra Fundamental das obras de saneamento da Bacia do Jacareacanga

Além dos discursos, houve rua de lazer na Avenida dos Expedicionários em frente ao Ginásio Poliesportivo Dr. José Bastos Faria Freire e show com a Banda Bonanza.

João Gabriel B. Meneghite
O prefeito José Roberto e o Deputado Estadual Antônio Jorge.
O Prefeito José Roberto de Oliveira foi o anfitrião da solenidade de lançamento da Pedra Fundamental das Obras de Saneamento Urbano na Bacia do Jacareacanga, que aconteceu na noite de sexta-feira, 26 de janeiro, na Avenida dos Expedicionários, em frente ao Ginásio Poliesportivo Dr. José Bastos Faria Freire. A avenida foi fechada numa das pistas no trecho em frente ao Poliesportivo e no local funcionou uma rua de lazer e houve um show com a Banda Bonanza que se apresentou com patrocínio privado.

A Pedra Fundamental foi assentada no jardim do CISUM e no local foi enterrada uma caixa contendo cópia da documentação e publicações a respeito da obra.  Uma placa, descerrada pelo Prefeito José Roberto de Oliveira com as bênçãos do Monsenhor Antônio José Chamel registra o acontecimento. 
O ato foi efetivado pela Primeira-Dama Regina Lúcia Barbosa Brito de Oliveira e pela Secretária Municipal de Saúde, Lúcia Helena Fernandes da Gama.



Além das autoridades locais, entre as quais Vereadores e Secretários Municipais, estiveram presentes o Deputado Federal Marcus Pestana e o Deputado Estadual Antônio Jorge, ambos apoiados pelo Prefeito José Roberto nas últimas eleições.




O que foi dito nos discursos

O Presidente do Poder Legislativo, Vareador Darci José Portela, disse estar muito feliz com o lançamento da Pedra Fundamental. Com objetividade no discurso agradeceu à Deus e parabenizou o prefeito pela conquista. 

O Deputado Estadual Antônio Jorge disse que “o Município de Leopoldina já mostra o seu diferencial no abismo que será o ano de 2018”. Em seu discurso ele salientou que “o tratamento de esgoto é o tipo de obra que os políticos raramente se preocupam em fazer, só os verdadeiros gestores, que tem vocação pública e preocupação real com a sociedade, cuidam de tratar o esgoto, plantando um futuro para as próximas gerações”, disse.

O Deputado Estadual Antônio Jorge.

Marcus Pestana destacou um cenário político e econômico pessimista e lamentou as dificuldades que os prefeitos mineiros estão tendo com repasses de recursos do Governo do Estado, criando um caos no planejamento dos municípios. "O trabalho que é feito em Leopoldina com o José Roberto e equipe, com apoio da Câmara de Vereadores e da sociedade, gera um clima que põem a gente pra cima nos mostrando que temos que ter fé e esperança", elogiou. Pestana destacou que o Brasil está muito atrasado em termos de tratamento de esgoto, informando que atualmente é um dos temas mais discutidos em todo mundo. Ele esclareceu que se trata de uma obra de dezesseis milhões que vai gerar emprego e renda, num momento crítico do cenário econômico. "A população vai ganhar saneamento, o mau cheiro vai acabar, a água vai ficar límpida. Nós estamos vivendo uma crise de dengue e febre amarela e o que atrai o mosquito são más condições de saneamento, então podemos dizer que essa obra é meio ambiente, saneamento e saúde", comentou.


O prefeito José Roberto de Oliveira contou sobre a trajetória na luta para obter os recursos. "Essa história começou em 2005, quando sai daqui com o pré-projeto. Fui a Brasília e o entreguei ao então Ministro Márcio Fortes. Ali começamos a luta. Em 2009, finalmente, o Ministério conseguiu liberar o projeto e em 2013, o projeto estava parado. A partir daí comecei uma batalha, indo centenas de vezes para Brasília, até que um dia, foi indicado para o Ministério das Cidades o Bruno Araújo, amigo pessoal de Marcus Pestana. Com muitas idas e vindas, conseguimos liberar o recurso no valor de R$14.611.373,83 para as obras de saneamento básico da Bacia do Jacareacanga. Hoje convido a população para ir até às imediações da Fazenda Estrela, na estrada Leopoldina-Vista Alegre para conhecer a maior obra já feita em Leopoldina: o saneamento básico" comemorou.

A Bacia do Jacareacanga compreende os bairros São Cristóvão, Bela Vista, Nova Leopoldina, Cidade Alta, São Sebastião, Jardim Bela Vista, Imperador, Thomé Nogueira, Verônio Resende, Três Cruzes e Fortaleza e a Estação de Tratamento de Esgoto que será construída à margem da estrada Leopoldina-Vista Alegre, nas proximidades da Fazenda Estrela.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »