30/01/2018 às 09h47min - Atualizada em 30/01/2018 às 09h47min

Aulas nas escolas municipais de Leopoldina começam dia 19 de fevereiro

Secretaria Municipal de Educação aguarda a aprovação do Calendário pela Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina.

Luiz Otávio Meneghite
Regina Lúcia Brito Barbosa de Oliveira, Secretária Municipal de Educação.
As aulas na Rede Municipal de Ensino de Leopoldina terão início no dia 19 de fevereiro, uma segunda-feira, exatamente uma semana depois o carnaval, seguindo o calendário estabelecido pela Secretaria de Estado de Educação para as escolas da Rede Estadual de Ensino.

Segundo a Secretária Municipal de Educação de Leopoldina, Regina Lúcia Barbosa Brito de Oliveira, o calendário aguarda aprovação da Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina. De acordo com o documento o ano escolar para os professores vai de 15 de fevereiro a 21 de dezembro e o ano letivo com alunos irá de 19 de fevereiro a 19 de dezembro de 2018. Ao todo serão 200 dias letivos divididos em 4 bimestres.

Composta por 13 creches pré-escolares e 14 escolas de ensino fundamental do 1º ao 9º ano, a Rede Municipal de Ensino de Leopoldina começa suas atividades com professores no dia 15 de fevereiro, uma quinta-feira e as aulas propriamente ditas serão iniciadas em 19 de fevereiro. O número de alunos ainda não está finalizado, uma vez que ainda estão sendo aceitas matrículas.

Os sábados letivos

Também estão previstos no Calendário Escolar 2018 sete sábados letivos com início no dia 10 de março com atividades extras, o que se repetirá no dia 10 de abril. No dia 26 de maio o sábado letivo será voltado para a Festa Literária de Leopoldina e no dia 16 de junho o foco será na Festa Junina. O sábado letivo de 15 de setembro será voltado para a Virada da Educação Minas Gerais (VEM). Já em 6 de outubro o foco será na Festa das Crianças. A série de sábados letivos será encerrada em 10 de novembro, dedicado à Consciência Negra.

O calendário escolar também prevê datas para planejamento, cursos e encontros pedagógicos nos dias 15 e16 de fevereiro e 20 e 21 de dezembro. Os Conselho de Classe ocorrerão em 04/05, 04/07, 04/10 e 04/12.

Quando ocorrerá a recuperação

Também foi estabelecido no calendário o período para recuperação que será paralelo e contínuo durante o ano letivo, ao final de cada bimestre sem prejuízo da carga horária do aluno, além de estudos independentes a serem realizados após o ano letivo, com avaliação prevista para os dias 20 e 21 de dezembro.

Feriados e dias santos

Segundo o calendário, após o início e até o término do ano letivo sete datas são apontadas como feriados ou dias santos: Paixão de Cristo, na sexta-feira, 30 de março; Tiradentes, no sábado, 21 de abril; Dia do Trabalho, na terça-feira, 1º de maio; Corpus Christi, na quinta-feira, 31 de maio; Nossa Senhora Aparecida, na sexta-feira, 12 de outubro Finados, na sexta-feira, 2 de novembro e Proclamação da República, na quinta-feira, 15 de novembro.  

Férias e recesso

O período oficial de férias de 2018 foi estabelecido para o período de 2 a 31 de janeiro, mas para coincidir com o calendário estadual, haverá recesso entre os dias 1º e 12 de fevereiro. No meio do ano, haverá recesso entre os dias 16 e 29 de julho e mais à frente haverá dois recessos, o primeiro entre os dias 15 e 19 de outubro e  o segundo entre os dias 22 e 31 de dezembro.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »