01/03/2018 às 15h21min - Atualizada em 01/03/2018 às 15h21min

1º Encontro Pró Mananciais discute a preservação hídrica em Minas Gerais

Realizado pela Copasa, evento reuniu cerca de 300 pessoas em Belo Horizonte, entre especialistas e comunidades de 53 municípios mineiros

O Governo de Minas Gerais promoveu, por meio da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), o 1º Encontro Pró Mananciais, entre os dias 21 e 23 de fevereiro passado. Realizado no hotel Othon Palace, em Belo Horizonte, o evento reuniu especialistas em preservação hídrica e meio ambiente, além de representantes de comunidades de várias regiões do Estado, num total de 300 participantes. Durante o encontro, os agentes do Programa puderam trocar experiências e conhecer novas técnicas e processos de manejo ambiental.
 

O Programa Pró Mananciais é responsável por mobilizar a comunidade e parceiros estratégicos para se engajarem na proteção e conservação dos mananciais utilizados pela Copasa para abastecimento público. O trabalho é realizado por meio do cuidado e da recuperação dos rios e cursos d’água, desde a sua nascente até seu ponto de captação. O Programa começou suas atividades em 2017, alcançando 58 cidades mineiras. Para 2018 a expectativa é de que sejam beneficiados 149 municípios, no total.

 

Ao longo dos três dias foram discutidos temas como proteção e recuperação de mananciais, mudanças climáticas e educação ambiental. Estiveram presentes representantes da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e de outras entidades. O professor e teólogo Leonardo Boff, convidado especial do evento, destacou em sua palestra as iniciativas promovidas para a preservação da água, em uma perspectiva histórica e humanitária.