08/03/2018 às 18h16min - Atualizada em 08/03/2018 às 18h16min

Parceria entre Prefeitura, EMATER, EPAMIG e EMBRAPA cria o 1° Campo de Produção de Mudas para alimentação bovina em Leopoldina

 Kalon Moraes/Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina

Num esforço conjunto a Prefeitura por intermédio de sua Secretaria de Agricultura e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, através de seu presidente Juberto Camargo, está promovendo em sistema de parceria com a EMATER, EPAMIG e EMBRAPA, a criação do Primeiro Campo de Produção de mudas de cultivar de capim - elefante BRS Capiaçu, forrageira de alta produtividade para a produção barata (baixo custo) de silagem. Desenvolvida pela Embrapa Gado de Leite de Coronel Pacheco, a cultivar BRS Capiaçu em três cortes/ano, produziu cerca de 2,65 t/ha de PB e 23,61 t/ha de NDT; enquanto que o milho em dois cultivos anuais, produz 2,04 t/ha de PB e 17,6 t/ha de NDT. O sorgo, em duas colheitas, produziu 1,46 t/ha de PB e 15,60 t/ha de NDT; já a cana-de-açúcar, teve uma produção de 0,65 t/ha de PB e 18,75 t/ha de NDT.




A intenção, segundo o Secretário Alfredo Mendes do Vale, é produzir mudas para no primeiro corte, já poder atender cerca de 100 produtores da agricultura familiar e com o tempo, atender a todos os interessados. A Prefeitura, além de promover o transporte e a mão de obra para buscar as  mudas, estará promovendo através da Patrulha Rural Mecanizada de sua Secretaria de Agricultura, o preparo da terra, através de aração e gradeação para o plantio das mesmas. Essa variedade de capim desenvolvida pela Equipe Técnica da EMBRAPA, têm como objetivo oferecer alternativa para suplementação volumosa, com elevado potencial de produção e bom valor nutritivo, visando à utilização na forma de silagem ou mesmo picado verde. A silagem do BRS Capiaçu, constitui em ótima alternativa de fonte de suplementação volumosa e de alta qualidade para uso em sistemas de produção de leite.


Para o chefe do executivo municipal, promover o Homem do Campo, é dar condições para que ele e sua família permaneçam no campo com infraestrutura e boas condições de promover o  seu desenvolvimento. "Somos inquietos na busca por melhores condições de vida para o produtor rural. Sempre que temos oportunidade, reivindicamos junto à Secretaria Estadual de Agricultura ou mesmo no Ministério, algo novo, que venha de encontro com as necessidades do produtor rural. Seja maquinários, implementos agrícolas, mata-burros, novas tecnologias e etc, tudo que possa refletir em qualidade de vida para esses incansáveis produtores de alimentos", destacou Dr. José Roberto.

       Segundo Cimar Onofre, técnico da EMATER - MG / Leopoldina, essa primeira leva de mudas que a Prefeitura mandou buscar em Coronel Pacheco, será plantada no Primeiro Campo de Produção de Mudas de Alimentação Bovina, na Fazenda Experimental da Epamig em Leopoldina, para que num futuro próximo, possa ser apresentado em um Dia de Campo. "... a intenção é apresentar para a sociedade, este trabalho de parceria em benefício dos produtores rurais de Leopoldina, com esta nova variedade de forrageira", explicou o técnico da EMATER.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »