13/03/2018 às 09h55min - Atualizada em 13/03/2018 às 09h55min

Leopoldina ganha Clínica Dermatológica - Clínica da Pele

Dra. Mariana Lacerda Junqueira Reis volta à terra natal após estudos no Brasil e em Portugal

Dra. Mariana Junqueira, especialista em Dermatologia, Cosmiatria e Tricologia.
Ela saiu muito jovem de Leopoldina para estudar e retorna à cidade com a abertura de uma nova Clínica Dermatológica. Trata-se da médica Dra. Mariana Junqueira, especialista em Dermatologia, Cosmiatria e Tricologia. É graduada em Medicina pela Universidade Estácio de Sá (UNESA), Rio de Janeiro e tem Residência de Clínica Médica no Hospital Municipal Salgado Filho, Rio de Janeiro. Foi para São Paulo, onde fez Residência de Dermatologia, especialização em Cosmiatria e Laser pela Universidade de Santo Amaro (UNISA).

Também estudou em Portugal, na Universidade de Coimbra, onde fez ‘Fellow’, que consiste em um grupo de pessoas que trabalham em conjunto em busca de conhecimento.  Ao retornar ao Brasil dedicou os seus estudos em Tricologia ou ‘estudo do cabelo’, no Hospital Municipal dos Servidores Públicos de São Paulo.

Tricologia é uma ciência médica que estuda e trata as patologias dos cabelos, capaz de diagnosticar e conduzir casos das doenças que acometem os fios, solucionando os problemas dos cabelos e couro cabeludo. Segundo a médica, um dos problemas mais comuns e queixa muito frequente no dia a dia do consultório são as quedas dos cabelos e a calvície feminina e masculina. “Existem dezenas de motivos para que isso aconteça e o médico tricologista é capaz de identificar a causa e encontrar o tratamento específico. A tricologia não se resume a tratar as doenças dos fios. Ela também estuda e trata as doenças que acometem o couro cabeludo. Como exemplos, podemos citar a dermatite seborreica, popularmente conhecida como caspa, a psoríase, infecções por fungos (micoses) e parasitas. Outro importante grupo de doenças conhecidas como alopecias cicatriciais, como o lúpus de couro cabeludo, o líquen plano pilar, a alopecia fibrosante frontal, a alopecia central centrífuga, a foliculite decalvante e a foliculite dissecante também são tratadas pelo tricologista”, comentou.

Trabalhou na Clínica Tez, acompanhando de perto o trabalho do renomado Dermatologista, Prof. Dr. Jayme de Oliveira Filho.

Autora de artigos científicos publicados em revistas, a Dra. Mariana Junqueira busca atualizações constantes participando de congressos nacionais e internacionais, nos quais já participou inclusive como palestrante.

Atualmente tem residência fixa no Rio de Janeiro, onde atua como preceptora do serviço de Pós-graduação de Dermatologia da Santa Casa de Misericórdia, exercendo a função pedagógica de ensinar e continuar aprendendo com os residentes que iniciam sua especialização. “É muito gratificante estar numa instituição de ensino voltada para a pesquisa e produção de conhecimento e onde tenho o prazer de ajudar a formar novos dermatologistas”, comentou.
 
Em entrevista ao jornal Leopoldinense ela comentou sobre os seus projetos para Leopoldina, cidade natal onde atenderá os seus pacientes.  “Logo quando comecei a me organizar para montar a Clínica da Pele, procurei diversos profissionais que pudessem me ajudar a trazer para a cidade de Leopoldina um conceito de medicina dermatológica que existe em grandes centros. Com tecnologia para um diagnóstico preciso, equipamentos de última geração, além de pensar em um espaço com conforto para meus futuros pacientes. Hoje conto com um espaço seguindo o padrão das principais clínicas das grandes cidades. O resultado tem me deixado muito feliz e espero fazer um excelente trabalho cuidando e tratando dos meus futuros pacientes”, comentou.

A Dra. Mariana Junqueira atende nos seguintes endereços:

Leopoldina
Rua José Peres nº 60/302 - Centro
(32) 3449-6567

Rio de Janeiro
Rua Visconde de Pirajá nº 540/307 - Ipanema
(21) 2512-8790

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »