14/03/2018 às 19h18min - Atualizada em 14/03/2018 às 19h18min

Leopoldina sediou encontro de formação para Coordenadores de Catequese

Foi expressiva a participação dos coordenadores paroquiais, totalizando 75 participantes.

Pe. Antonio Marcio Marques de Queiroz (*)
75 jovens participaram do encontro no Centro Pastoral Dom Reis
Aconteceu nos dias 09, 10 e 11 de março, no Centro de Pastoral Dom Reis, em Leopoldina, o encontro de formação para Coordenadores de Catequese, tendo como assessor o seminarista Leandro Gomes Portugal, da Diocese da Campanha. O tema proposto aos coordenadores foi “a Inspiração Catecumenal no processo de Iniciação à Vida Cristã”, um estudo a partir do Documento 107.

Foi expressiva a participação dos coordenadores paroquiais, totalizando 75 participantes. Leandro Portugal desenvolveu com nossos catequistas uma reflexão sobre a urgência da Iniciação à Vida Cristã, a partir de um projeto sólido de formação, cujo modelo catecumenal serve de inspiração principal. Neste contexto, torna-se necessária a passagem de uma catequese sacramentalizadora para uma catequese evangelizadora, tendo Cristo como centro e referência para o desenvolvimento da vida cristã. Além disto, Leandro Portugal refletiu com nossos coordenadores a necessária interação entre Catequese e Liturgia.

Sobre o tema Catequese e Liturgia, ele nos lembrou que a liturgia é ‘fonte e ápice da vida cristã, e que se faz necessária uma integração, colaboração mútua, diálogo construtivo entre catequistas e agentes da pastoral litúrgica. Trata-se de perceber que neste processo de iniciação à vida cristã, toda a comunidade se torna responsável e educadora na fé. Deste modo, lembrou-nos que os encontros catequéticos precisam ser celebrativos, aproximando os catequizandos da liturgia da Igreja. Além disso, precisamos realizar celebrações catequéticas em sintonia com o tempo litúrgico vivenciado, valorizando a interação fé e vida. Por fim, recordou-nos que a mistagogia é uma educação constante para a vida cristã, cujo objetivo é introduzir o catequizando no mistério de Cristo celebrado e vivido na Igreja.

Agradecemos a todos os coordenadores que participaram conosco deste encontro formativo e incentivamos a todos para os encontros que acontecerão nas foranias, cujo tema abordará o processo de Iniciação à vida Cristã. Agradecemos ao seminarista Leandro Portugal por sua disponibilidade em assessorar estes dias de formação para nossos coordenadores que, com toda certeza, foram de muito proveito. Ele nos falou a partir de seu conhecimento sobre a Catequese e, sobretudo, nos falou como alguém que ama a Catequese e nossa Igreja, isto fez e faz muita diferença. Por fim, agradecemos à nossa Coordenação Diocesana que, com empenho e zelo, organizou este encontro formativo. Que o Cristo Bom Pastor nos fortaleça na missão catequética e nos inspire o agir neste ano de atividades pastorais.

(*) Assessor da Dimensão Bíblico-CatequéticaVigário Forâneo de Além Paraíba

Fonte> Site da Diocese de Leopoldina
 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »