23/03/2018 às 10h33min - Atualizada em 23/03/2018 às 10h33min

Um mês da Operação Migro na 6ª Cia PM Ind

Desde o dia 17 de fevereiro, diversas operações têm sido realizadas na área da 6ª Cia PM Ind, a fim de evitar a migração de criminosos do Rio de Janeiro, devido à intervenção federal decretada no dia 16 de fevereiro. Algumas cidades da Unidade fazem divisa com o RJ (Recreio, Pirapetinga, Estrela D’alva, Volta Grande e Além Paraíba) e nelas foram criadas Patrulhas de Fronteira para reforçar a segurança das divisas - cerca de 80 KM de extensão. Nas demais cidades que não fazem divisa, as operações também foram intensificadas.

 Há um mês, foi iniciada, em Minas Gerais, a “Operação Migro” que têm por finalidade reforçar a segurança das fronteiras com o Rio de Janeiro.
 
No dia 22 de fevereiro, foi realizada a primeira “Operação Migro” na área da 6ª Cia PM Ind. A Operação contou com o apoio e participação de diversos órgãos.

Em um mês, a “Operação Migro” foi desencadeada em oito dias na área da 6ª Cia PM Ind (22 e 23 de fevereiro, 02, 08, 09, 16, 20 e 21 de março). Nos dias 23 de fevereiro, 09 e 20 de março, as operações foram desencadeadas em todas as cidades de Minas Gerais que fazem divisa com o Rio de Janeiro e, nestas datas, a 6ª Cia PM Ind recebeu reforço do BOPE, ROTAM e da 4ª RPM. Nos demais dias, houve reforço com os militares da própria Unidade.

A intensificação das operações, ocasionou um aumento nas apreensões de armas de fogo nas cidades pertencentes à 6ª Cia PM Ind que fazem divisa com o Rio de Janeiro. Apenas em Pirapetinga, Além Paraíba e Recreio, 07 armas de fogo foram apreendidas, desde a intervenção federal até o fim de fevereiro, em menos de 10 dias. As operações têm sido intensificadas pela patrulha de fronteira que está realizando patrulhamento diário nas divisas e acessos ao RJ.

 No dia 23/02/18, durante “Operação Migro”, os militares de Recreio, em conjunto com equipes da Rotam, lograram êxito na prisão de dois traficantes, na apreensão de uma arma de fogo, 21 munições, 12 papelotes de cocaína, 18 buchas de maconha e R$1.191,50 em dinheiro, na cidade.

 No dia 24/02/18, os militares da Patrulha de Fronteira lograram êxito na prisão de um autor e na apreensão de uma arma de fogo e 10 munições, em Além Paraíba. No dia 10/03/18, mais uma arma de fogo foi apreendida, na cidade, pela Patrulha de Fronteira.
 
Em Pirapetinga, quatro armas de fogo foram apreendidas em oito dias, após a intervenção federal.