27/03/2018 às 10h35min - Atualizada em 27/03/2018 às 10h35min

Projeto ‘Mobilize’ é lançado em Leopoldina

Objetivo é unir população para promover ações em benefício da coletividade.

João Gabriel B. Meneghite
Um grupo de mulheres que objetivam uma sociedade mais participativa se uniu para lançar o Projeto ‘Mobilize’, que pretende fomentar uma rede de pessoas que promovam ações concretas em resposta às demandas da sociedade. O lançamento oficial ocorreu na noite desta segunda-feira, 26 de março, no salão de eventos do Ritson Hotel, em Leopoldina.

Uma das justificativas apresentadas diz respeito a falta de esperança da população que tem gerado inércia e um forte apelo crítico, evidenciado nas redes sociais, mas que precisam de ações concretas que busquem mudanças reais.

Apesar do projeto ter um “braço” que incentive ações voltadas ao público feminino, denominado ‘Mobilize Mulher’, sua caracterização é ampla e atinge todos os públicos.



Kélvia Raquel é uma das incentivadoras do ‘Mobilize’ e explanou para os presentes na reunião as diretrizes e ênfases do projeto, que foi dividido em quatro eixos: Mobilize Mulher, Mobilize Saúde, Mobilize o seu bairro e Mobilize o bem, sendo este último voltado a ações sociais. “É um projeto que estava no embrião e agora nasceu. Nossa expectativa é que ele cresça cada vez mais. Reclamar, criticar e deixar de agir não muda a situação. Nós usamos o FACE (Facebook) para fazer nossas reclamações e esquecemos o FAÇA, que é o fator que resolve. Não devemos apenas ficar reclamando nas redes sociais, temos que ter pessoas dispostas a fazer alguma coisa e esse é o nosso objetivo: ampliar a participação popular, promovendo parcerias com o setor público e privado. Muitas mudanças significativas no país foram frutos de mobilizações.  Há diversos exemplos os quais a união foi agente transformador de benefícios para a coletividade, seja ela numa simples ação em sua rua ou bairro”, comentou.
Kélvia Raquel.

Agenda de 2018 prevê uma série de ações em bairros e reuniões

O Projeto saiu de sua fase embrionária e já estão programadas as suas primeiras ações, que têm o objetivo de conectar pessoas para ajudar a resolver problemas comuns da sociedade como geração de renda, qualidade na educação, no atendimento à saúde, prestação de serviços, segurança, acesso à cultura, promoção do esporte, qualidade de vida, cuidando do meio ambiente, entre outros que busquem manter uma cidade limpa e mais agradável de se viver.

O ‘Mobilize’ pretende atuar em todos os bairros e distritos de Leopoldina, promovendo reuniões e rodas de conversa com representantes dessas localidades com objetivo de apurar as dificuldades, propondo ações concretas e dando os devidos encaminhamentos de pedidos ao Poder Público, fazendo um trabalho de conscientização, buscando implementar as PPP’s – Parcerias Público Privado, além das Organizações Não Governamentais e outras instituições.

 
Agenda 

20/08: II Encontro
10/12: III Encontro

Reuniões em bairros

30/04 - Bairro Popular
28/05 - Bairro Caiçaras
25/06 - Bairro Cidade Alta
30/07 - Bairro Três Cruzes



A reunião

Mulheres profissionais de diversos segmentos da sociedade como advogadas, pscólogas, terapeutas, empresárias, médicas, empregadas domésticas, artesãs, professoras, atendentes, enfermeiras, entre outras se reuniram para conhecer o projeto que foi explicado por Kélvia Raquel, vereadora de Leopoldina que tem pautado sua atuação na defesa dos direitos da mulher, entre outras questões atribuídas ao cargo.

O evento contou com a participação da cantora Janaína Gentil, vencedora do Festival Estadual de Música do Sesi. Em sua apresentação ela tocou ‘Mulher de Batalha’, música de sua autoria que a consagrou campeã do festival.

A especialista em Recursos Humanos Marília Aguilar conversou com o público, compartilhou experiências empreendedoras. Falou sobre as conquistas das mulheres ao longo da história e das atuais oportunidades que elas estão criando na região, como a Câmara da Mulher Empreendedora, sediada no município de Viçosa, onde são desenvolvidos trabalhos educacionais de formação básica, cursos e consultoria para empreendimentos.

Também esteve presente a médica Dra. Edna Nascimento, que abordou questões relacionadas a prevenção da saúde da mulher. Ela enfatizou que as mulheres estão com suas vidas cada vez mais corridas, com responsabilidades e compromissos de mãe, cuidadora do lar e trabalhadoras que sustentam financeiramente a família, dizendo sobre a importância de ela estar com a saúde física e mental bem amparada, evitando automedicação.
Marília Aguilar, Dra. Edna Nascimento e Kélvia Raquel

Ao final do evento teve um coffee break, sendo servido o famoso pastel de angu, feito pela empreendedora leopoldinense Regina Brito e seu marido Lucas Brito.


Janaína Gentil




 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »