29/03/2018 às 19h20min - Atualizada em 29/03/2018 às 19h20min

Secretaria de Assistência Social recebeu o ‘Ônibus Lilás’ em dois distritos de Leopoldina

A programação foi desenvolvida nos distritos de Tebas e Ribeiro Junqueira durante os dois dias da passagem dele pelo Município.

Reunião em Ribeiro Junqueira
Enviado por Iago Geraldo Xavier (*)

A Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu uma agenda de atividades neste mês de referência para as mulheres desenvolvendo ações de mobilização e sensibilização da comunidade voltadas para o combate da violência contra as mulheres

No dia 10 de Março, aconteceu a campanha na Praça Félix Martins – “Todos dos Direitos Para Todas as Mulheres” realizado através dos técnicos que atuam nos CRAS - Centros de Referência de Assistência Social e CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, quandoforam realizadas atividades e eventos sociais em seus territórios de abrangência, proporcionando informações, orientações sobre prevenção a violência contra a mulher fortalecendo o empoderamento e a autonomia das mulheres.

No centro da cidade também, as equipes do CREAS, do Programa Bolsa Família e da Secretaria Municipal de Assistência realizaram uma ampla divulgação dos serviços sociais, dos programas que ofertam ações especificas para mulheres.

A valorização dos aspectos femininos, apoiando as mulheres nas suas conquistas diárias, trabalhando para sua promoção e emancipação, foi o objetivo principal do evento, além de parabenizar as mulheres pelo seu dia. Nesse dia tivemos também o Coral da Terceira Idade que fez uma apresentação belíssima em homenagem as mulheres.

Ainda no dia 10 de março, houve participação em programa de emissora de rádio local, tendo sido levantadas as questões do significado da luta pela igualdade de gênero e dos direitos da mulher e das formas que aviolência sãopraticadas contra a mulher, com ênfase na possibilidade da denúncia anônima.

Dando sequência às ações de Mobilização pela Garantia dos Direitos das Mulheres houve a participação na Câmara Municipal de Leopoldina no dia 23 de março no lançamento do Parlamento Jovem onde as profissionais Jalibe Lanne Almeida Dibo, psicóloga da Proteção Social Básica e Josiane Alves, assistente social da Proteção Social Especial, puderam contribuir com o desenvolvimento da temática sobre violência contra a Mulher.

Para concretizar todas as ações envolvidas a  Secretaria Municipal de Assistência Social buscou com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (SEDPAC), por meio da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres, trazer a caravana do Ônibus Lilás que está acontecendo em todo o estado de Minas Gerais, criando um momento de diálogo com os profissionais da rede socioassistencial, profissionais da segurança pública, de garantia de direitos, conselheiros do conselho da mulher, profissionais das unidades básicas de saúde, profissionais da rede estadual e municipal de ensino, Conselho Municipal de Igualdade Racial, na sua representatividade das mulheres negras e movimentos da sociedade civil.



No dia 27 de março, às 14:00 horas, no Centro Cultural Mauro de Almeida, aconteceu uma reunião para a articulação e fortalecimento da rede de Enfrentamento a Violência contra a Mulher, já existente no  município, formada  por pessoas comprometidas com a luta pela defesa dos direitos das mulheres. O encontro visou levantar estratégias para organizar este sistema para que seu funcionamento aconteça de forma integrada.




O município vem assumindo seu compromisso de desenvolver a política pública que oferte melhores condições para as mulheres e superação de suas dificuldades, quer seja pela política desenvolvida pelos CRAS ofertando atenção voltada para a superação das situações de submissão, de dependência financeira, como também pela oferta de serviços do CREAS garantindo proteção às mulheres que passam pelas situações constrangedoras e as violências sob suas diversas nuances.
 
O município já realizou duas Conferências Municipais e em cumprimento de deliberação destas Conferências instituiu o Conselho da Mulher e finalizou os últimos detalhes para a inauguração da Casa de Atenção e Proteção à Mulher, local que será destinado o atendimento exclusivo à mulher contendo com uma equipe multiprofissional que prestará serviços de apoio e orientação jurídica às mulheres no município de Leopoldina.  

O Ônibus Lilás, juntamente com toda a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu ações voltadas para as mulheres das comunidades rurais, no dia 27 de março, no Distrito de Tebas e no dia 28 de março, no distrito de Ribeiro Junqueira.

(*) Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Leopoldina


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »