01/04/2018 às 11h41min - Atualizada em 01/04/2018 às 11h41min

III Simpósio Nacional de Conscientização do Autismo será realizado em Cataguases

As palestras serão ministradas por profissionais da área dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro e por pais de autistas.

Nesta segunda-feira, 02 de abril, é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Para marcar a data, será realizado nos dias 06 e 07 de abril, sexta-feira e sábado, o III Simpósio Nacional de Conscientização do Autismo. Promovido pelo Grupo de Amigos de Autistas de Cataguases (GAAC), o objetivo é discutir o tema com profissionais especializados e fomentar a discussão sobre preconceito e inclusão social, além de conscientizar e reforçar a importância de um diagnóstico precoce do Transtorno Espectro Autista (TEA).
 
“Percebemos no nosso dia a dia que a falta de informação alimenta o preconceito. Sabemos que podemos contribuir para o desenvolvimento de muitas crianças no município, cujos familiares não tem acesso a informações sobre os direitos, formas de inclusão e tratamentos do autismo. Vemos através de nossa filha, que os autistas são capazes de superar seus limites e de desenvolver suas potencialidades”, comenta Fernanda Vidal, organizadora do evento e mãe da Lara de nove anos com autismo.
 
“Nosso objetivo é conscientizar, trazendo informações e experiências, diminuindo o preconceito e aprimorando nossos conhecimentos para que nossos filhos autistas sejam recebidos pela comunidade e se sintam acolhidos”, completa, Ernane Sirino, organizador do evento, pai da Lara, e um dos fundadores do GAAC, criado em 2014 e formado por pais de crianças autistas que se reúnem para compartilhar e trocar experiências e práticas sobre seus filhos.
 
As inscrições para o simpósio já estão abertas e podem ser feitas pelo site gaac.vpeventos.com no valor de R$ 25,00 os dois dias com certificado. As palestras serão ministradas por profissionais da área dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro e por pais de autistas. O simpósio acontecerá no Centro Cultural Humberto Mauro, em Cataguases, conforme programação abaixo. 
 
“Hoje mais de dois milhões de pessoas no Brasil são autistas. A estimativa é que para cada 65 nascimentos, um tenha o Transtorno do Espectro Autista, chamado de TEA, caracterizado por alterações de comunicação, interação social e de comportamento. Nem sempre está associado à deficiência mental. Pelo contrário, algumas crianças têm inteligência normal ou mesmo acima da média. Por isso, a informação é fundamental para o tratamento do autismo, de forma que as crianças se adaptem mais facilmente ao mundo real”, explica Arethusa Lopes, professora especializada em Autismo.


 
Confira a programação do III Simpósio Nacional de Conscientização do Autismo:
06/04 (Sexta-feira)
 
18h - Abertura
18h15 – Inclusão: é preciso amor para poder pulsar com a especialista em Educação Especial Arethuza Lopes
18h45 – TEA: a importância do diagnóstico precoce com o psiquiatra infantil Philipe Diniz
20h45 - A importância do uso de materiais estruturados para pessoas com TEA com a pedagoga e pós graduada em Ensino Estruturado para TEA Claudia C.Moraes
 
07/04 (Sábado)
 
8h - Meu filho tem autismo. E agora, o que faço? Com Luciana V.Reis, mãe do Gabriel de 4 anos com TEA
8h30 - Medicina Funcional e Integrativa no Tratamento do Autismo com a médica Fisioterapeuta e Ortomolecular Camila Milagres
10h15 - Aquisição da fala e da linguagem no transtorno do espectro do autismo sob a ótica do modelo DIR/Floortime com a fonoaudióloga Paula Lins
13h30 - Desafios e possibilidades na inclusão escolar com a fisioterapeuta e terapeuta DIE/FloortimeAdvencedProvider Helena F.Gueiros
15h15 - Movimento, emoção e aprendizagem com a educadora Física, Psicomotricista e mediadora do desenvolvimento Pamela Spanholeto.
 
Não perca tempo. Faça já a sua inscrição. As vagas são limitadas.
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »