A maioria das pessoas sente ou já sentiu dor de cabeça, entretanto nem sempre damos a devida atenção ao problema.
A dor de cabeça pode ter inúmeras causas, sejam problemas de visão, hormonais, enxaquecas, falta de sono, debilidade do organismo ou até mesmo a ingestão de pouca água durante o dia.
Geralmente os casos menos graves, e até mais comuns, costumam durar poucas horas e é possível resolvê-los com medicamentos simples, mas se a dor for insistente, pode estar indicando doenças mais graves.
A dor de cabeça (também conhecida como cefaleia) atinge desde crianças a idosos, e não possui relação com o status, muito menos com a etnia. Ela é universal.
Tipos de dores de cabeça
Existem diversos tipos de dores de cabeça, suas intensidades podem ser fraca, moderada ou forte. Geralmente são chamadas de primárias e secundárias, sendo as dores de cabeça primárias mais comuns.
Tensionais Elas são ocasionadas por distúrbios no cérebro, alterando o funcionamento dos neurotransmissores, e causando a dor.
Enxaqueca – origem tensional (tensão), comum entre mulheres, as causas podem ser o estresse, a permanência em ambientes luminosos durante muito tempo, distúrbios hormonais, TPM, etc.
Cefaleia em Salvas – rara, e que atinge mais os homens.Geralmente se manifesta apenas de um lado da cabeça, na região de um dor olhos ou de um dos lados da testa.
A duração pode ser de 15 minutos ou 3 horas, geralmente ela surge durante a noite e a dor é extrema, a ponto de a movimentação em qualquer sentido piorar seus efeitos.
Hemicranias Paroxísticas – Apesar do nome, essa dor não é tão rara. Erroneamente ela é confundida com a cefaleia em salvas, uma crise de sinusite e até mesmo com uma enxaqueca.
Ela pode estar associada a fenômenos tais como entupimento de vasos faciais e/ou corrimento nasal, lacrimejamento, vermelhidão ocular… Pode ocorrer 22 vezes ao dia e durar entre 5 e 45 minutos, surgindo hora como uma dor terrível e severa e hora como uma dor moderada.
Como prevenir dor de cabeça?
Alguns alimentos consumidos diariamente aliados a hábitos saudáveis podem ajudar a evitar a dor de cabeça. Eis algumas atitudes que contribuem para afastar a dor de cabeça no dia a dia:
Praticar atividades físicas, que sejam prazerosas e adequada a cada pessoa;
Realizar técnicas de relaxamento, tais como meditação, ioga, etc.;
Fugir do estresse, de aborrecimentos;
Evitar locais muito escuros ou muito iluminados;
Não ficar muito tempo em frente à tela de computador;
Não escrever ou ler no escuro;
Comer legumes, verduras e fibras;
Tomar água de coco e muita água diariamente.
Tratamentos para as dores de cabeça
Para alívio imediato, em situações onde a incidência da dor é contínua, convém recorrer a medicamentos. Nesse caso é ideal buscar um especialista, como um neurologista por exemplo, que indique um tratamento preventivo,para que a dor não volte e um medicamento que alivie a dor nos momentos de crise.
A Clínica + VIDA conta com um neurologista para melhor lhe atender, Dr. Murilo Possani, atendimento em crianças e adultos ( crianças a partir de 2 anos de idade).