04/04/2018 às 15h36min - Atualizada em 04/04/2018 às 15h36min

Dor de cabeça

Clínica + Vida

A maioria das pessoas sente ou já sentiu dor de cabeça, entretanto nem sempre damos a devida atenção ao problema.

A dor de cabeça pode ter inúmeras causas, sejam problemas de visão, hormonais, enxaquecas, falta de sono, debilidade do organismo ou até mesmo a ingestão de pouca água durante o dia.

Geralmente os casos menos graves, e até mais comuns, costumam durar poucas horas e é possível resolvê-los com medicamentos simples, mas se a dor for insistente, pode estar indicando doenças mais graves.

A dor de cabeça (também conhecida como cefaleia) atinge desde crianças a idosos, e não possui relação com o status, muito menos com a etnia. Ela é universal.


Tipos de dores de cabeça

Existem diversos tipos de dores de cabeça, suas intensidades podem ser fraca, moderada ou forte. Geralmente são chamadas de primárias e secundárias, sendo as dores de cabeça primárias mais comuns.

Tensionais
Elas são ocasionadas por distúrbios no cérebro, alterando o funcionamento dos neurotransmissores, e causando a dor.

Enxaqueca – origem tensional (tensão), comum entre mulheres, as causas podem ser o estresse, a permanência em ambientes luminosos durante muito tempo, distúrbios hormonais, TPM, etc.

Cefaleia em Salvas – rara, e que atinge mais os homens.Geralmente se manifesta apenas de um lado da cabeça, na região de um dor olhos ou de um dos lados da testa.

A duração pode ser de 15 minutos ou 3 horas, geralmente ela surge durante a noite e a dor é extrema, a ponto de a movimentação em qualquer sentido piorar seus efeitos.

Hemicranias Paroxísticas –  Apesar do nome, essa dor não é tão rara. Erroneamente ela é confundida com a cefaleia em salvas, uma crise de sinusite e até mesmo com uma enxaqueca.

Ela pode estar associada a fenômenos tais como entupimento de vasos faciais e/ou corrimento nasal, lacrimejamento, vermelhidão ocular… Pode ocorrer 22 vezes ao dia e durar entre 5 e 45 minutos, surgindo hora como uma dor terrível e severa e hora como uma dor moderada.

Como prevenir dor de cabeça?

Alguns alimentos consumidos diariamente aliados a hábitos saudáveis podem ajudar a evitar a dor de cabeça. Eis algumas atitudes que contribuem para afastar a dor de cabeça no dia a dia:

Praticar atividades físicas, que sejam prazerosas e adequada a cada pessoa;

Realizar técnicas de relaxamento, tais como meditação, ioga, etc.;

Fugir do estresse, de aborrecimentos;

Evitar locais muito escuros ou muito iluminados;

Não ficar muito tempo em frente à tela de computador;

Não escrever ou ler no escuro;

Comer legumes, verduras e fibras;

Tomar água de coco e muita água diariamente.

Tratamentos para as dores de cabeça

Para alívio imediato, em situações onde a incidência da dor é contínua, convém recorrer a medicamentos. Nesse caso é ideal buscar um especialista, como um neurologista por exemplo, que indique um tratamento preventivo,para que a dor não volte e um medicamento que alivie a dor nos momentos de crise.

A Clínica + VIDA conta com um neurologista para melhor lhe atender, Dr. Murilo Possani, atendimento em crianças e adultos ( crianças a partir de 2 anos de idade).

Agende sua consulta pelo 3402-1334!!!



 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »