04/04/2018 às 17h43min - Atualizada em 04/04/2018 às 17h43min

Conservatório Estadual de Música Lia Salgado receberá kit com 236 instrumentos musicais

O kit é composto por instrumentos de cordas, sopro, percussão e teclas, além de equipamentos eletrônicos, como caixas de som e microfones.

Agência Minas
O Conservatório funciona no segundo pavimento da Escol Estadual Professor Botelho Reis "Ginásio" (Agência Minas)
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais adquiriu kits com instrumentos musicais para todos os 12 Conservatórios Estaduais de Música da rede estadual de ensino, entre os quais se inclui o Conservatório Estadual de Música Lia Salgado, de Leopoldina. Os kits serão entregues nas instituições de ensino a partir deste mês e são compostos por instrumentos de cordas, sopro, percussão e teclas, além de equipamentos eletrônicos, como caixas de som e microfones.

Dentre os 34 tipos de instrumentos estão: violinos, violoncelos, violões e violas; guitarras e contrabaixos; pianos, órgãos e acordeons; flautas, saxofones, clarinetes e oboés; baterias completas, pandeiros e atabaques. Cada Conservatório receberá um total de 236 unidades.

Trabalho com as escolas

Os conservatórios também receberão um segundo kit, que deverá ser utilizado para o desenvolvimento de projetos e ações junto com as escolas estaduais. “É um kit de musicalização, que tem uma configuração adequada a este fim, possuindo além de 12 diferentes tipos de instrumentos, alguns equipamentos como mesas de sonorização e caixas amplificadas. A ideia é que os kits possam ser levados às escolas, onde serão desenvolvidas atividades de musicalização no âmbito da política da Educação Integral e Integrada”, destaca o Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental da SEE, Luiz Fernando Giori de Moura.

Conservatórios Estaduais de Música

Minas Gerais é o único estado do Brasil que conta com escolas de música na rede pública de ensino. São 12 Conservatórios de Música mantidos pela Secretaria de Estado de Educação (SEE). Com o objetivo de atender a diversas regiões, o Estado conta com escolas nas cidades de Araguari, Ituiutaba, Uberaba e Uberlândia, no Triângulo Mineiro, em São João del-Rei, Juiz de Fora, Leopoldina e Visconde do Rio Banco, cidades da Zona da Mata, em Montes Claros no Norte de Minas, Diamantina no Vale do Jequitinhonha, e em Pouso Alegre e Varginha, cidades do Sul do Estado.

Conservatório de Leopoldina foi criado há 63 anos, mas só foi instalado 15 meses depois
 

Luiz Otavio Meneghite

Criado pela Lei nº 1.123, de 03 de novembro de 1954, o Conservatório Estadual de Música Lya Salgado foi instalado e passou a funcionar em 23 de janeiro de 1956, no segundo andar do prédio do antigo Gymnásio Leopoldinense. O feito é creditado ao ilustre leopoldinense, Clóvis Salgado, ex-vice-Governador de Minas Gerais e ex-Ministro da Educação.

O nome dado ao Conservatório foi uma homenagem à esposa de Clóvis Salgado, a cantora lírica Lya Salgado. Desde a sua criação o Conservatório tem revelado inúmeros talentos, despertado o gosto pela arte musical e a sensibilidade de várias pessoas que iniciaram sua formação nesta escola, seguiram seus estudos na área, graduaram-se, licenciaram-se e hoje estão novamente no Lia Salgado, colocando em prática seu aprendizado e ensinando música às novas gerações.

Os cursos oferecidos são: Curso de Educação Musical - Violão, Piano, Violino, Saxofone, Flauta Doce, Flauta Transversa e Canto. Curso de Educação Profissional - Violão, Piano, Flauta Doce, Flauta Transversa e Canto. O Conservatório sempre procurou ser um espaço aberto à comunidade, não apenas abrindo-lhe suas portas, mas indo-lhe ao encontro, participando de eventos locais e regionais também levando o trabalho de seus alunos e professores à população, das formas mais variadas, através de grupos instrumentais e corais, participando de eventos cívicos, inaugurações e festejos.

Fontes>Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Educação de MG e Arquivo do Jornal Leopoldinense
 
 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »