09/04/2018 às 08h33min - Atualizada em 09/04/2018 às 08h33min

Leopoldinense está na Seleção Brasileira de Handebol

Barbarah Bella D'Carmo Monteiro vai disputar o Campeonato Pan-Americano na Argentina e equipe briga por vaga do Mundial da Polônia.

João Gabriel Baia Meneghite
Ela começou a jogar handebol com os seus onze anos de idade com o treinador Cássio Muniz, professor do Colégio Imaculada Conceição, que é referência no desenvolvimento do esporte na região. Treinava com atletas mais velhas e teve que esperar um ano para poder atingir a idade exigida para disputar a sua primeira competição, o JEMG – Jogos Escolares de Minas Gerais, onde foi vista pelo técnico Fernando Maciel, que trabalha com a jovem até hoje.

O ano de 2015 foi marcado por sua despedida do time do Colégio Imaculada Conceição, quando ela completou quatorze anos de idade e foi eleita a melhor jogadora do módulo I do JEMG. À partir disso, foi convocada para a Seleção Mineira de Handebol e, novamente, era a mais nova do time, que tinha jovens com dezessete anos – demonstrando a evolução precoce de Barbarah para com o esporte. 

Participou de Campeonatos Mineiros e no ano de 2016 foi para Montes Claros defender a equipe daquele município. Desde o ano passado a jovem leopoldinense joga para a ADJF – Associação Desportiva de Juiz de Fora/Apogeu, onde conquistou títulos como o Campeonato Mineiro nas categorias cadete e juvenil, sendo a melhor armadora nas duas competições, além de ter conquistado a medalha de melhor atleta. Nesse mesmo ano a equipe de Juiz de Fora também teve um excelente desempenho nos JEMG.

No final do ano de 2017 jogou o Campeonato Brasileiro de Clubes pela equipe de Novo Hamburgo, do Estado do Rio Grande do Sul. Lá, ela foi vista e convidada a participar do Acampamento Nacional de Handebol, projeto da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) com apoio do Ministério do Esporte, onde são realizados trabalhos de melhoria técnica com jovens promissores.

Foram mais 65 atletas avaliadas nas diversas fases dos treinamentos realizados em São Bernardo do Campo, em São Paulo, sendo 16 meninas selecionadas para a Seleção Brasileira Juvenil de Handebol, entre as quais, a leopoldinense Barbarah Bella D'Carmo Monteiro, de 16 anos, que joga na posição central.

Após a fase de preparação para o Campeonato Pan-Americano, a Seleção Brasileira viaja nesta segunda-feira, 09 de abril, para Buenos Aires, na Argentina, onde acontecerá a competição entre os dias 10 e 15 de abril.

Barbarah falou com nossa reportagem e disse estar muito feliz em ter chegado a Seleção Brasileira. “Quero defender o meu país com muito carinho e amor, sem esquecer de onde eu vim, que é minha pequena Leopoldina, onde treinei com o meu primeiro técnico Cássio Muniz, que me colocou aqui. Tive auxílio de várias pessoas e sou muito grata ao Fernando, treinador que também me ensinou muito”, comentou.

Aparecida das Graças Monteiro Amadeu comentou que fica emocionada com cada conquista da filha Barbarah. “Ela é muito rápida e acima de tudo uma menina muito legal. Guardo com muito carinho suas dezenas de troféus e medalhas de conquistas em grupos e individuais, entre as quais a de melhor jogadora de Minas Gerais. Sempre acompanho os jogos e já estou planejando minha ida para a Polônia, caso elas se classifiquem para o Campeonato Mundial”, comentou

O campeonato Pan-Americano vale vaga no Mundial da modalidade, que acontecerá de 27 de julho a 9 de agosto, na Polônia.

Confira a programação dos jogos da Seleção Brasileira de Handebol.

1º jogo - 10/04
Brasil x Chile 17h
2º jogo - 11/04
Brasil x Uruguay 17h
3º jogo - 12/04
Brasil x Peru 17h
4º jogo 13/04
Brasil x Argentina 19h
5º jogo 15/04
Brasil x Paraguay 19:30h


Crédito: Sociedade Ginástica Novo Hamburgo - RS

Crédito: Sociedade Ginástica Novo Hamburgo - RS

 Equipe juvenil da Seleção Brasileira de Handebol. - Foto: Confederação Brasileira de Handebol (CBHb)


Cássio, Barbarah e sua mãe Aparecida.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »