09/04/2018 às 15h07min - Atualizada em 09/04/2018 às 15h07min

Prefeitura de Leopoldina faz chamada pública para comprar gêneros da agricultura familiar

O recebimento de documentos será feito até o dia 10 de maio, no horário de 13h30min às 16:00 horas.

Edição> Luiz Otávio Meneghite
Trator da Prefeitura de Leopoldina trabalhando na Agricultura Familiar (Foto Kalon Moraes)
O Município de Leopoldina está realizando licitação na modalidade de ‘Chamada Pública’ para aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural, necessários para atender as escolas da Rede Municipal de Ensino e das Creches Municipais.

Segundo publicação feita nesta segunda-feira, 9 de abril, na edição nº 2226, do Diário Oficial dos Municípios Mineiros, o recebimento de documentos do Projeto de Venda de Gêneros Alimentícios da Agricultura Familiar para Alimentação Escolar será feito até o dia 10 de maio, no horário de 13h30min às 16:00 horas, na Comissão Permanente de Licitação, localizada no Edifício Athenas, na Praça Professor Botelho Reis.

Os recursos para a compra dos gêneros alimentícios são assegurados pelo FNDE/PNAP/PNAC/EJA/PNAF/MAIS EDUCAÇÃO E AEE, de acordo com art. 24 da lei federal nº 11.947 de 16/06/2009.

Para refrescar a memória
 
Reunião busca alternativas para produtores rurais venderem para a merenda escolar
 
Encontro foi realizado no auditório do Centro Cultural Mauro de Almeida Pereira(Antigo Fórum) em Leopoldina.
 
Edição: Luiz Otávio Meneghite
Foto Divulgação

 
O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Leopoldina promoveu um encontro no dia 24 de abril de 2017, no auditório do Centro Cultural Mauro de Almeida Pereira com diretoras das escolas estaduais, produtores rurais, Superintendência Regional de Ensino, EMATER e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Leopoldina.
 
Coube à EMATER mobilizar os produtores interessados em comercializar produtos junto a merenda escolar.
 
A reunião teve como objetivo buscar alternativas para facilitar a participação dos pequenos produtores rurais do município, na comercialização de legumes, grãos, verduras, frutas e produtos de origem animal, junto as escolas do município e região.
 
Alguns produtores já estão realizando esta venda de produtos, principalmente para as escolas municipais de Leopoldina que utiliza recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar- PNAE.
 
Segundo Cimar Onofre Barbosa, técnico da EMATER presente à reunião, os recursos do PNAE proporcionam uma grande oportunidade de escoamento de produtos da Agricultura Familiar, pois o produtor tem a oportunidade de fazer a venda diretamente para instituições de ensino, a preços justos. 
 
A Secretaria Municipal de Agricultura vem promovendo a agricultura familiar no município de Leopoldina. Através do apoio ao homem do campo, está sendo possível promover ações que vão desde o preparo da terra envolvendo aração e gradiação, passando pela colheita dos produtos, até a sua comercialização para merenda escolar.
 
Fontes> Diário Oficial dos Municípios Mineiros e Arquivo do Jornal Leopoldinense

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »