14/04/2018 às 06h42min - Atualizada em 14/04/2018 às 06h42min

Sala Mineira do Empreendedor é inaugurada em Leopoldina

Projeto vai beneficiar pequenos negócios com orientações e informações necessárias para o desenvolvimento profissional

Texto e fotos João Gabriel Baía Meneghite
Um serviço dedicado a valorizar o empreendedor foi implantado em Leopoldina. Trata-se da Sala Mineira do Empreendedor, desenvolvida para melhorar e simplificar o ambiente de negócios, promovendo o desenvolvimento local. Formalização de empresas, orientações e informações necessárias para o desenvolvimento profissional serão alguns dos diversos serviços ofertados no local.

A inauguração oficial ocorreu no final da tarde desta sexta-feira, 13 de abril, na sede da UAITEC de Leopoldina, onde foi criado um ambiente para atender os interessados em receber orientações e informações sobre os serviços e capacitação. O horário de atendimento será de 8:00 às 16:00 horas, de segunda à sexta-feira.


A Sala Mineira do Empreendedor é fruto de uma parceria estabelecida entre a Prefeitura Municipal de Leopoldina, Governo de Minas Gerais, UAITEC-Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais, Junta Comercial do Estado de Minas Gerais e do Sebrae-MG e vai funcionar na rua 27 de Abril nº 428, bairro Fábrica.

Na solenidade estiveram presentes representantes de diversos segmentos da sociedade como empresários, empreendedores individuais, especialistas em gestão de empresas, autoridades do Poder Executivo e Legislativo local, entre outros interessados com o tema.


A advogada Nely Valverde, representante da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais em Leopoldina, comentou que a entidade já celebrou convênios com mais de 200 municípios. Ela informou que Leopoldina possui 1777 empresas ativas e 2282 na categoria MEI – Microempreendedor Individual, e cumprimentou as autoridades pela iniciativa que julga muito válida para os empreendedores locais.

O coordenador do curso de administração das Faculdades Doctum de Leopoldina,  Martinho Luthero, disse que a empresa júnior  formada por alunos da universidade pode contribuir com o projeto, elogiando a iniciativa de ter uma estrutura para cultivo do empreendedorismo. “Enquanto existem muitos reclamando, o município de Leopoldina está optando por agir”, elogiou.

O comandante do 4º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Leopoldina, Tenente Guilherme Cantelli, divulgou uma cartilha sobre o licenciamento de empresas junto ao Corpo de Bombeiros (Clique aqui para ver), elogiando a criação do espaço cujo objetivo é somar esforços para facilitar a vida do empreendedor.

O Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Leopoldina, Valter Carlos Gonçalves de Matos, fez um retrospecto das ações implementadas no espaço onde funciona atualmente a UAITEC, relembrando que o prédio foi adquirido em 2008, no quarto mandato do prefeito José Roberto, para funcionamento do CVT – Centro Vocacional Tecnológico. Matos citou que apenas 15% das cidades de Minas Gerais possui a Sala Mineira do Empreendedor e que a Administração Municipal lutou muito para essa conquista, lembrando que o projeto era um desejo do saudoso vice-prefeito Marcio Henrique Alvarenga Pimentel.

O analista do Sebrae, Marco Antônio Mendonça, ressaltou que Leopoldina tem um grande diferencial pelo fato de ter um tripé que consiste em ações da Prefeitura, da Associação Comercial e das incubadoras nas universidades. Ele acredita que o município é o único na região a ter uma incubadora de base tecnológica, localizada no Cefet. Informou ainda que o Sebrae tem todas condições para propor parcerias de consultorias, palestras, cursos, workshops, seminários, atendendo ao micro e ao pequeno empresário.

A vereadora Kélvia Raquel, foi a parlamentar autora da indicação que sugeriu a implantação do projeto em Leopoldina e comentou que as cidades que irão crescer são aquelas que acreditam no micro e pequeno empreendedor. Ela informou que trouxe em sua companhia diversas artesãs que trabalham em casa e que agora terão a oportunidade de formalizar o seu negócio e ter um suporte necessário.

O coordenador regional da UAITEC José Dantas revelou que Minas Gerais é o único Estado do Brasil que está conseguindo ter saldo positivo na geração de empregos, dizendo ainda que existem agentes de inovação tecnológica na região e que vai estar à disposição da Sala Mineira do Empreendedor.

O último a falar foi o prefeito municipal de Leopoldina José Roberto de Oliveira, que fez um discurso enfatizando as ações durante os seus cinco mandatos como prefeito, relembrando de conquistas como o prédio onde vai funcionar o projeto. Ele disse que o espaço também vai atender muita gente simples e que considera ter deixado um grande legado de obras e serviços para a população mais carente.



CONFIRA OS SERVIÇOS OFERTADOS PELA SALA MINEIRA EMPREEDEDORA.

ORIENTAÇÕES E INFORMAÇÕES
•Orientação prévia sobre o processo de registro;
•Orientação prévia sobre o processo de licenciamento municipal;
•Relação dos escritórios contábeis que realizam atendi- mento gratuito ao microempreendedor Individual (MEI);
•Como cadastrar-se como fornecedor da prefeitura;
•Como participar dos processos de aquisições públicas municipais em andamento;
•Mapa de oportunidades para o empreendedor;
•Distribuição de material informativo.

SERVIÇOS
•Responder à consulta de viabilidade do negócio;
•Adequar e integrar a Rede Simples por meio do Minas Fácil;
•Protocolo do licenciamento municipal de MEI (Microempreendedor Individual), ME (Microempresa), EPP (Empresas de Pequeno Porte) e demais empresas;
•Emissão das Guias de Recolhimentos das taxas municipais para processo de formalização, alteração e baixa;
•Emissão de Certificado de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI);
•Declaração Anual do Simples Nacional – Microempreendedor Individual DASN SIMEI;
•Cumprir os prazos pactuados com a JUCEMG para emissão da inscrição municipal e alvará de localização e funcionamento.

CAPACITAÇÕES
•Programação regular de capacitações Sebrae Minas;
•Programação regular de capacitações JUCEMG;
•Capacitações via parceiros.









Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »